quarta-feira, 10 de março de 2010

Maria Velho da Costa

Falámos aqui do Correntes de Escritas 2010 .



Este ano, o Prémio Literário Casino da Póvoa, o mais importante dos que eram atribuídos nesta edição, premiou o romance Myra, da escritora Maria Velho da Costa (Assírio & Alvim).



"Maria Velho da Costa revelou que a obra “Myra” nasceu a partir de uma história que contou ao neto.
«É uma história para "crianças idosas". Começou com uma história que contei ao meu neto há uns quatro ou cinco anos. Uma das coisas que o professor Manuel Gusmão diz sobre este livro é que, na paisagem da ficção contemporânea é um unicórneo, um animal fora de classificação. Para mim é difícil ter uma atitude crítica em relação a este livro, mas acho que pelas questões que o livro trabalha como a migração, a descolonização, os direitos dos animais, é um livro que pode ser interessante», sugeriu."
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1503096



Esta é uma das nossas mais importantes escritoras: em 1997 foi galardoada com o Prémio Vergílio Ferreira, da Universidade de Évora, pelo conjunto da sua obra, e, em 2002, recebeu o Prémio Camões, instituído pelos governos de Portugal e do Brasil.


Procurámos e não encontrámos, no entanto, obras desta escritora na nossa Biblioteca. Vamos colocá-la na lista dos que temos que adquirir, claro!

Sem comentários: