terça-feira, 2 de março de 2010

Frederic Chopin (1810-1849)



Foi festejado, ontem, por todo o mundo, o nascimento deste compositor-intérprete incontornável, considerado um dos mais importantes de sempre e um dos três grandes do 1º romantismo, juntamente com Schubert e Schuman, ambos alemães.

200 anos depois do nascimento de Chopin, na Polónia, a sua música continua bem viva em todo o mundo e, apesar de morto, é um dos que mais vende no sector da música erudita!


 
Na BE temos dois CDs, da ColecçãoRoyal Philharmonic, com alguma da sua música - ele foi, sobretudo, um pianista excepcional e um compositor extremamente inspirado, e é nesse instrumento que é mais celebrado:

      - No vol. 8, estão algumas das peças para piano solo mais conhecidas: duas "Polonaise", dois dos "Nocturnos", duas "Valsas", um "Scherzo", uma "Mazurca", entre outros, executados por Ronan O'Hora;

       - No vol. 9, estão os seus dois concertos para piano, com a nota, muito importante, de serem interpretados pelo nosso pianista Sequeira Costa.

Entretanto e para que não fiquem sem um aperitivo, deixamos um, interpretado por um dos seus intérpretes mais "fogosos".




Sem comentários: