sexta-feira, 17 de abril de 2015

Sessão sobre "A Maçonaria na História"

A Maçonaria na História foi o tema de uma palestra proferida por José Santos Silva, que decorreu na passada quarta-feira, dia 8 de abril, pelas 15 horas, na Biblioteca Escolar.

Integrada num conjunto de atividades dinamizadas pelo Centro de Documentação de Cristina Torres, que têm evocado a figura da nossa patrona no ano em que se evoca o 40º aniversário da sua morte, a palestra do Técnico do Museu Municipal da Figueira da Foz revelou-se de inestimável interesse, uma vez que permitiu aos docentes do agrupamento conhecer melhor a conturbada época em que esta figura feminina viveu e o tipo de relações que estabeleceu enquanto lutava pelos seus ideais. Certamente a influência do seu marido, membro da maçonaria da Loja Germinal na Figueira da Foz, terá sido determinante na continuidade da defesa dos ideais republicanos de Cristina Torres.

Santos Silva revelou ainda nomes de maçons com um papel relevante na cultura, nas artes, na política e na ciência ao longo da História nacional e mundial. Foram também mostrados aos presentes diversos artefactos simbólicos pertencentes a maçons figueirenses e que hoje pertencem ao acervo do Museu Municipal.




Sem comentários: