sexta-feira, 17 de abril de 2015

Os nossos alunos na apresentação da obra "O Herói Português da 1ª Guerra Mundial



Drª Ana Paula Cardoso (MMFF), Neta do Soldado Milhões e Francisco Galope (O autor)

A convite da Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz e integrado no programa de atividades evocativas do centenário da I Guerra Mundial para 2015/ 2018, o Grupo Disciplinar de História do Agrupamento de Escolas Figueira Norte associou-se a esta iniciativa, uma vez que esta temática se integra no currículo de História do 3º CEB e do Secundário.
Os alunos do 7º E, 8º G e 9ºC, respetivamente das escolas Pintor Mário Augusto e Cristina Torres, deslocaram-se ao Auditório do Museu Municipal, no dia 9 de Abril, em transporte cedido pela autarquia, a fim de assistirem à divulgação da obra " O Herói português da 1ª Guerra Mundial", da autoria de Francisco Galope (jornalista da Revista Visão História).
Os alunos foram acompanhados pelos seguintes professores de História: Natércia Rasteiro, António Gonçalves, Rosa Maia e Isabel Sousa.
Os alunos assistiram à palestra com uma postura muito atenta e interessada e devidamente informados interagiram de modo bastante assertivo com o orador. Formularam questões reveladoras de um perfeito domínio do tema da obra e do respetivo contexto, evidenciando espírito critico e reflexivo.
 Tratou-se de uma iniciativa evocativa da batalha de La Lys, na qual participaram muitos militares do Concelho da Figueira da Foz, na qual se bateram heroicamente. Esta atividade foi bastante enriquecedora para os alunos e constituiu um forte contributo para o reforço da identidade nacional e divulgação dos factos e feitos da nossa História Nacional, com destaque para o herói da Batalha de La Lys, Aníbal Milhais, conhecido pelo soldado Milhões. Este condecorado pela sua coragem e generosidade com o mais alto galardão, a medalha de Torre e Espada, sendo o único soldado raso a recebê-la.

Sem comentários: