terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Sugestões para aproveitar o tempo do Natal

Nesta interrupção das actividades lectivas, a que gostamos de chamar Férias do Natal, vamos ter tempo para estar à lareira, para fazer alguns doces muito dourados e bonitos - e cheios de calorias - para conversar, para ler, para ver filmes…


Por isso aqui ficam algumas sugestões de livros ou filmes que existem na BE e que podes ler ou ver

Charlie e a fábrica de chocolate
é um filme realizado por Tim Burton com Jonhy Depp (o actor que provavelmente conheces de O Pirata das Caraíbas). Porque é que é bom para veres no Natal? Porque existem prados de relva-açucar com sabor a hortelã, um Rio de Chocolate, barcos feitos de rebuçado cor-de-rosa, etc., etc. … … É um filme para ver e chorar por mais.
O Principezinho
Conheces?
 É um livro que temos vontade de oferecer àqueles de quem gostamos muito. Pois também podes ver o pequeno e louro príncipe que queria descobrir o significado de “cativar” e mais: podes ver a dança da serpente (da autoria de Bob Fosse) enquanto ouves boa música.
Se te apetecer “algo completamente diferente” podes ver A vida de Brian dos Monty Python, uma louca sátira sobre as histórias bíblicas que conheces desde sempre A história decorre em 33 DC, na Judeia. Já estás a perceber onde vai parar? Para rir e partilhar.

O estranho mundo de Jack
A primeira longa-metragem de animação realizada em stop-motion. Jack, uma figura esquelética maravilhosa, é o rei das abóboras da cidade do Holloween e decide espalhar o espírito natalício por todo o lado. Mas a sua generosidade não só não beneficia como prejudica: o Pai Natal fica em apuros, as crianças entram em pânico… …! É também um filme de Tim Burton.  


Leituras
Como água para chocolate de Laura Esquível, é a história da paixão entre Pedro e Tita que não se podem casar porque Tita, a mais nova de três irmãs, deve ficar solteira e cuidar da mãe até à hora da morte. Pedro é obrigado a casar com uma das irmãs!!!.  No meio do infortúnio há as receitas de Nacha a índia que vai transmitindo os seus conhecimentos sobre culinária e sobre a vida. É um livro cheio de sensualidade.
Chocolate Joanne Harris .
É um livro que dá vontade de comer chocolate! Os aromas, as cores, as texturas, as esculturas, as misturas com frutos…mas não é só isso, não é um livro de culinária, é um romance. É a história de uma jovem mãe solteira, Vianne, que chega a uma aldeia, com a sua filha, e ali abre uma chocolataria. Vai ter que lutar- com delicadeza e muita energia- contra ideias feitas e preconceitos.

Sem comentários: