quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Projeto "Ler & Aprender"



 
Click to play this Smilebox scrapbook

Visita à Escola EB1 de Alhadas
Click to play this Smilebox slideshow




















Visita à Escola EB1 do Castanheiro

                No âmbito do Projeto Ler  & Aprender, a professora Carla Antunes deslocou-se às Escolas Básicas do 1ºCEB das Alhadas e do Castanheiro, nos dias 21 e 28 de novembro, respetivamente, para ler, com os alunos do 3º e do 4º anos de escolaridade, a obra de Becky Bloom Um lobo culto.

                Esta é a história de um lobo esfomeado e com pouco dinheiro que chega a uma pequena cidade e decide ver se encontra comida numa quinta nos arredores. Procurando o que comer na quinta, fica espantado ao ver que os animais que lá vivem são muito educados.

Ofendido por ser ignorado por um grupo de animais que se deliciava a ler na relva, percebeu que teria que aprender a ler para ser aceite. Para o lobo, aprender a ler foi um grande desafio! Esquecendo a fome, passou a frequentar a escola, a biblioteca e a livraria, tornando-se um excelente contador de histórias.

                Após a leitura do conto, os alunos realizaram atividades de compreensão oral e escrita e refletiram sobre a importância da Escola e do saber ler.

                Todos os alunos se mostraram muito recetivos a todas as tarefas propostas, participaram com entusiasmo e comportaram-se de forma exemplar!

                Em dezembro, a professora Carla Antunes vai visitar duas outras Escolas do Agrupamento, com uma nova proposta de leitura que permitirá aos alunos Ler & Aprender.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Clube de Leitura na Biblioteca Escolar




Continua a funcionar o Clube de Leitura da Biblioteca Escolar. Todas as segundas-feiras temos a visita do Rafael e daTeresa, para um momento de leitura. Após a leiturado Livro "Stilton e o estranho caso do Tiramisú", iniciámos a leitura de uma obra de maior envergadura literária: "O Velho e o Mar", de Hemingway, que será o livro que os alunos do 3º CEB irão ler para o Concurso nacional de Leitura deste ano letivo.
O Rafael e a Teresa já estão a treinar-se para o concurso.
Podes seguir-lhe o exempli. Requisita na Biblioteca escolar, que temos 12 exemplares.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Fundação Saramago festeja os 90 anos do escritor com "Dia do Desassossego"

A Fundação José Saramago vai celebrar, esta sexta-feira, os 90 anos do nascimento do escritor promovendo o primeiro "Dia do Desassossego", que a entidade pretende transformar numa festa cívica e da cultura.



José Saramago nasceu há 90 anos



A programação para celebrar o 90º aniversário, desenhada pela Fundação, instalada na Casa dos Bicos, em Lisboa, pretende "desassossegar" os leitores, incentivando-os a saírem à rua com a obra "O Ano da Morte de Ricardo Reis".

Nascido em 1922, na Azinhaga, José Saramago - distinguido com o Nobel da Literatura em 1998 - viria a falecer em Lanzarote, em 2010, com 87 anos.



Dia Mundial do Não Fumador




No dia 17 de novembro comemorou-se o Dia Mundial do Não Fumador, na Vitrine da Biblioteca Escolar que se encontra no Polivalente.
Alertou-se para os malefícios deste vício.
A palavra de ordem foi: "FUMAR MATA".


sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Prémio Nobel da Literatura 2012 - MO YAN

Este ano o Prémio Nobel da Literatura coube a um escritor Chinês: MO YAN.


Um dos mais celebrados escritores no seu país, embora não isento de polémica, Mo Yan faz habitar a sua obra de um humanismo compassivo, habitualmente centrado na ruralidade da localidade em que nasceu a 5 de Março de 1955, Gaomi, na província de Shandong. O escritor, que lançou o seu primeiro romance, Falling Rain On a Spring Night, em 1981, mereceu a mais nobre distinção do mundo da literatura por ser, segundo comunicado pelo comité do Nobel, um autor "cujo realismo alucinatório funde contos tradicionais, História e contemporaneidade". A sua escrita, como é aliás reconhecido pelo próprio, é grandemente influenciada por William Faulkner, Gabriel Garcia Marquez. 

A adaptação ao cinema de Milho Vermelho, em 1987, por Zhang Yimou e com a estrela Gong Li, filme determinante da chamada "Quinta Geração" que marcou uma nova era no cinema chinês, cimentou o seu estatuto na China e chamou a atenção do mundo. Traduções dos seus livros no Japão, França, Itália, Estados Unidos e Inglaterra cimentaram o seu estatuto internacional. Em Portugal, Mo Yan tem apenas um livro traduzido, Peito Grande, Ancas Largas, editado em 2007 pela Ulisseia. 




Escritor José Saramago - 90 anos do seu nascimento





Foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1998. Também ganhou, em 1995, o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. Saramago foi considerado o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.
 O seu livro Ensaio sobre a Cegueira foi adaptado para o cinema e lançado em 2008, produzido no Japão, Brasil, Uruguai e Canadá, dirigido por Fernando Meirelles (realizador de O Fiel Jardineiro e Cidade de Deus).
Nasceu no distrito de Santarém, na província geográfica do Ribatejo, no dia 16 de Novembro, embora o registo oficial apresente o dia 18 como o do seu nascimento. Saramago, conhecido pelo seu ateísmo e iberismo, foi membro do Partido Comunista Português e foi director-adjunto do Diário de Notícias. Saramago viveu na ilha espanhola de Lanzarote, nas Ilhas Canárias.

terça-feira, 6 de novembro de 2012


Maria Isabel's Slidely from Maria Isabel Sousa on Slide.ly.

A Biblioteca Escolar, em parceria com os SPO da nossa escola, pretendemos levar a cabo uma atividade, denominada «O que eu quero ser quando for adulto» em que uma vez por período possamos juntar na Biblioteca escolar vários encarregados de educação com profissões distintas a fim de poderem apresentar a sua opinião sobre a sua profissão e responder às curiosidades dos alunos.
A Biblioteca escolar iniciou esta atividade com a criação de uma árvore das profissões. Fica assim o mote lançado.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Halloween na escola



Tal como já vem sendo habitual, o Halloween foi o mote para uma série de atividades de luz e cor, magia e leitura, doçuras e travessuras … na Biblioteca Escolar e no Polivalente da Escola, na manhã de 31 de outubro.

A Biblioteca Escolar preparou o ambiente a rigor, onde não faltaram abóboras decoradas, bruxas, velinhas e um caldeirão. As turmas dos recém-chegados alunos do 7º ano foram convidados a vir à Biblioteca para participarem nesta aventura arrepiante. Viram-se slides sobre esta tradição anglo-saxónica, fizeram-se leituras de textos de livros escolhidos a preceito para a ocasião, outros trouxeram pequenos poemas e trechos escolhidos pela professora de inglês, que leram e interpretaram para os colegas e professores presentes. Um feiticeiro fazia magias e falava em tom assustador, muitos alunos não perderam a ocasião para virem trajados a rigor… no fim, uma doçura da praxe.

No polivalente, bruxas e bruxinhas, de carne e osso e de pano ou cartolina animavam o espaço. No ATL, tinha-se feito um doce de abóbora magnífico, que foi oferecido em tostinhas a toda a escola. Os elementos do COJ vieram à Biblioteca dar tostinhas aos alunos que assistiam à magia e se preparavam para a leitura. Foi lindo! Os alunos gostaram muito. Até para o ano…«Booh!!!»

Agradecemos a cedência das roupas do mágico ao Clube de Teatro da escola, em especial ao Prof. Victor Marques.