sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

CORRENTES DE ESCRITAS

Sobre esta iniciativa, que se está a afirmar como a mais importante do país e já com ressonâncias internacionais, há números que vale a pena divulgar - com a devida vénia à Câmara Municipal da Póvoa do Varzim que assume a organização dos Encontros, claro!



Em 2000, estiveram 23 autores convidados, realizaram-se cinco mesas e sete sessões em escolas e colégios. Em 2009, realizaram-se dez mesas e outras duas em Lisboa, estiveram 130 autores convidados, realizaram-se 25 sessões em escolas e colégios.

 
- Em 2000, cerca de 60 – 70 pessoas assistiam a cada sessão. Em 2009, mais de 350 pessoas, sentadas no chão e nas escadas, ultrapassando largamente a lotação do Auditório, assistiram a cada mesa.

 
- Em dez anos mais de três centenas de escritores passaram pela Póvoa de Varzim, para além de editores, críticos, agentes literários, jornalistas, professores e, claro está, leitores.
- Cerca de 35 000 pessoas passaram pelas várias acções que constituíam o Programa do Correntes: conferências, mesas redondas, lançamentos de livros, sessões de poesia, teatro, cinema, encontros de escritores com estudantes.
- Realizaram-se 95 mesas redondas e 97 sessões com jovens estudantes.
- Lançaram-se 212 novos livros e fizeram-se 30 sessões de poesia.
- Organizaram-se nove exposições e seis Catálogos.
- Apresentaram-se 18 espectáculos de Teatro e 34 sessões de cinema/documentários/vídeo.
- Foram criados 3 Prémios Literários - Prémio Literário Casino da Póvoa, Prémio Literário Correntes d’ Escritas/Papelaria Locus e Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d’ Escritas Porto Editora, criado em 2009, para alunos do 4º. ano do ensino básico do 1º. Ciclo – aos quais concorreram mais de 1500 livros ou trabalhos já publicados ou inéditos, de acordo com a categoria de cada prémio.

 
- Foram publicadas oito edições da Revista de Cultura Literária Correntes d’ Escritas e realizadas seis Conferências de Abertura.
Correntes d’ Escritas é uma organização da Câmara Municipal.

http://www.cm-pvarzim.pt/povoa-cultural/pelouro-cultural/areas-de-accao/correntes-d-escritas/correntes-descritas-2010/correntes-d2019escritas-reinvencao-e-identidade/



Sem comentários: