terça-feira, 3 de maio de 2016

Contacto de RUI BARREIROS ao Centro de Documentação de Cristina Torres


Rui Barreiros, habitante da cidade de Coimbra, contactou o Centro de Documentação de Cristina Torres, para nos felicitar pelo nosso trabalho e para nos contar uma história real vivida pela sua mãe (Maria Celeste Tavares) e a Drª Cristina Torres (a primeira como aluna e a segunda como professora).
 
Na sequência deste contacto, no dia da Mulher, Rui Barreiros homenageou Cristina Torres e a sua mãe e felicitou o nosso trabalho em torno do Centro de Documentação CT. Passamos a transcrever as suas simpáticas palavras:
“A Drª Cristina Torres foi uma das muitas Mulheres portuguesas que levantou a voz contra a ditadura fascista de Salazar e, por isso mesmo, sofreu o ódio e a violência desse regime.
Na Escola que, na Figueira da Foz, tem o seu nome, existe um Centro de Documentação para estudo e divulgação da vida e obra dessa grande Democrata. Tal facto dignifica os professores que o criaram e lhe dão vida; tanto mais que se deslocam a outras Escolas do concelho para dar a conhecer matéria importante para a formação das novas gerações. Também sai dignificada a Escola de que Cristina Torres é patrona. Sai dignificada a Figueira da Foz. Sai dignificado o País e a Democracia.
Conforme se pode ler no “sítio” da Escola Secundária Cristina Torres, a vida da sua patrona caracterizou-se pela «defesa intransigente da instrução», por «preocupações sociais e cívicas, que se prenderam com o apoio social às mulheres, a defesa da instrução popular e a luta contra a ditadura de Salazar». Por isso, a Professora sofreu «as retaliações do regime», mas deixou «marcas indeléveis … na Figueira da Foz e no coração dos seus alunos, que não se cansaram de a homenagear».”
Muito gratas pelas gentis palavras
Clara Martinho & Isabel Sousa
(Centro de Documentação de Cristina Torres)
 
 
 

Sem comentários: