sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Ação de Formação para Professores na Escola Cristina Torres



Decorreu de 7 de novembro a 5 de dezembro, na Biblioteca da Escola Cristina Torres, uma formação acreditada para professores, subordinada ao tema ”Bibliotecas Escolares & Literacias para o Currículo das Ciências Sociais e Humanas”.
Esta ação teve como formadora, a professora bibliotecária da escola, Isabel Sousa, e contou com a participação de professores do Agrupamento de Escolas Figueira Norte e de outras escolas pertencentes ao Centro de Formação da Associação de Escolas Beira Mar.

O objetivo da realização desta ação prendeu-se com a necessidade dos docentes conhecerem melhor o novo paradigma de Biblioteca Escolar, preconizado por entidades de referência como a IFLA e a RBE, por forma a conhecerem a sua missão na escola/agrupamento. Por outro lado, pretendeu-se fornecer ferramentas teóricas e práticas para que os docentes consigam tirar melhor partido dos recursos e equipamentos disponíveis, e de livre acesso, na Biblioteca Escolar e de que modo, estes, podem fazer a diferença em contexto educativo.
Na sociedade da informação atual, também foi abordado o vasto leque de formas de obtenção da informação e de que modo, alunos e professores devem ter um cuidado acrescido no acesso à informação e no esforço que devem realizar, a fim de transformar essa informação em conhecimento.


Ao longo de 25 horas de formação, foi efectuado um percurso pela Biblioteca Escolar do presente, sobre as suas potencialidade e desafios, mas também foi feita uma perspectiva daquilo que serão estes espaços de cultura no futuro (próximo), onde impera a informação em formato digital.

Foi, portanto, um excelente momento de partilha e de reflexão, que consideramos ter sido muito positivo para todos os participantes.

Sem comentários: