quinta-feira, 16 de maio de 2013

Projeto Ler & Aprender - Poço Frio




A Árvore Generosa é um clássico da literatura infanto-juvenil escrito, em 1964, por Shel Silverstein, que conta a história do amor entre uma árvore e um menino.


A árvore é a amiga afetuosa que dá tudo ao menino: as folhas, os frutos, a sombra. O menino também ama a árvore, sua grande companheira de todas as brincadeiras: sobe o seu tronco, pendura-se nos ramos, brinca às escondidas e finge que é um rei com uma coroa feita com as folhas da sua amiga.
Mas o menino vai crescendo, torna-se adolescente e, depois, adulto. E, pouco a pouco, põe a amiga de lado. “Estou grande demais para brincar”, diz ele, um dia, acrescentando que precisa de dinheiro para comprar “muitas coisas”. A árvore dá-lhe, então, as suas maçãs para o jovem vender. Mais tarde, deixa-o levar os seus ramos para o homem construir a sua casa. E a história acompanha o passar do tempo até à velhice do homem que, até ao fim dos seus dias, já velho e cansado, é chamado de menino pela árvore.
Esta bonita história dá-nos, a todos, uma lição de vida e de generosidade, despertando a consciência ecológica dos meninos de todas as idades - o homem ingrato, materialista, face à generosidade e à força da natureza que, de forma sincera e desinteressada, lhe dá tudo o que tem.
Foi esta maravilhosa história sem idade, de afeto e de ternura, que os alunos da EB1 do Poço Frio descobriram, em maio, no âmbito do Projeto Ler & Aprender. Após a leitura expressiva (e entusiasmada!) do conto, seguiu-se a sua ilustração e a construção da árvore generosa da turma. Todos os alunos decoraram uma grande árvore com folhas de diversas cores nas quais, previamente, registaram aquilo que ofereceriam/partilhariam “se fossem uma árvore”. Parabéns a todos eles pelas suas bonitas palavras e pela forma exemplar como participaram nesta atividade.




Sem comentários: