quinta-feira, 8 de maio de 2008

Outros livros do mês...1


Estes são aqueles outros, os que trazemos "debaixo de olho", os que queremos comprar, logo que der! Livros do mês também, à sua maneira...


A Sala Magenta - Mário de Carvalho, Editorial Caminho, Colecção O Campo da Palavra, 2008 (10.80 na Webboom, de onde retiramos a informação seguinte - http://www.webboom.pt/ficha.asp?ID=169279)


Sinopse
Gustavo podia fazer um pequeno catálogo das mulheres que tinha tido, mas outro ainda maior das que o tinham rejeitado, conseguia ser uma alma compassiva e comovida, mas não era capaz de perdoar as rejeições acumuladas ao longo da vida. A ligação com Maria Alfreda percorrera toda a escala de sofrimentos e vexames, num desgaste constante, que o havia esgotado, para corresponder às suas paradas e evitar sentir-se diminuído ao lado dela. Partilharam momentos de amor, de raiva, de luta, de ironia, de crueldade, de arrebatamento e regelo naquela sala de tons magenta, num conchego alcatifado, a um tempo tranquilizador e abafadico.
São duas personagens que, à semelhança de todas as outras, ao longo do romance, manifestam um desaire em relação ao tempo vivido, convivem com projectos falhados. Pequenos pedaços das nossas realidades e das nossas histórias. Vale mesmo a pena investir nesta curiosa leitura!


Críticas de imprensa

«Um universo romanesco cheio de sombras e mistérios, pleno de estranheza e inquietação. A incursão num tal universo – que se vai configurar como uma trama densa de relações e sentimentos que imobilizam o protagonista e lhe ditam o falhanço – é algo novo em Mário de Carvalho. [...] Esta prosa dinâmica, que fixa em ritmo uma força e faz da sintaxe, como pretendia Valery, uma faculdade da alma, é uma conspícua qualidade deste livro. Nada de novo na escrita de Mário de Carvalho, mas alcança desta vez um nível que nunca tinha atingido.»
António Guerreiro, Expresso

Sem comentários: