segunda-feira, 28 de abril de 2008

Uma boa notícia!


Comemorámos mais um Dia Mundial do Livro.

Somos daqueles que amam os livros e que os valorizam como suportes da cultura, da ciência e da civilização em geral.

Somos daqueles que ficaram, por isso, muito felizes com uma (duas) importante (s) notícia (s) que saiu há pouco tempo na imprensa portuguesa:


O espólio de José Cardoso Pires, considerado um dos maiores escritores nacionais do século XX, foi doado pela família à Biblioteca Nacional.Em Outubro completam-se dez anos sobre a morte do autor José Cardoso Pires e na quarta-feira (9 de Abril) a sua viúva, Edite Pereira, assinou o protocolo de doação do espólio, organizado pela filha, Ana Cardoso Pires, à Biblioteca Nacional.

Jorge Couto, director-geral da Biblioteca Nacional de Portugal congratulou a família do escritor pela sua generosidade e civismo. "Não se trata de um espólio qualquer mas do espólio de uma das mais importantes figuras da Literatura do século XX, um cirurgião da palavra", sublinhou.



Mas - surpresa das surpresas! - houve mais: a publicação de um texto inédito do escritor (quando se julgava que o seu "baú" estava mais do que esgotado!):

Depois da assinatura do termo de doação pela viúva do escritor, Maria Edite Pereira, e por Jorge Couto, procedeu-se ao lançamento da sua obra póstuma "Lavagante", recentemente publicada pelas Edições Nelson de Matos.

Depois, foi a vez de a Professora universitária Maria Lúcia Lepecki, especialista na obra de Cardoso Pires, dizer umas palavras sobre o escritor, que conhecia desde 1966, ano em que começou a leccionar na Universidade de Minas Gerais.
"Eu leio e estudo o José Cardoso Pires há 42 anos e ele comove-me todas as vezes", declarou.
Quanto a "Lavagante", a Professora classificou-o como "um texto perfeitamente acabado" pelo que é para si "um mistério que ele não o tenha publicado" - "um mistério ou uma bênção", que tenha sido publicado agora, nos dez anos da sua morte.

"Leiam devagar. O José Cardoso Pires é para ler devagar - deixem as palavras entrar", rematou.

Sem comentários: