quinta-feira, 17 de abril de 2008

Dia Mundial dos Monumentos e Sítios


18 de Abril é, desde 1982, Dia de celebração do Património Construído (não daquele que é chamado de "imaterial", por se relacionar com as áreas cultural e social - tradições, tecnologias, relação com a paisagem, e por aí fora...), quer daquele que existe "in situ", isto é, em "sítios" com importância arqueológica ou histórica, ou na forma de "monumentos", isto é, edifícios ou outras construções com importância ao nível da memória histórica e/ou ao nível artístico e cultural.

A ideia foi proposta pelo ICOMOS - CONSELHO INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E DOS SÍTIOS (http://www.icomos.org/; http://icomos.fa.utl.pt/) e teve a aceitação da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura -( http://www.unesco.pt/), um parceiro lógico e fundamental.

Por todo o país vão decorrer actividades. Estas podem ser consultadas no sítio do organismo que em Portugal tutela a área do Património - o IGESPAR (http://www.igespar.pt/) - e eis o "caminho" directo para lá: http://www.ippar.pt/pls/dippar/agenda_detalhe?xcode=12431228

Na escola a BE deu uma ajudinha ao Departamento de História que, para evocar a importância do Dia, organizou uma pequena exposição com dados relativos ao Património do Concelho da Figueira. Vai ficar por uma semana no Bloco A. Visitem-na!

Sem comentários: