segunda-feira, 10 de março de 2008

O FOGO E AS CINZAS

Ficamos felizes!! Somos daqueles que assim ficamos mesmo perante as pequenas (grandes) coisas, que é o caso em apreço: tivemos a primeira comunicação de um dos primeiros leitores dos livros que semeámos no nosso posto de "bookcrossing"!

Um leitor identificado disse-nos ontem que leu (já) o livro e "gostei muito". Óptimo! Resta agora esperar por mais informações sobre o paradeiro do livro!

Entretanto sobre ele respigamos este comentário que retiramos de um sítio brasileiro: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/o/o_fogo_e_as_cinzas
O Fogo e as Cinzas, publicado em 1951, é um dos mais significativos livros de contos da moderna literatura portuguesa, onde a arte de Manuel da Fonseca atinge a perfeita maturidade, revelando-se então um escritor de tendência regionalista e de funda preocupação humana, que retrata a vida pobre dos trabalhadores rurais das planícies alentejanas, dando especial realce à sua luta contra a injustiça. Os contos são acerca de um Alentejo dos anos 40 e 50, rústico e em decomposição. Eles nos falam das gentes de uma terra maravilhosa mas pobre: esse Alentejo de há muitas décadas, que assistia aos primeiros passos de um progresso lento. As personagens são crianças, velhos, camponeses, habitantes de pequenas vilas ou cidades, alguns deles condenados à exclusão pela pobreza ou pelo esquecimento - cenas de um passado que em alguns casos se prolongaram até ao presente. O mundo que aparece na obra corresponde a um Alentejo certamente mitificado no imaginário neo-realista como lugar da revolta dos camponeses contra os latifundiários, mas transcende essa dimensão da luta de classes pela presença de uma panorâmica social mais vasta, em que avulta a personagem um tanto marginal do maltês ou o universo das pequenas vilas modorrentas, cujos habitantes se reúnem no café ou no largo principal, verdadeiro "centro do mundo" para onde convergem as histórias ora dramáticas, ora quase picarescas, que enriquecem narrativamente o conjunto.

Sem comentários: