sábado, 29 de dezembro de 2007

Francisco José Viegas


Esteve na Figueira com a Inês Pedrosa. Muito conhecido pelos seus programas literários na televisão e rádio, é jornalista e um importante escritor. É director da Casa Fernando Pessoa, em Lisboa. Recebeu em 2006 o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, pelo romance "Longe de Manaus".

Para além de romancista, publicou títulos sobre viagens e guias, e é poeta. Um dos seus mais recentes trabalhos (Maio, 2007) é precisamente uma obra poética:"A noite, o Que É?"

Sobre ela respigamos da Webboom:

«Na escuridão da noite surgem memórias, imagens, cheiros e vozes, inquietudes, ventos e tempestades. Viegas recorre com frequência a enumerações, sobretudo de coisas banais ligadas a recordações precisas. Luzes, árvores, uma varanda sobre o mar, o cheiro do café, livros, discos. É um registo comovido, com uma dimensão exasperada de medos e fragilidades. O poema, como outros poemas de Viegas, valoriza “as coisas que importam”, cisas comezinhas e por isso mesmo poéticas. Aliás, esta poesia mantém alguma distância do “poético” mais canónico, no que é uma das suas marcas características..» (Público)


Um exemplo: Com o fim do dia há mais coisas que desaparecem no lugar onde a noite brilha. Precisamos sempre de promessas.

E outro: Oiço o ruído dos canaviais não muito longe. Pequeno vento a meio da noite, pequeno vento. A única tempestade, ninguém a suspeita. A meio da noite adormece-se a pensar nesse perfume.

Sem comentários: