quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

O Centro de Documentação de Cristina Torres foi à PMA


Nos dias 17 e 24 de fevereiro, os elementos do Centro de Documentação de Cristina Torres deslocaram-se à Escola Pintor Mário Augusto, nas Alhadas, a fim de realizar uma sessão sobre a vida e obra de Cristina Torres, dirigida às turmas do 9º ano dessa escola.
As professoras Clara Martinho e Isabel Sousa (PB) fizeram um “percurso” interativo sobre inúmeros documentos referentes à vida da patrona da nossa escola, desde a sua defesa intransigente da instrução, às suas preocupações sociais e cívicas, que se prenderam com o apoio social às mulheres, a defesa da instrução popular e a luta contra a ditadura de Salazar. Foi reconstituído o seu percurso conturbado como professora, as retaliações do regime e as marcas indeléveis que deixou na Figueira da Foz e no coração dos seus alunos, que não se cansaram de a homenagear.
Os alunos gostaram muito de conhecer a história de vida desta mulher, pedagoga exímia e democrata desde tenra idade. E assim compreenderam o porquê da escolha do seu nome para patrona da sede do Agrupamento de Escolas Figueira Norte.








Sem comentários: