quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Lançamento do livro "Leitura e Ideologia Republicana" da professora bibliotecária Isabel Sousa



A nossa professora bibliotecária, a Dra. Maria Isabel Sousa, apresentou à comunidade, no passado dia 31 de janeiro, o seu livro Leitura e Ideologia Republicana: escolas e bibliotecas populares na Figueira da Foz (1900-1910).
A sessão decorreu na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz e contou com a presença do Exmo. Sr. Vereador Dr. António Tavares, que fez a apresentação da obra, e de ilustres convidados, entre os quais vários deputados municipais e o Diretor do Agrupamento de Escolas Figueira Norte (AEFN).
A autora procedeu a uma pesquisa histórica minuciosa e a uma análise detalhada sobre as bibliotecas populares da Figueira da Foz, fruto do labor cultural de destacados republicanos no último decénio anterior à queda da Monarquia.
A obra que agora veio a lume é a adaptação da sua dissertação de Mestrado em Ciências de Educação - Especialização em Bibliotecas Escolares.
O trabalho assenta numa matriz geográfica e histórica da cidade da Figueira da Foz, no início do séc. XX, assim como nas suas freguesias limítrofes mais influentes: Tavarede e Buarcos. O objeto de estudo prende-se com a emergência e difusão do ideário republicano junto das populações, assim como a defesa intransigente da ideia do alargamento da instrução a um público cada vez mais vasto. Como pano de fundo desenvolveu-se uma ação de combate ao maior flagelo cultural do país à época: o analfabetismo quase generalizado, através da criação de escolas e bibliotecas populares em associações recreativas, de classe, mutualistas e outras. 
“Um estimável contributo da autora para a nossa identidade coletiva” - do prefácio de António Tavares.

Esta obra está disponível para consulta nas bibliotecas escolares do AEFN e na Biblioteca Municipal, onde também pode ser adquirida. 

Sem comentários: