segunda-feira, 7 de maio de 2012

Visita à Biblioteca de Pacheco Pereira na Marmeleira


Nos dias 2, 3 e 4 de Maio realizou-se em Tomar mais uma edição do Encontro "Bibliotecando". Foram três dias a falar de identidade, alteridade, memórias, livros, escritores e bibliotecas.
Este encontro dirigia-se, especialmente, aos estudiosos da literatura, mas também aos bibliotecários deste país. Não é por acaso que o "pai" deste evento é um professor bibliotecário da Escolas Sec. C/ 3º CEB Jerome Ratton em Tomar, o Professor António Godinho.
António Godinho e toda a sua equipa foram os anfitriões perfeitos para três dias dedicados a estes aspetos culturais. Fomos recebidos como príncipes na terra dos Templários onde os doces conventuais alegram o paladar dos visitantes.


No dia 4 de manhã, vinte cinco "sortudos" inscreveram-se numa visita à Biblioteca (pessoal) de Pacheco Pereira, algures em Rio Maior, numa terra chamada Marmeleira. Chegados a esse local calmo, em que as ruas têm nomes muito republicanos: "5 de Outubro", "José Relvas", "Praça da República" ..., fomos recebidos pelo casal Pacheco Pereira e Teresa Calçada (Rede de Bibliotecas Escolares). Levaram-nos a uma adega centenar, com intervenção de arquiteto, onde se deu início à visita à tão afamada biblioteca. Pacheco Pereira levou-nos a visitar as diversas salas desta infinita biblioteca, que possui mais de 100000 (cem mil) documentos. Desses documentos, uns são adquiridos e outros são oferecidos por pessoas de todo o país. O documento chega à Biblioteca de Pacheco pereira e entra "numa linha de montagem" que se inicia com a sua digitalização, até ser colocado em muitos metros de estantes que se encontram nas diversas salas. Trata-se de um trabalho meticuloso e feito com todo o carinho e amor pelo seu proprietário, que apesar da profusão de documentos sabe encontrar no seu acervo, qualquer documento que lhe solicitem.
Qualquer investigador pode entrar em contacto com Pacheco Pereira a solicitar ter acesso aos seus documentos. Fica a ganhar com o apoio que pode ter do próprio na questão da pesquisa de informação... o que é notável. Viemos deste local encantados e com muita vontade de contar a todos o que vimos, ouvimos e sentimos.
Muito obrigada ao Bibliotecando e aos simpáticos anfitriões Drs. Pacheco Pereira e Teresa Calçada.

Nota: Todo o fundo documental e outras notícias sobre a Biblioteca de Pacheco Pereira encontram-se neste site: http://ephemerajpp.wordpress.com/

Isabel Sousa (Prof.ª Bib.)

Sem comentários: