segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A Biblioteca Escolar faz vitrine que lembra O MAR

A propósito do "Mês do Mar" que se inicia, a Biblioteca Escolar decorou uma vitrine, toda ela a lembrar o mar.
Livros, e objetos decorativos relativos ao mar... e uma coleção de conchas, búzios, estrelas do mar, ouriços do mar...

Mas também, dois lindos poemas que cantam o mar como ninguém:

Quando eu morrer... de Sophia de Mello Breyner

Quando eu morrer voltarei para buscar

Os instantes que não vivi junto do mar

De todos os cantos do mundo

Amo com um amor mais forte e mais profundo

Aquela praia extasiada e nua

Onde me uni ao mar, ao vento e à lua.



MAR, MAR e MAR de Eugénio de Andrade


Tu perguntas, e eu não sei,

eu também não sei o que é o mar.

É talvez uma lágrima caída dos meus olhos

ao reler uma carta, quando é de noite.

Os teus dentes, talvez os teus dentes,

miúdos, brancos dentes, sejam o mar,

um mar pequeno e frágil,

afável, diáfano,

no entanto sem música.

É evidente que minha mãe me chama

quando uma onda e outra onda e outra

desfaz o seu corpo contra o meu corpo.

Então o mar é carícia,

luz molhada onde desperta

meu coração recente.

Às vezes o mar é uma figura branca

cintilando entre os rochedos.

Não sei se fita a água

ou se procura

um beijo entre conchas transparentes.

***

A propósito de conchas... a professora bibliotecária trouxe hoje, uma linda coleção de conchas, para colocar na nossa vitrine, vejam...



Sem comentários: