quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Livro do Mês de Novembro

A Biblioteca foi às compras...
Vieram livros muito bons para a nossa Biblioteca, grandes novidades em termos de romance, obras de História e sobretudo muita literatura infanto-juvenil...
Vem ver as novidades!

Iniciamos este mês uma actividade prevista no Plano Anual de Actividades da BE:
O Livro do Mês.  A partir do mês de Novembro, todos os meses iremos desafiar-te a leres um livro novo.
Para o Mês de Novembro convidamos os nossos utilizadores a lerem um livro que vem na sequência da comemoração do Centenário da República:

Título: A Revolução Portuguesa 1907-1910
Autor: Machado Santos
Editora: Sextante Editora, Lisboa 
Ano de Publicação: 2007
ISBN: 978-989-8093-35-6

REQUISITA-O!  Vais gostar.

Halloween na Biblioteca da Escola de Cristina Torres

Aproxima-se o Halloween...
A  Biblioteca Escolar vai levar a cabo uma série de actividades para envolver os alunos neste tipo de tradição Anglo-Saxónica.
Assim no dia 29 de Outubro irão ocorrer na Biblioteca Escolar, em parceria com o Grupo Disciplinar de Ingês, leitura de textos em inglês pelos alunos, leitura de uma história pela professora bibliotecária "Uma Bruxa Especial" e projecção de imagens sobre as origens e tradições do Halloween.
Tudo isto num ambiente decorado para a ocasião...

O Halloween tem um origem Céltica. Acredita-se que na noite de 31 de Outubro para 1 de Novembro, as Bruxas, Vampiros e outros seres fantasmagóricos andam à solta. Assim, há que sair à rua, ir de casa em casa pedir "Doçuras ou travessuras?"






sábado, 23 de outubro de 2010

Semana de 18 a 22 de Outubro - Os alunos do 7º e 10ºs Anos vieram à Biblioteca Escolar

Esta semana do Mês de Outubro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, foi marcado por actividades de Formação de Utilizadores na Biblioteca Escolar. Os alunos ficaram a conhecer melhor o espaço e as regras e procedimentos que estão inerentes ao aluno utilizador tda Biblioteca Escolar. Também ficaram a saber como se faz um trabalho de pesquisa de uma forma mais correcta.
Foi bom receber-vos a todos neste espaço. Voltem sempre!
Agradecimentos aos professores que vos acompanharam, que também foram "cinco estrelas": Professora Fernanda Mendes e Professsores José Martins e Rui Loureiro.

Seguem-se as imagens das sessões...







quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Mês de Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

No mês de Outubro, a Biblioteca Escolar está a apostar na Formação de Utilizadores.
Assim, têm sido convidados a vir à Biblioteca todas as turmas do 7º e 10º anos, por forma a que saibam a missão da Biblioteca Escolar, como esfectuar pesquisa documental e como elaborar um trabalho. Aos mais novos foi fornecido um Guião de Pesquisa, que ajudará a definir todos os passos que terão de dar até terem um trabalho seu concluído.

Foram feitos marcadores do Mês internacional das Bibliotecas Escolares, que foram oferecidos a alunos, professores e funcionários.

Um convite para todos visitarem a Biblioteca Escolar...

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Vencedores do Concurso de Bandeiras da República

Concurso de Bandeiras da República


No âmbito do Centenário da República, decorreu na Escola até ao dia 30 de Setembro, um Concurso de Bandeiras dinamizado pelo grupo de História e Biblioteca Escolar.

O trabalho era individual e cada concorrente deveria apresentar uma bandeira nacional portuguesa num suporte material à sua escolha.

O júri analisou todos os trabalhos em concurso e decidiu premiar os que foram apresentados pelos alunos:

Afonso Achas, nº1, 8ºC – 1º prémio

Ana Catarina Costa, nº2, 8ºC – 2º prémio

A entrega oficial dos prémios será feita no dia 24 de Novembro, dia do aniversário da Escola.

Entretanto apanhámos (à força...) os justos vencedores.




sexta-feira, 15 de outubro de 2010

It`s a Book...




Uma maneira muito gira de ver o livro. Filme para todas as idades.
Bora lá ver!!!

domingo, 10 de outubro de 2010

Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

A Biblioteca da Escola Sec. c/ 3º CEB de Cristina Torres irá comemorar o mês de Outububro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, com várias actividades. Salientamos a Formação de Utilizadores da BE, colocando o nosso enfoque nas turmas de 7º e 10º Anos.

Também vamos fazer bonitos marcadores sobre este mês que distribuiremos por alunos e professores... na BE ou na Sala de Professores.

Visita-nos!

Prémio Nobel da Literatura 2010 para Mario Vargas LLosa

Biografia de Mario Vargas Llosa



Nasceu no Peru, em 1936, e adoptou a nacionalidade espanhola. É um dos escritores em língua espanhola mais importantes de todos os tempos, conhecido também pelo seu trabalho jornalístico, bem como pelo seu activismo político.

Entre os romances, além de A Tia Júlia e o Escrevedor (1977), uma divertidíssima história de inspiração autobiográfica, deve destacar-se A Cidade e os Cães, A Casa Verde, Panteão e as Visitadoras, Conversa na Catedral, A Guerra do Fim do Mundo, Lituma nos Andes, O Paraíso na outra Esquina, A Festa do Chibo e Travessuras da Menina.







Para quando o Prémio Nobel novamente para um escritor Português?

António Lobo Antunes continua a aguardar o mais alto galardão da literatura internacional….

Fotos do Teatro sobre Personagens Republicanas da Figueira da Foz




Teatro na Cristina Torres no dia 6 de Outubro

Recriação Histórica sobre a República

Na Escola Secundária de Cristina Torres



No dia 6 de Outubro, pelas 9.30, o clube de Teatro levou à cena, no palco do Polivalente da escola uma recriação histórica sobre a República, em que as personagens principais eram republicanos que tiveram uma acção de mérito na Figueira da Foz, ou que têm o seu nome inscrito na toponímia ou em Escolas locais. A personagem central, foi sem dúvida, Cristina Torres, mas com ela contracenaram Joaquim de Carvalho, João de Barros, Bernardino Machado e Gaspar de Lemos.


Em breves semanas o grupo, pode contar com o trabalho e empenho dos actores, que encarnaram na perfeição o personagem que estavam a representar.


Esta actividade contou com o trabalho colaborativo da Clube de Teatro, Biblioteca Escolar e Grupo de História. A representação destinou-se a todas as turmas do nono ano e respectivos professores, uma vez que este conteúdo faz parte do currículo da disciplina de História do 9º Ano.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Já chegámos ao mês de Outubro...

Recados Para Orkut

A Biblioteca Escolar começa o mês envolvida em actividades relacionadas com o Centenário da República...
Exposições, Concurso de Bandeiras, audição do Hino Nacional, visionamento de documentários e diaporamas no Polivalente e... uma recriação histórica com personagens republicanas figueirenses, no dia 6 de Outubro, no palco do Polivalente para os alunos do 9º Ano.


Seguidamente iremos iniciar um trabalho de Formação de Utilizadores da Biblioteca, convidando as turmas do 7º Ano e 10º Ano a virem à Biblioteca, com os respectivos professores de Formação Cívica /Área de Projecto.


A Biblioteca foi convidada, pela equipa PES, para se envolver nas actividades do Dia da Alimentação. Já temos "na manga" algumas surpresas...


Também, o mês de Outubro, é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, logo iremos mostrar belas bibliotecas, que não sendo escolares, fazem as delícias do utilizadores...

Visita a Biblioteca Escolar! Temos surpresas!

A Professora Bibliotecária (Isabel Sousa)
e Equipa da BE



 E se você mandasse de volta outro recado de Outubro!?