domingo, 21 de novembro de 2010

Clube de Amigos da Leitura

A Biblioteca Escolar tem como missão aumentar os índices de leitura e literacia nos alunos. Por isso, a Biblioteca tentou ir ao encontro de alunos que tinham uma “certa resistência” à leitura e criou um clube: O Clube de Amigos da Leitura”. Estabeleceu-se um trabalho colaborativo com a Directora de Turma do 8º D, Odília Pinto e com o Professor de Educação Especial, Mário Alves e eis, que no dia 10 de Novembro nasceu o nosso clube.

Chegaram à Biblioteca três alunos do 8º D (o João Brás, a Kátia Tomaz e o Rúben Mendes) pelas 12.45, algo tímidos, mas simpáticos. Sabiam que vinham para um clube de leitura… mas não queriam ler.

- Está bem! Vamos a isso.

A professora bibliotecário mostrou-lhe vários livros, que considerava adequados à sua idade (média de 13 anos), falou dos seus autores, das suas personagens, um pouco da história de cada um…até que o João disse: - Ainda se fosse o livro “O Capitão Cuecas”…

Assim, de um salto, a professora bibliotecária foi à estante e trouxe o tão “famoso” Capitão Cuecas e começou a ler o livro desde o início. Os alunos prestaram muita atenção e iam reagindo, com risos, gracinhas e comentários.

-Óptimo! Estiveram muito bem, até para a semana à mesma hora, está bem?

No dia 17, apareceram os mesmos alunos e trouxeram dois amigos: o Paulo Martins e o Fábio Fernandes.

-Proponho que, desta vez, todos leiam um bocadinho e eu também leio uma parte igual à vossa, concordam?

E assim foi, retomámos a leitura no ponto onde tínhamos ficado e todos leram (por três vezes) uma página do livro. Falámos um pouquinho e… já eram 13.30.

-Então Adeus, até para a semana, e tragam novos colegas, está bem?





Voltem sempre!







O livro escolhido pelo grupo foi "Capitão Cuecas".

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bem! É uma boa estratégia para quem não gosta de ler! Devem continuar.
Olga Brás