quarta-feira, 12 de maio de 2010

Actividades da Biblioteca Escolar (BE)


Nas "Nossas Jornadas" colaborámos na organização e execução de duas outras actividades:

    1 - Visita à ConsulFoz , na manhã do dia 28 de Abril, em colaboração com a professora da Área de Projecto do 7ºC que, como as restantes turmas do 7º ano, desenvolveram o tema "MAR".

        Com a disponibilização desta empresa de consultoria e formação, os alunos assistiram a uma exposição oral, feita pelo Cmd. Ferreira Gordo, em torno de um modelo de um Galeão. Antes, porém, nada como um cházinho para animar a concentração...




         A partir do navio foram abordadas, depois, várias temáticas ligadas à marinharia e navegações, aos reboques e pilotos, à certificação de cartas de marinheiro, aos termos naúticos e tipos de nós de marinheiro.


         Aos alunos e professores foi facultada a travessia do Mondego, feita entre a marina e o Cabedelo, local onde a empresa tem as suas instalações. Certamente que vão ficar muitas e boas lembranças destas viagens!










      2. - Na tarde de 30 de Abril, um Encontro, na escola, sob o tema "Nós de Marinheiro" 

A colaboração foi, de novo, estabelecida com os professores da Área de Projecto das turmas envolvidas, mas alargou-se ao Agrupamento 235 dos Escuteiros Marítimos da Figueira que, amávelmente, se disponibilizou para vir trabalhar connosco .

 Estiveram em acção os alunos das turmas 7D e 7C  e os dirigentes-escuteiros Manuel Pedrosa e Belmiro Santos, que explicaram como se fazem, como se diferenciam e como actuam os múltiplos nós que os marinheiros inventaram.

Esteve ainda presente o pai do escuteiro Belmiro Santos, o sr. José Santos, que mostrou como se fabrica uma rede de pesca. Falou ainda sobre a vida de pescador, respondendo às perguntas de uma entrevista preparada e realizada pelos alunos.

Sem comentários: