terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Dia Europeu da Segurança na Internet




Comemora-se hoje, dia 10 de Fevereiro, o Dia Europeu da Segurança na Internet, integrado, em Portugal, na Semana da Segurança na Internet, na Escola, que decorre de 9 a 13 de Fevereiro de 2009.
Sem a Internet e as suas potencialidades já não somos capazes de imaginar o mundo! Quer dizer (em pensamentos lapidares): já não podemos passar sem ela! Veio para ficar! Impõs-se! Tornou-se determinante, decisiva! Coisa de todos os dias, balastro!

E porque o é e porque o será, no futuro, cada vez mais, a preocupação maior da maioria dos países - se calhar mesmo para aqueles que a proíbem ou tentam controlar ferreamente - está a ser a de conseguir, particularmente junto dos jovens, mas não só, a assumpção de comportamentos que permitam uma navegação e fruição seguras das potencialidades gigantes da dita.

Foi por isso que se constituiu em Portugal, em 2005, uma estrutura nacional para coordenar a intervenção neste campo que podem conhecer no site próprio:


Desta equipa saiu, já em 2007, uma outra, com a finalidade de organizar e dinamizar a intervenção nas escolas, junto dos alunos, professores, pais e encarregados de educação - A SEGURANET, também com site e blogue próprios:


Fica o nosso convite e chamada de atenção, para já. Visitem os sites e tomem conhecimento de vários conselhos, glossários, modos de navegação com segurança, jogos, actividades, concursos, desafios, entre outras.

Ah! E não esqueçam de espreitar a LINHA ALERTA, uma linha telefónica coordenada pela Polícia Judiciária onde, entre outras coisas podem vir a efectuar a despistagem de sites que vos pareçam ter conteúdo ilegal e perigoso, casos de sites que incitem à violência, ao racismo, ao terrorismo, ou que defendam princípios nazis, persecutórios, pedófilos, etc..

Sem comentários: