quarta-feira, 28 de março de 2012

Feliz Páscoa

Votos de umas felizes Férias de Páscoa aos nossos alunos, professores, funcionários e seguidores:



Recados para Orkut

Sessão sobre "Cartas em tempo de Guerra"



Ao longo da manhã do dia 23 de março houve uma sessão na sala de História, para alunos das quatro turmas do 9º ano, na qual se falou de “Cartas em tempo de Guerra”. Os alunos recuaram umas décadas em busca de um tempo em que não existiam ainda os meios eletrónicos de hoje para a difusão da informação. Nesse tempo, a palavra escrita era muito importante. Uma carta de amor que se recebia, ou uma carta em tempo de guerra (em especial durante a Guerra Colonial), eram motivo de muita alegria e de estreitamento de laços inesquecíveis. O papel das madrinhas de guerra foi relembrado e colocou-se a tónica no livro de António Lobo Antunes, sobre as (suas) cartas em tempo de guerra colonial em Angola. Os alunos ouviram com muito interesse este “fragmento” da nossa história tão recente, mas tão longínqua para estes jovens.

Mitos Contemporâneos - Grupo de História & Biblioteca Escolar

Click to play this Smilebox collage
Create your own collage - Powered by Smilebox

Sob o mote "Mitos Contemporâneos" que este ano letivo serviram de tema às NOSSAS JORNADAS IV, o Grupo de História e a Biblioteca Escolar, fizeram uma seleção de documentos iconográficos, musicais, literários, jornalísticos e objetos diversos que marcaram o século XX e o início do séc. XXI. Os alunos e professores fizeram uma viagem a tudo aquilo que nos marcou ao longo deste período, relembraram ídolos,
reconheceram a Barbie como a boneca de referência do séc. XX. Desde à política, ao futebol, à moda, ao cinema, à música... nada faltou para dar uma visão do que foi o século que acabámos de transpor e que ainda está muito presente nos dias de hoje.

Entrega de Prémios aos Vencedores do Concurso Nacional de Leitura na nossa escola



No dia 23 de março, pelas 11.45 no polivalente na nossa escola, os alunos vencedores do Concurso Nacional de Leitura da nossa escola receberam os prémios em reconhecimento da sua excelente prestação. Os alunos do 3º CEB, André Antunes, Ana Carolina Serra e Sara Correia e os alunos do Secundário, Sara Cabete, Patricia Pedrosa e Daniela Marques receberam livros e um catálogo de arte. Os alunos já tinham recebido um bilhete de espetáculo para o CAE. Como tal, é com todo o reconhecimento que agradecemos aos nossos patrocinadores: à CELBI e à Câmara Municipal da FF (Divisão da Cultura) que nos proporcionaram meios para a atribuição destes prémios aos alunos, tal como estes mereciam.
Os nossos seis alunos estarão presentes no dia 18 de abril, na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura que se realizará no Auditório do Museu e Biblioteca Municipal da Figueira da Foz.
Votos de muito sucesso.

terça-feira, 13 de março de 2012

Escritora na Escola - MariaJoão Lopo de Carvalho




No dia 12 de março, das 10.15 às 12.00 tivemos na nossa escola a escritora Maria João Lopo de Carvalho. Tratou-se de uma parceria com a Leya Editores, que gentilmente nos trouxe a escritora para difusão da sua obra junto dos nossos alunos.

A autora falou dos seus livros, em especial da sua coleção "Os 7 irmãos" que conta histórias de gente com a mesma idade dos nossos alunos, com os mesmos problemas e os mesmos sonhos.

Também, não podia deixar de contar, a vida de uma mulher ímpar no seu tempo, a Marquesa de Alorna, que acabou de ser o mote para o seu mais recente livro e de maior folgo e que impôs à autora muitos meses de investigação.

No anfiteatro da nossa escola, tivemos cerca de cem alunos com os respetivos professores, que ouviram com agrado falar de livros , neste mês em que a Biblioteca Escolar dinamiza uma série de atividades em torno da leitura.

domingo, 11 de março de 2012

Vencedores do Concurso de Leitura da Nossa Escola no âmbito do PNL

Patrícia, André, Sara, Daniela, Ana Carolina

Na sexta-feira os seis alunos vencedores do Concurso de Leitura da nossa escola vieram à Biblioteca Escolar receber um bilhete para um espetáculo no CAE no dia 17 de Março. Como o bilhete expirava antes das Jornadas, os alunos vieram receber este pequeno presente enviado pelo Departamento de Cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz.


Os restantes presentes, que a Biblioteca Escolar conseguiu junto de patrocinadores, serão entregues nas Nossas Jornadas IV.

A Sara, veio a seguir (com uma colega).

Mês da Leitura - Clube de Leitura

De acordo com o previsto, o clube de leitura continua a funcionar... o professor de Educação Especial continua a trazer os alunos.
Desta vez, leu-se o Diário de um banana. Lemos em voz alta... cada um um bocadinho.

Prometeram voltar, para continuar a leitura.
Até à próxima!

Livro do Mês de Março - O Caderno de Maya


 Isabel Allende

Sinopse: O Caderno de Maya é diferentemente dos tradicionais romances de Isabel Allende, é passado nos dias atuais. Apresenta a trama de uma rapariga americana de 19 anos que encontrou refúgio em uma ilha remota da costa do Chile, depois de cair  numa vida de drogas, crime e prostituição. Segundo a autora, a inspiração para escrever este livro veio do problema enfrentado pelos três filhos de seu marido, precisamente devido à habituação às drogas. O mais velho enfrentou problemas com heroína durante anos, entrando e saindo de diversas clínicas de reabilitação. A filha do meio morreu de overdose...
Um romance comovente, mas também pedagógico.

Mês de Março - Mês da Leitura na BE

Aqui fica o cartaz e a calendarização de atividades.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Novidades documentais da Biblioteca Escolar


No mês de fevereiro e agora, em março, a Biblioteca tem feito aquisições substanciais de livros e DVD. Tem havido uma grand eprocura dos nossos documentos, as requisições têm sido mais que muitas... Estamos verdadeiramente felizes com os nossos utilizadores.
Sejam, sempre, benvindos!

terça-feira, 6 de março de 2012

Clube de Leitura na Biblioteca Escolar

Os alunos Rubén, João e Cátia, voltaram com o Professor de Educação especial à Biblioteca, hoje, dia 6 de Março. Lemos Afonso Cruz... foi muito bom rever-vos neste espaço.
Fiz um filmezinho sobre o nosso feliz encontro.
Até breve!