sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Vamos voltar ao Hospital com "Uma História e um Sorriso"



Dando continuidade a um projeto iniciado do ano letivo anterior, a Biblioteca escolar irá retomar as visitas ao Hospital distrital da figueira da foz, ao Serviço de Pediatria, para ler histórias às crianças internadas.
Levar um pouco de magia e de alegria a estes meninos e meninas é o nosso principal objetivo. Por vezes levaremos canções, jogos, desenhos e disfarces...

O livro será o mote para a nossa visita. Em troca de uma história damos e recebemos sorrisos.

VOTOS DE MELHORAS!

Leituras Partilhadas e Receitas de Leitura

A Biblioteca Escolar criou um placard, que foi colocado na sala de professores com o objetivo de haver uma partilha das leituras entre os professores da nossa escola. Convidamos os colegas a fazerem um comentário a um livro que leram e que os tenha marcado. Esse comentário será afixado no dito placard.
Do lado oposto encontra-se uma parte reservada à partilha de "receitas de leitura". A Biblioteca Escolar receita a leitura de uma obra, que seja novidade ou que se considere o seu conteúdo ou autor relevante.
Leva uma receita de leitura e deixa a tua leitura partilhada. Garantimos que vais gostar.
Placard destinado à atividade


Primeira receita de leitura: A máquina de fazer espanhois de Válter Hugo Mãe


Clube de Leitura na BE

Já chegou a nova professora de Educação Especial (Professora Sofia) e assim foi possível iniciar o Clube de Leitura com os seus alunos.
Através de um trabalho colaborativo entre a professora bibliotecária e a professora de Educação Especial, articulando o seu tempo, estabeleceu-se um horário para todos os alunos, ao longo de uma semana. As sessões decorrerão quinzenalmente.

BEM VINDOS & BOAS LEITURAS!!!








domingo, 20 de novembro de 2011

Ciência na Biblioteca



No dia 17 de Novembro, ao longo da manhã, realizaram-se na Escola Sec. C/ 3º CEB de Cristina Torres, três sessões da atividade dinamizada pela Biblioteca Escolar, denominada “Ciência na Biblioteca”. A escola contou com a presença, pelo segundo ano consecutivo, do Professor da Universidade de Coimbra – Faculdade de ciências e Tecnologia (Departamento de Ciências da Terra), Doutor Fernando Carlos Lopes, que explicou aos alunos de três turmas de Biologia e Geologia do 10º Ano e três turmas dos cursos profissionais de Proteção Civil e Análises Laboratoriais, a dinâmica geológica que implica o surgimento de sismos e outros fenómenos com eles correlacionados, como por exemplo os tsunami e a liquefação dos solos. Para que os alunos pudessem visualizar e “experimentar” os fenómenos, foram expostos modelos analógicos, que mostravam a formação de montanhas, a liquefação dos solos e os efeitos dos tsunamis. Após uma sessão teórica, os alunos tiveram oportunidade de fazer experiências e ver de perto os efeitos dos fenómenos estudados.

Esta atividade possibilitou uma oportunidade de articulação curricular da Biblioteca Escolar com o Grupo de Biologia e Geologia, bem como com os cursos profissionais existentes na escola, indo ao encontro dos seus currículos.


quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Textos de alunos sobre o Halloween

Publish at Calaméo or browse others.


Os alunos da Professora Paula Marques do 8º B fizeram textos, muito bonitos, sobre o Halloween... e falam de bruxas.
Parabéns às autoras e à sua professora.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Aquisições do Plano nacional de Leitura 2011




Chegaram mais recentemente, 14 exemplares da obra O Rei da Helíria de Alice Vieira e 8 exemplares do livro O velho que lia romances de amor de Luis Sepúlveda.

REQUISITA NA TUA BIBLIOTECA!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 2011/12

A nossa escola vai participar, neste ano letivo, no Concurso Nacional de Leitura no âmbito do PNL (Plano Nacional de Leitura).
O regulamento e as inscrições está coma as vossas Professoras de Língua Portuguesa e Português. A Biblioteca Escolar também te pode ajudar na procura das obras e no esclarecimento do regulamento.
As provas a nível de escola decorrerão no início de Janeiro.
Serão apurados 3 alunos do 3º CEB e 3 alunos do Secundário, para representarem a escola a nível distrital... e se correr tudo bem, mais tarde, a nível nacional.

O que é preciso fazer?

Os alunos do 3º CEB devem ler a obra:
O Cavaleiro da Dinamarca de Sophia de Mello Breyner.
Podes ver aqui uma apresentação da obra que vais ler:


Os alunos do Secundário devem ler a obra:
O velho que lia romances de amor de Luis Sepúlveda.

Aqui fica um filme lindo sobre esta obra:




Vem à Biblioteca requisitar o teu livro!
Também podes ler os livros em formato digital, procura aqui:

http://esctorres-m.ccems.pt/course/view.php?id=16

Trabalho colaborativo da BE e de Língua Portuguesa/Português

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Vamos acordar para o acordo & Baú de Histórias e Lendas de Portugal



Um trabalho colaborativo entre a Biblioteca Escolar e o Grupo de Português trouxe à Biblioteca todas as turmas do 7º ao 9º ano para participarem em duas atividades: "Vamos acordar para o acordo" e "Baú de Histórias e Lendas de Portugual". A primeira atividade consta de um formulário que os alunos respondem on-line sobre a nova ortografia. De seguida, os alunos ouvem e/ou leem uma História ou Lenda de Portugal. Estas atividades serão repetidas mensalmente. Este mês a história que ouviram passou-se há cerca de oito séculos, no reinado de D. Dinis, em que a sua esposa, a Rainha (Santa) Isabel conseguiu fazer um milagre transformando o pão em rosas. Foi o milagre das rosas...

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Halloween na Biblioteca Escolar - Leituras e muita emoção

No dia 31 de Outubro (segunda-feira) as turmas do 7º ano da nossa escola foram convidados a vir à biblioteca escolar, participar numa atividade relativa a esta efeméride (própria dos países de língua inglesa).
A biblioteca foi decorada a preceito com abóboras, velas, fantasmas, esqueletos, um caldeirão e uma colher de pau gigante (para mexer a poção de leitura), um cesto com livros ...
Os alunos viram um video-clip da música Thriller de Michael Jackson e uma apresentação em powerpoint com as tradições de Halloween e por fim, um após outro dirigiram-se ao caldeirão onde mexiam e encontravam uma proposta de leitura (arrepiante). Os alunos leram as passagens das obras,  existentes na nossa biblioteca e  recebiam um doce como prémio.
À tarde tivemos a participação de um mago muito especial (o professor Carlos Duarte) que de uma forma surpreendente animou a atividade de Haloween do 7º C.

Os alunos saíram divertidos... afinal a biblioteca escola não é só "um conjunto de estantes com livros".

Voltem sempre!


Visit My Photos - 48 Pics


Halloween - 2011

Veja as fotos da atividade


terça-feira, 1 de novembro de 2011

Uma extaordinária biblioteca digital do Ministério da educação

O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso, bastando a cessar o site: www.dominiopublico.gov.br
Só de literatura portuguesa são 732 obras!
<>
Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desactivada por falta de acessos. Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente:´
·Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci ;
·Escutar músicas em MP3 de alta qualidade;
·Ler poesia de Fernando Pessoa
·Ler obras de Machado de Assis ou a Divina Comédia;
·Ter acesso às melhores historias infantis e vídeos da TV ESCOLA
·E muito mais...
Acedam e tirem partido desta informação gratuíta!
<>
<>

<>
 
<>
 
<>