Dando continuidade a um projeto iniciado do ano letivo anterior, a Biblioteca escolar irá retomar as visitas ao Hospital distrital da figueira da foz, ao Serviço de Pediatria, para ler histórias às crianças internadas.
Levar um pouco de magia e de alegria a estes meninos e meninas é o nosso principal objetivo. Por vezes levaremos canções, jogos, desenhos e disfarces...
O livro será o mote para a nossa visita. Em troca de uma história damos e recebemos sorrisos.
A Biblioteca Escolar criou um placard, que foi colocado na sala de professores com o objetivo de haver uma partilha das leituras entre os professores da nossa escola. Convidamos os colegas a fazerem um comentário a um livro que leram e que os tenha marcado. Esse comentário será afixado no dito placard.
Do lado oposto encontra-se uma parte reservada à partilha de "receitas de leitura". A Biblioteca Escolar receita a leitura de uma obra, que seja novidade ou que se considere o seu conteúdo ou autor relevante.
Leva uma receita de leitura e deixa a tua leitura partilhada. Garantimos que vais gostar.
Placard destinado à atividade
Primeira receita de leitura: A máquina de fazer espanhois de Válter Hugo Mãe
Já chegou a nova professora de Educação Especial (Professora Sofia) e assim foi possível iniciar o Clube de Leitura com os seus alunos.
Através de um trabalho colaborativo entre a professora bibliotecária e a professora de Educação Especial, articulando o seu tempo, estabeleceu-se um horário para todos os alunos, ao longo de uma semana. As sessões decorrerão quinzenalmente.
Chegaram mais recentemente, 14 exemplares da obra O Rei da Helíria de Alice Vieira e 8 exemplares do livro O velho que lia romances de amor de Luis Sepúlveda.
A nossa escola vai participar, neste ano letivo, no Concurso Nacional de Leitura no âmbito do PNL (Plano Nacional de Leitura).
O regulamento e as inscrições está coma as vossas Professoras de Língua Portuguesa e Português. A Biblioteca Escolar também te pode ajudar na procura das obras e no esclarecimento do regulamento.
As provas a nível de escola decorrerão no início de Janeiro.
Serão apurados 3 alunos do 3º CEB e 3 alunos do Secundário, para representarem a escola a nível distrital... e se correr tudo bem, mais tarde, a nível nacional.
O que é preciso fazer?
Os alunos do 3º CEB devem ler a obra: O Cavaleiro da Dinamarcade Sophia de Mello Breyner.
Podes ver aqui uma apresentação da obra que vais ler:
Os alunos do Secundário devem ler a obra: O velho que lia romances de amor de Luis Sepúlveda.
Aqui fica um filme lindo sobre esta obra:
Vem à Biblioteca requisitar o teu livro!
Também podes ler os livros em formato digital, procura aqui:
No dia 31 de Outubro (segunda-feira) as turmas do 7º ano da nossa escola foram convidados a vir à biblioteca escolar, participar numa atividade relativa a esta efeméride (própria dos países de língua inglesa).
A biblioteca foi decorada a preceito com abóboras, velas, fantasmas, esqueletos, um caldeirão e uma colher de pau gigante (para mexer a poção de leitura), um cesto com livros ...
Os alunos viram um video-clip da músicaThriller de Michael Jackson e uma apresentação em powerpoint com as tradições de Halloween e por fim, um após outro dirigiram-se ao caldeirão onde mexiam e encontravam uma proposta de leitura (arrepiante). Os alunos leram as passagens das obras, existentes na nossa biblioteca e recebiam um doce como prémio.
À tarde tivemos a participação de um mago muito especial (o professor Carlos Duarte) que de uma forma surpreendente animou a atividade de Haloween do 7º C.
Os alunos saíram divertidos... afinal a biblioteca escola não é só "um conjunto de estantes com livros".
O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso, bastando a cessar o site:www.dominiopublico.gov.br
Só de literatura portuguesa são732obras!
<>
Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desactivada por falta de acessos. Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente:´
·Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci ;
·Escutar músicas em MP3 de alta qualidade;
·Ler poesia de Fernando Pessoa
·Ler obras de Machado de Assis ou a Divina Comédia;
·Ter acesso às melhores historias infantis e vídeos da TV ESCOLA