quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

O Centro de Documentação de Cristina Torres foi à PMA


Nos dias 17 e 24 de fevereiro, os elementos do Centro de Documentação de Cristina Torres deslocaram-se à Escola Pintor Mário Augusto, nas Alhadas, a fim de realizar uma sessão sobre a vida e obra de Cristina Torres, dirigida às turmas do 9º ano dessa escola.
As professoras Clara Martinho e Isabel Sousa (PB) fizeram um “percurso” interativo sobre inúmeros documentos referentes à vida da patrona da nossa escola, desde a sua defesa intransigente da instrução, às suas preocupações sociais e cívicas, que se prenderam com o apoio social às mulheres, a defesa da instrução popular e a luta contra a ditadura de Salazar. Foi reconstituído o seu percurso conturbado como professora, as retaliações do regime e as marcas indeléveis que deixou na Figueira da Foz e no coração dos seus alunos, que não se cansaram de a homenagear.
Os alunos gostaram muito de conhecer a história de vida desta mulher, pedagoga exímia e democrata desde tenra idade. E assim compreenderam o porquê da escolha do seu nome para patrona da sede do Agrupamento de Escolas Figueira Norte.








terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

(B)E-m@ail de S. Valentim


A Biblioteca Escolar lançou o repto aos alunos do 3º CEB e do Secundário para que escrevessem um poema, uma mensagem ou uma carta para algum colega da escola, mais especial.
As cartas e mensagens foram sendo guardadas numa caixa. Na terça-feira, dia 17 de fevereiro, a caixa foi aberta e foram identificados os destinatários. Foi elaborada uma lista com o nome dos alunos a quem eram dirigidas e esta foi afixada em vários locais da escola. Foram escritas 100 mensagens de S. Valentim, o que prova o sucesso da iniciativa. Os alunos vieram à Biblioteca Escolar, com bastante expectativa, buscar a sua mensagem. Com esta atividade a Biblioteca teve como objetivo a valorização dos afetos, a motivação para a escrita e envolveu um sentido de responsabilidade da parte de quem redigia a mensagem.

A Biblioteca Escolar enfeitou-se para o Dia de S. Valentim, foi escrito um poema no quadro e foi feita uma exposição bibliográfica, com 18 livros românticos de Nicholas Sparks e poemas de Amor.








Lendo as mensagens

Formação PORDATA na Escola


Drª Antea Gomes

No dia 15 de fevereiro a Escola de Cristina Torres contou com duas sessões ( de 90 min. cada) sobre a base de dados PORDATA. A Biblioteca Escolar, inserida na Rede de Bibliotecas Escolares, em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, organizou a realização desta atividade na nossa escola, dirigida aos alunos de Geografia do 11º ano (turmas D e E), da professora Carmo Nunes.

A sessão foi dinamizada pela Drª Antea Gomes (FFMS) que “conduziu” os alunos na exploração dos dados contidos nesta base, levando-os a retirar conclusões através da análise de mapas e gráficos, estáticos e dinâmicos.

Foi, com certeza, uma aula de Geografia diferente, que muniu os alunos de novas ferramentas de pesquisa de informação, que lhes poderão ser úteis na realização de trabalhos e no estudo.

A Biblioteca Escolar agradece à Fundação FMS e à professora Carmo Nunes que envolveu os seus alunos nesta atividade.

11º D
11º D
11º D
Drª Antea Gomes
11º E
11º E
Projeção PORDATA

11º E Drª Antea e Prof. Clara Martinho
Prof. Carmo Nunes com 11º D

Lista dos alunos que receberam mensagem no (B)E-m@il de S. Valentim

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Dia de S. Valentim - (B)E-m@il


A Biblioteca Escolar está a desenvolver a atividade  (B)E-m@il de S. Valentim.

Todos os alunos e alunas poderão escrever uma mensagem, poema, ou carta para alguém muito especial desta escola. Deve dizer o nome e o ano do destinatário.
Na terça-feira, a Biblioteca Escolar irá difundir a lista dos e das felizes contemplados (as), que deverão vir à Biblioteca receber o texto que lhe foi dirigido.

Até segunda ainda podem escrever!!!




Formação PORDATA na nossa escola

Na próxima segunda-feira, dia 15 de fevereiro, a Biblioteca escolar, em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, irá dinamizar duas sessões de formação para alunos e professores, com o objetivo de dar a conhecer esta útil e completa base de dados.
Os alunos do 11º D e E foram as turmas selecionadas a participar nesta atividade, acompanhados pela respetiva professora de Geografia, Professora Carmo Nunes.
Outros professores que estejam livres nos tempos das sessões, poderão participar.


Certificados do Concurso Nacional de Leitura - 2015/16

A Biblioteca Escolar criou este ano, à semelhança dos anos anteriores, bonitos certificados de participação para todos os alunos concorrentes ao Concurso Nacional de Leitura (Fase de Escola) - 2015/16).
Foram distinguidos os alunos vencedores e as menções honrosas.
Os seis vencedores (3 do 3º CEB e 3 do Secundário) receberão o seu prémio numa cerimónia na Biblioteca escolar durante as Jornadas Culturais.

PARABÉNS a todos!!!




NOTA: Os vencedores serão contactados pela Professora Bibliotecária com informações sobre a sua participação na fase distrital. Até lá!

A Biblioteca Escolar está a catalogar dezenas de novos livros

Olá!!!
A Biblioteca Escolar encontra-se a desenvolver um trabalho de tratamento documental que passa pela catalogação, classificação e indexação de novos livros. Estas coleções foram oferecidas pela EE, Srª. D.   Anabela Oliveira

Muito em breve, estes estarão ao vosso dispor, nas estantes e serão divulgadas as listas com estas novidades.






terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Efemérides na Biblioteca Escolar


Lembrar o centenário de Vergílio Ferreira

 Biblioteca Escolar, de acordo com o seu Plano Anual de Atividades comemorou/lembrou duas efemérides durante o mês de janeiro.
Tal como habitualmente, a Biblioteca Escolar, lembro o Dia Internacional das Vítimas do Holocausto – 27 de janeiro. Através de uma exposição documental patente no Salão Polivalente em duas vitrinas, a Biblioteca escolar deu a conhecer os horrores deste período negro da História do séc. XX. O livro do mês de janeiro foi, precisamente, “O livro da Deportação” de Marcel Ruby, Editorial Notícias, 1998. Esta exposição pretende contribuir para a formação cívica dos nossos alunos, para que episódios como este não se repitam.
A Biblioteca Escolar, também assinalou o centenário do distinto escritor Virgílio Ferreira (n. 1916-m. 1996), através de uma mini exposição patente na entrada da BE, num placard.
A sua vasta obra, geralmente dividida em fição (romance, conto), ensaio e diário, costuma ser agrupada em dois períodos literários: o Neorrealismo e o Existencialismo.




A Biblioteca Escolar – Novos Espaços, novos equipamentos


Os intervalos na BE
 Biblioteca Escolar já se encontra completamente organizada, possui uma nova disposição, nova iluminação Led e uma porta nova.
Os intervalos são bastante movimentados na BE, os alunos aproveitam a proximidade deste serviço educativo para ir ao computador, fazer requisições, relembrar alguma matéria para o teste seguinte ou, simplesmente, para ler uma banda desenhada na zona der leitura informal.
A Biblioteca Escolar tem servido para aulas específicas, em especial para pesquisa de fundo local nas aulas de História (Secundário) e para as aulas de Educação Especial.


Os intervalos na BE

Aulas de Ed. Especial na BE

A nova porta da BE







A nova sinalética da Biblioteca Escolar


A professora bibliotecária, Isabel Sousa, após um mês de arrumação de todo o acervo da Biblioteca Escolar – CT (que mudou durante as férias para o Bloco A), colocou toda a nova sinalética no fundo documental.
Com uma coleção de mais de 8.000 documentos, todos foram distribuídos pelas estantes de acordo com a CDU (Classificação Décimal Universal) – recorrendo a uma regra alfanumérica reconhecida pela biblioteconomia internacional.
Desta forma, os documentos estão perfeitamente organizados, de acordo com as classes e subclasses, tornando mais fácil o acesso à informação e a pesquisa documental.

A Biblioteca Escolar já foi visitada pela Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Drª Graça Barão, que atestou a correção das práticas no âmbito das Ciências da Informação e Comunicação.