quarta-feira, 25 de maio de 2016

Centro de Documentação de Cristina Torres foi a Brenha





Hoje, dia 25 de maio, pela manhã as professoras Clara Martinho e Isabel Sousa (do Centro de Documentação de Cristina Torres) foram à Escola EB1 de Brenha para falar com os alunos sobre a vida e obra de Cristina Torres.

Transportando o seu “Baú de Histórias e Memórias de Cristina Torres” cheio de fotografias e documentos sobre a professora Cristina Torres, que pela sua vida ligada à educação e a causas cívicas, peleando pela democracia, haveria de ser tida como um ícone do feminismo e da democracia na nossa cidade e por isso foi escolhida como patrona da nossa escola. Além desta distinção, os alunos ficaram a saber que a vida e obra desta mulher foi tão rica e completa, que a cidade lhe prestou múltiplas homenagens: uma escola, uma rua, uma praça e uma sala de aula da Escola Bernardino Machado têm o seu nome.

Os alunos quiseram ver, na sua mão, as fotografias e os livrinhos de Cristina Torres. Foi bom visitar esta escola. Os alunos mostraram muito interesse e foram grandes anfitriões.

Até à próxima!

 









 

 

terça-feira, 24 de maio de 2016

Sessão da Europe Direct na nossa escola

No dia 23 de maio a Biblioteca Escolar – CT dinamizou uma sessão que contou com a presença de três jovens estrangeiros (da Hungria, da Itália e de Espanha) que nos partilharam a sua experiência de voluntariado em Portugal, no âmbito do  projeto Europeu da Europe Direct de Aveiro.
Os alunos de Geografia do 11º E e F tiveram a sorte de poder participar nesta atividade, que tanta informação lhes proporcionou.
Obrigada a todos e em especial à Drº Maria Manuel Azevedo da Europe Direct e à Drª Gilda Pimentel da Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, que nos proporcionaram esta actividade, tão importante, para os nossos alunos.
Agradecemos, igualmente, a quantidade de documentos que deixaram à nossa escola e que se encontram na Biblioteca Escolar para oferta.

 
 
 
 
 
 
 
 
 

quarta-feira, 18 de maio de 2016

O Dia da Europa na Biblioteca Escolar

No dia 23 de maio, teremos na  sala 2 B, numa atividade dinamizada pela Biblioteca Escolar, elementos da Europe Direct de Aveiro que irão realizar uma sessão sobre a Europa Comunitária e a política de voluntariado jovem.
Esta sessão destina-se a alunos de Geografia do 11º Ano.

A Biblioteca Escolar lembrou o Dia Internacional dos Museus



A Biblioteca Escolar CT lembrou o Dia Internacional dos Museus que se comemora no dia 18 de maio de 2016.
Segundo o mote "Maio é Museu", foi feita uma mostra bibliográfica da nossa biblioteca sobre temas que, normalmente, estão patentes nos  museus: Pintura, escultura e arquitetura.

Aproveitando  esta comemoração, foi exposta uma grande e bonita coleção de lápis de carvão, gentilmente cedida pela Professora Alcina Almeida.







 
 

 


Ondjaky - Grande Prémio Literário em França - Maio de 2016

Ondjaki, escritor angolano foi premiado em França com o Grand Prix Litteraire.
Uma honra bem merecida para este jovem escritor de língua portuguesa, do qual muito gostamos e que consta da nossa coleção bibliográfica.





Evocação do centenário de Mário de Sá Carneiro




quinta-feira, 5 de maio de 2016

Evocação do Centenário do escritor modernista Mario de Sá-Carneiro


O Centro de Documentação de Cristina torres foi à Escola EB1 de Alhadas

A Professora Bibliotecária, Isabel Sousa, como membro do Centro de Documentação de Crisitna Torres, deslocou-se hoje à Escola EB1 de Alhadas, como a sua colega, Professora Clara Martinho, para falar de Crisitna Torres aos alunos daquela escola. Embora pequeninos, ficaram a compreender o precurso de vida e a obra da patrona da nossa escola, da qual sentimos enorme orgulho, querendo assim perpetuar as suas memórias junto de toda a comunidade escolar.



Novas aquisições da Biblioteca Escolar - CT


terça-feira, 3 de maio de 2016

O Centro de Documentação de Cristina Torres continua em busca de testemunhos “vivos”

Durante o segundo período o Centro de Documentação Cristina Torres continuou a desenvolver o seu projecto de divulgação da insigne cidadã, junto dos jovens de diferentes níveis de ensino, dentro do AEFN. Por outro lado continuámos a procurar testemunhos ainda vivos daqueles que privaram com Cristina Torres. Entretanto fomos surpreendidos pelo testemunho de alguém que “descobriu” este Centro de Documentação nos sítios do AEFN (Facebook e Blogue).

Rui Barreiros, residente em Coimbra, contactou a nossa escola (CDCT) para nos relatar em primeira mão uma história que desconhecíamos e que passamos a transcrever: 

“No final do ano de 1932, Cristina Torres foi compulsivamente transferida para Braga. A minha mãe [Maria Celeste Tavares n. 1917 – m. 2001] participou na organização de uma greve de solidariedade e contra a transferência da Professora. Mas, a greve gorou-se e a minha mãe foi expulsa da então Escola Industrial e Comercial da Figueira da Foz.

A Professora Cristina Torres, dias antes de se mudar para Braga, foi a casa do    meu avô, para se despedir de minha mãe, tendo, então, sabido que ela iria para a “costura”, por não haver dinheiro para ela estudar fora da Figueira da Foz. Nessa altura, a Professora conseguiu que a minha mãe fosse com ela, para Braga, cidade onde, ainda nesse ano letivo, completou o curso comercial. Tinha 15 anos de idade.


Maria Celeste Tavares

 

A minha mãe falava da Professora e da Mulher com muito afeto e admiração e estou convicto de que Cristina Torres foi uma referência marcante e potenciadora da mulher sensível, muito generosa e com uma grande sensibilidade social, que era a minha mãe.

E estou seguro de que a luta das mulheres e dos homens há de levar-nos a uma sociedade sem exploração do homem pelo homem”.

 

No Dia Internacional da Mulher (8 de março), Rui Barreiros homenageou a sua mãe e a sua professora, Cristina Torres através do facebook.

Portanto, mais uma vez reiteramos o nosso mais profundo orgulho em termos como patrona da escola sede esta mulher à frente do seu tempo…
 
Muito Gratas ao Sr. Rui Barreiros pela sua disponibilidade.
Clara martinho & Isabel Sousa

Contacto de RUI BARREIROS ao Centro de Documentação de Cristina Torres


Rui Barreiros, habitante da cidade de Coimbra, contactou o Centro de Documentação de Cristina Torres, para nos felicitar pelo nosso trabalho e para nos contar uma história real vivida pela sua mãe (Maria Celeste Tavares) e a Drª Cristina Torres (a primeira como aluna e a segunda como professora).
 
Na sequência deste contacto, no dia da Mulher, Rui Barreiros homenageou Cristina Torres e a sua mãe e felicitou o nosso trabalho em torno do Centro de Documentação CT. Passamos a transcrever as suas simpáticas palavras:
“A Drª Cristina Torres foi uma das muitas Mulheres portuguesas que levantou a voz contra a ditadura fascista de Salazar e, por isso mesmo, sofreu o ódio e a violência desse regime.
Na Escola que, na Figueira da Foz, tem o seu nome, existe um Centro de Documentação para estudo e divulgação da vida e obra dessa grande Democrata. Tal facto dignifica os professores que o criaram e lhe dão vida; tanto mais que se deslocam a outras Escolas do concelho para dar a conhecer matéria importante para a formação das novas gerações. Também sai dignificada a Escola de que Cristina Torres é patrona. Sai dignificada a Figueira da Foz. Sai dignificado o País e a Democracia.
Conforme se pode ler no “sítio” da Escola Secundária Cristina Torres, a vida da sua patrona caracterizou-se pela «defesa intransigente da instrução», por «preocupações sociais e cívicas, que se prenderam com o apoio social às mulheres, a defesa da instrução popular e a luta contra a ditadura de Salazar». Por isso, a Professora sofreu «as retaliações do regime», mas deixou «marcas indeléveis … na Figueira da Foz e no coração dos seus alunos, que não se cansaram de a homenagear».”
Muito gratas pelas gentis palavras
Clara Martinho & Isabel Sousa
(Centro de Documentação de Cristina Torres)
 
 
 

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Dia Internacional da Dança na Biblioteca Escolar

No dia 29 de abril, pelas 10 horas, a Biblioteca Escolar foi palco de um registo desse dia, com a excelente performance da aluna Matilde Carvalho do 8º B.
A aluna foi convidada pelo mérito que tem revelado nesta arte. A sua postura e ritmo marcaram a sua presença neste "palco" improvisado, onde a aluna brilho.
Alunos e professores acorreram a Biblioteca e ficaram maravilhados com o que viram.

Foi, também, projetado um PowerPoint com imagens sobre a dança e pequenos poemas sobre esta arte.

Pensamos ter lembrado, da melhor forma, este dia.
Muito Obrigada, Matilde!!!


Maria Isabel Sousa de Slidely by Slidely Slideshow

Autor do Mês: José Eduardo Agualusa

José Eduardo Agualusa, escritor angolano, foi distinguido no mês de abril com o prémio Man Booker Prize.
Como escritor de expressão portuguesa, amigo de Portugal e natural do nosso país irmão, partilhamos com o autor, e com o seu público, um pouco da sua obra de excelência.
Parabéns!!!




"Ecos" da participação no Concurso Nacuional de Leitura na Imprensa

Foi com imenso orgulho que a nossa Escola trouxe de Condeixa-a-Nova, no dia 20 de abril, dois lugares no pódio do Concurso Nacional de Leitura - Fase Distrital.
As alunas Laura Cação e Ana Carolina Serra, ambas do 11º A, trouxeram respetivamente o 2º e 3º lugar distrital, do escalão Secundário.

Entretanto começaram a chegar os "ecos" da nossa participação à imprensa local e regional.
Eis os exemplos:

Melhor Leitora do 2º Período


No segundo período, foi apurada como melhor leitora a aluna Inês Ferreira, do 11º ano, Turma F.
O nosso recorrente Melhor Leitor, Xavier Oliveira, foi "destronado" pela colega de turma, Inês Ferreira.
Como sempre, o melhor leitor recebe um certificado e um presente composto por livros/DVDs.
 
Parabéns INÊS!!!