terça-feira, 26 de abril de 2016

A Biblioteca Escolar comemorou o 25 de Abril

A Biblioteca Escolar comemorou o 25 de Abril com uma série da ações na escola e em contexto de sala de aula.
Foram criadas várias dezenas de pombas brancas (símbolo da paz), que foram suspensas no teto da Biblioteca e da Sala de Professores. Também foram produzidos diversos cartazes alusivos ao 42º aniversário do 25 de Abril.
No Polivalente foram realizadas duas vitrines com informação documental sobre esta efeméride. De salientar que numa vitrine está em destaque a letra de uma música que foi um ícone nessa primavera de 74.
A Biblioteca Escolar criou ainda marcadores evocativos deste marco histórico, no qual se podia ler um poema de Sophia de Mello Breyner Andresen: "Esta é a madrugada que eu esperava...". Foi colocado um marcador em cada livro de ponto e foi proposto a cada professor que às 8.30 desse a ler o poema a um aluno e que lhe fosse oferecido, simbolicamente, o marcador que além do poema tinha um cravo vermelho - símbolo da Revolução.

Pombas suspensas na BE


Exposição no Polivalente


Cartaz

Marcadores

Atividade de leitura do poema na aula do 10º E

A profª Silvéria abriu as portas à iniciativa da BE

A Professora Bibliotecária, Isabel Sousa, falou da Revolução de Abril de 74



quinta-feira, 21 de abril de 2016

Duas vencedoras da Cristina Torres no Concurso Nacional de Leitura – Distrital


No dia 20 de abril, seis alunos da Escola Cristina Torres, deslocaram-se à Biblioteca Municipal de Condeixa-a-Nova, a fim de participar na fase distrital 2016 do Concurso Nacional de Leitura.
Aos alunos e à professora à professora bibliotecária, Isabel sousa, esperava-os um dia muito especial. Para além da excelente receção proporcionada pelos organizadores do evento, e pela autarquia de Condeixa, podemos contar com um programa de animação variado e de elevada qualidade.
O júri foi constituído pela Vereadora da Cultura de Condeixa, pela escritora Ana Pessoa (autora de um dos livros indicados para o 3º CEB) e o cantor/compositor, João Só.
No final, viveram-se momentos de grande felicidade quando duas alunas da nossa escola, Laura Cação e Ana Carolina Serra, ambas do 11º A, foram chamadas ao palco para integrar o grupo de cinco finalistas do Ensino Secundário. Após as provas de leitura expressiva e prova de argumentação, onde as nossas alunas se distinguiram, passando a ocupar respetivamente o 2º e 3º lugar no pódio.
O Concurso Nacional de Leitura completa este ano a 10ª edição e a nossa Biblioteca Escolar dinamiza (com a colaboração do Grupo de Português), há seis anos consecutivos, este concurso a nível de escola. Após a fase de escola há toda a preparação para a fase distrital através da leitura das obras selecionadas. Este é o segundo ano seguido que temos dois alunos, da nossa escola, entre os vencedores.
Num universo de 160 alunos concorrentes, o facto de termos duas alunas excelentemente classificadas é, sem dúvida, um enorme motivo de orgulho.
Estão de parabéns as nossas alunas Laura Cação e Ana Carolina Serra, mas também os restantes alunos participantes: Mariana Cação (9º C); Francisco Dias (9º B); João Ferreira (9º B) e Maria João Gomes (10º D).
Todos os alunos participantes no CNL - Fase Distrital

Mª João; Laura Cação, Ana Carolina Serra, Mariana Cação, Francisco Dias e João Ferreira

Participantes do 3º CEB

Participantes do Secundário





terça-feira, 12 de abril de 2016

Já se prepara o 25 de Abril na Biblioteca Escolar

Estamos a fazer marcadores.


Concurso Concelhio de Leitura - A PB foi Júri






Pelo quarto ano consecutivo, a Professora Bibliotecária - Isabel Sousa, foi júri do Concurso Concelhio de Leitura.
No dia 16 de março realizou-se na Biblioteca Municipal a prova destinada a alunos do 2º CEB.
As fotos só chegaram agora...






terça-feira, 5 de abril de 2016

Entrega de Prémios aos vencedores do Concurso Nacional de Leitura – Fase de Escola 2015/16



Tal como já é habitual, a Biblioteca Escolar atribuiu os prémios aos vencedores do Concurso Nacional de Leitura - Fase de Escola (6ª edição), no último dia da “Semana da Leitura”, dia 16 de março. Os alunos vencedores foram os seguintes: no escalão Secundário, em 1º lugar a aluna do 11º ano, Ana Carolina Serra; no 2º lugar a aluna do 10º ano, Maria joão Gomes e no 3º lugar a aluna do 11º ano, Laura Cação. No 3º CEB, foram vencedores os alunos do 9º ano: em 1º lugar, Mariana Cação; em 2º lugar, Francisco Dias e em 3º lugar, João Miguel Ferreira.
Desde já agradecemos a sua participação neste evento, que deve ser entendido como uma festa da leitura. Agradecemos, também, o patrocínio concedido a este concurso, pela Junta de Freguesia de Buarcos - S. Julião, pela Editora Leya e pela Câmara Municipal da Figueira da Foz (Divisão da Cultura), que nos permitiu a atribuição de prémios aos seis vencedores do CNL - Fase de Escola - Escola Cristina Torres. Os prémios atribuídos foram constituídos por livros, um filme e alguns objetos promocionais.






Tu decides – Internet Segura


No dia 18 de março, das 10.00 às 13.30, decorreram na Biblioteca Escolar duas sessões destinadas a alunos do 10º ano (D e E). A atividade denominou-se "Tu decides - Internet segura". Partindo do visionamento de excertos do filme "Hard Candy" os alunos foram convidados ao debate sobre os aspetos mais relevantes do filme e sobre o uso da internet (sobretudo das redes sociais) de forma segura. Um filme que prendeu a atenção dos alunos e que suscitou diversas interpretações e excelentes diálogos sobre este tema tão atual. Os alunos responderam a um formulário padrão para o tratamento e análise de dados sobre este assunto.

Também é missão da Biblioteca Escolar abordar temas que se enquadrem no âmbito das Literacias da Informação e esta foi uma aposta muito positiva integrada em contexto das nossas Jornadas Culturais.








Campeonato de História QUIZHIST







No dia 18 de Março, o Grupo de História e a Biblioteca Escolar levaram a cabo um campeonato de História, interturmas do 9º ano, "QUIZHIST" que colocou frente a frente o 9º A e 9º B e de seguida, o 9ºC e9º D. A ideia era (re)lembrar, de uma forma lúdica, os acontecimentos lecionados nesta disciplina ao longo do 3º CEB, na disciplina de História. Vencidos e vencedores à parte, o que interessa é que a luta foi renhida e os alunos e professores envolvidos se divertiram muito. Esta atividade integrou-se nas Jornadas Culturais.






Miguel Carvalho na nossa escola



Miguel Carvalho, alfarrabista, livreiro, antiquário, editor e artista, esteve no dia 17 de março, no primeiro dia das Jornadas Culturais, na Escola Cristina Torres. A convite da Biblioteca Escolar, Miguel Carvalho, geólogo de formação, mas livreiro de paixão, dinamizou uma sessão destinada aos alunos das turmas de Humanidades da escola (10º E, F e 11º E). Numa conversa informal, conseguiu mostrar como surgiu a sua paixão pelos livros, de como a transformou na sua profissão que desenvolve há mais de 20 anos e como é que esta circunstância lhe permitiu conhecer pessoas das artes e das letras, que o têm marcado pessoal e profissionalmente. Miguel Carvalho trouxe uma série de excelentes exemplares de livros raros e antigos, assim como obras (re)editadas por si, assim com exemplares de trabalhos artísticos da sua autoria. Os alunos colocaram questões e por fim, todos receberam de oferta um exemplar de "Colleccção de elementos para a História da Figueira" (1899), em edição fac-similada. O nosso convidado também ofereceu livros para a nossa biblioteca escolar.


Estamos-lhe muito gratos pela sua disponibilidade em estar presente na nossa escola e pela sua generosidade e pela excelente “lição” que deu aos nossos alunos e professores.