quinta-feira, 17 de março de 2016

Entrega de prémios aos vencedores do CNL - Fase de Escola

Vencedores do 3º CEB
Ontem, dia 16 de março, a Biblioteca Escolar entregou os prémios aos vencedores do Concurso Nacional de Leitura - Fase de Escola.
Agradecemos o patrocínio da Junta de Freguesia de Buarcos-S. Julião, da Editora Leya e da Câmara Municipal (Divisão da Cultura), que nos permitiram a atribuição de prémios aos seis vencedores do CNL - Fase de Escola - Escola Cristina Torres.



Vencedora do Secundário - Ana Carolina Serra

 
 
 
Mariana Cação e João Ferreira
 
Francisco Dias
 
João Ferreira


 
A ver os prémios



Prémios para os seis alunos: livros, DVDs, Filmes, marcadores...

Exposição e Workshop: “Arte Xávega” e “Praia Pedagógica”





Xavier lê um trecho sobre o mar
A exposição de Mauro Correia "Olhar o mar pela lente de Mauro Correia", que nos mostrou imagens belíssimas sobre a pesca e a "Arte Xávega" na nossa costa, no dia 16 de março o seu ponto alto com uma excelente sessão para alunos de Geografia do 10º D e 11º E. A sessão foi dinamizada pela Biblioteca Escolar e contou com a presença do fotógrafo Mauro Correia e do coordenador do projeto "Praia Pedagógica", Hugo Duarte, que nos falaram de mar, de fotografia, de pesca, de pescadores e da "arte". No início, o aluno Xavier Oliveira foi desafiado para ler um pequeno excerto do livro "Que importa a fúria do mar" de Margarida Carvalho (o nosso livro do mês de março - Mês da Leitura).
No fim, fomos todos visitar a exposição de fotografias que se encontra patente no Salão Polivalente da Escola Cristina Torres e que após o dia 18 de março estará na Biblioteca Escolar para consulta, uma vez que foi oferecida à escola pelo autor.


A Biblioteca Escolar agradece muito a disponibilidade de Mauro Correia e Hugo Duarte para se deslocarem à nossa escola e abrilhantarem esta sessão sobre o mar da Figueira, assim como às professoras Maria do Carmo Nunes e Lurdes Pascoínho que cederam as suas aulas para acompanhar os alunos a esta actividade.

 
Alunos do 10º D e 11º E


Mauro Correia - "Quem é fotógrafo nunca deixa de ser fotógrafo"

Hugo Duarte fala do seu projeto "Praia Pedagógica"

Hugo Duarte

Mauro Correia e Hugo Duarte

Assistência

Assistência

Visita à exposição de fotografia

Mauro Correia fala sobre as suas fotografias com os alunos

 

terça-feira, 8 de março de 2016

Exposição de Mauro Correia na Cristina Torres



A semana da Leitura abriu, também, com uma excelente exposição de fotografia inspirada no mar da Figueira da Foz, na pesca, em especial na pesca tradicional que ainda se vai fazendo em algumas localidades piscatórias, mais a sul do concelho. "Olhar o mar pela lente de Mauro Correia" trouxe-nos a sua leitura da "Arte Xávega", retratada nesta exposição patente de 7 a 18 de março no salão polivalente da Escola Cristina Torres.
Agradecemos especialmente a Mauro Correia pela sua gentileza ao oferecer esta belíssima coleção de fotografias à Escola Cristina Torres.




Marcadores da Semana da Leitura




A Biblioteca Escolar criou muitos marcadores de livros com o objetivo de oferecer a alunos, professores e funcionários. Cada marcador continha um poema subordinado ao mar. Desde Sophia, a Pessoa, a António Botto todos se encantaram com o mar e fizeram encantar os seus leitores com as mais belas palavras sobre esse tema.



Semana da Leitura iniciou-se com “As Farpas”



“Não tem outro remédio senão vir à Figueira quem quiser ver a mais linda praia de banhos de Portugal”. Ramalho Ortigão

O início da Semana da Leitura na Escola Secundária de Cristina Torres foi marcado por uma ação conjunta de leitura em voz alta, à mesma hora (10.15) em cada sala de aula. O texto escolhido foi um excerto de “As Farpas”, precisamente no qual se fala da linda praia da Figueira da Foz, no final do séc. XIX. Trata-se de um retrato fiel da ambiência que se vivia na cidade-praia da Figueira da Foz.

Ao mote da “Semana da Leitura”, que este ano apostou nos “Elos de Leitura”, a Biblioteca Escolar juntou leituras sobre o mar e sobre a Figueira da Foz.

Nota: Fomos à sala de aula de Português, da turma do 9º B, da Professora Paula Matos, para ouvir a leitura em voz alta. Eis as imagens:






quinta-feira, 3 de março de 2016

Projeto "Um filme à tua medida" - Take 7, Take 8; Take 9

Segue a proposta de filmes para aulas de substituição.
Os filmes encontram-se na Biblioteca Escolar e estão em caixas destinadas ao 7º ano, 8º ano e 9º ano.


Prova Distrital do Concurso Nacional de Leitura - Livros e Participantes

Esta prova realizar-se-á no dia 20 de Abril, durante o período da tarde, e decorrerá na Biblioteca Municipal, Escola EB 2/3 Condeixa-a-Nova e Cine-teatro de Condeixa-a-Nova.
(oportunamente será enviado programa completo do evento).

Os livros escolhidos para esta fase são:

3º Ciclo :
 “Assim, mas sem ser assim” de Afonso Cruz
 “Supergigante” de Ana Pessoa

Secundário:
 “Contos de cães e maus lobos” de Valter Hugo Mãe
 “O Sr. Ibrahim e as flores do Corão” de Eric-Emmanuel Schmitt.



Logo da Biblioteca Escolar de CT

Finalmente temos um logotipo para a nossa Biblioteca Escolar. Gostam?