quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Feliz Natal

Desejamos a todos os utilizadores da Biblioteca Escolar de Cristina Torres (AEFN) um Natal muito Feliz e um Excelente Ano Novo.



A Biblioteca Escolar vai ocupar um novo espaço

Temos uma novidade gigante para vos apresentar no próximo ano de 2016...
A Biblioteca Escolar vai mudar de local. Procurem-na no Bloco A.
Esperemos que gostem e usufruam muito do novo espaço.
Para que tudo esteja pronto, temos trabalhado muito para mudar todo o mobiliário e fundo documental. Continuaremos a trabalhar durante as férias de Natal, para colocar todos os documentos na "morada" certa, de acordo com as regras modernas da Biblioteconomia.
Até lá!
Esperamos a vossa visita.


sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Livros do CNL - 2015-16 - Fase de Escola

Livros do Secundário:

Livros para o CNL - 2015/16 - Fase de escola

Livros do 3º CEB:



A Biblioteca Escolar vende Livros de António Tavares



Até segunda-feira a Biblioteca escolar vende livros do Prémio Leya 2015.

Escritor António Tavares na Escola Cristina Torres





A Escola Cristina Torres teve a honra, no dia 9 de dezembro, de receber o escritor António Tavares, recentemente galardoado com o Prémio Leya 2015.
A sessão foi dinamizada pela Biblioteca Escolar e pretendeu dar a conhecer o escritor e a sua obra aos alunos das turmas do secundário de Línguas e Humanidades.


O escritor, que também é Autarca da Figueira da foz (vice-presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz), durante 90 minutos explanou o seu percurso em torno das letras (primeiro como escritor de peças de teatro, depois como ensaísta, como jornalista e agora, como ficcionista). Além de falar dos seus livros “As palavras que me deverão guiar um dia” e “O coro dos defuntos”, o primeiro finalista do Prémio Leya 2013 e o segundo, vencedor do mesmo prémio em 2015, falou também do processo da escrita, dos seus personagens, da sua inspiração e de como se diverte e se “perde” ao escrever os seus livros.

Quanto a nós, temos a agradecer a presença de António Tavares, pelas suas palavras inspiradoras para os nossos alunos e professores e pelo sentimento de orgulho, que nós, figueirenses, sentimos ao ver um conterrâneo ganhar tão elevado prémio do universo literário da Lusofonia.










Ação de Formação para Professores na Escola Cristina Torres



Decorreu de 7 de novembro a 5 de dezembro, na Biblioteca da Escola Cristina Torres, uma formação acreditada para professores, subordinada ao tema ”Bibliotecas Escolares & Literacias para o Currículo das Ciências Sociais e Humanas”.
Esta ação teve como formadora, a professora bibliotecária da escola, Isabel Sousa, e contou com a participação de professores do Agrupamento de Escolas Figueira Norte e de outras escolas pertencentes ao Centro de Formação da Associação de Escolas Beira Mar.

O objetivo da realização desta ação prendeu-se com a necessidade dos docentes conhecerem melhor o novo paradigma de Biblioteca Escolar, preconizado por entidades de referência como a IFLA e a RBE, por forma a conhecerem a sua missão na escola/agrupamento. Por outro lado, pretendeu-se fornecer ferramentas teóricas e práticas para que os docentes consigam tirar melhor partido dos recursos e equipamentos disponíveis, e de livre acesso, na Biblioteca Escolar e de que modo, estes, podem fazer a diferença em contexto educativo.
Na sociedade da informação atual, também foi abordado o vasto leque de formas de obtenção da informação e de que modo, alunos e professores devem ter um cuidado acrescido no acesso à informação e no esforço que devem realizar, a fim de transformar essa informação em conhecimento.


Ao longo de 25 horas de formação, foi efectuado um percurso pela Biblioteca Escolar do presente, sobre as suas potencialidade e desafios, mas também foi feita uma perspectiva daquilo que serão estes espaços de cultura no futuro (próximo), onde impera a informação em formato digital.

Foi, portanto, um excelente momento de partilha e de reflexão, que consideramos ter sido muito positivo para todos os participantes.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 2015/16 - INSCREVE-TE!!!

A Biblioteca Escolar, em articulação com os professores de Português, vai levar a cabo o Concurso Nacional de Leitura no ano letivo de 2015/16.

Eis o regulamento:



Inscreve-te junto dos teus professores de Português!

GANHA PRÉMIOS!

* As provas são a 12 e 13 de janeiro na Biblioteca Escolar.

A Biblioteca e o Centro de Documentação de Cristina Torres evocaram a sua patrona

A Biblioteca e o Centro de Documentação de Cristina Torres evocaram a sua patrona  por ocasião da comemoração do 29º aniversário da Escola Cristina Torres.Foi feita uma mostra, no salão Polivalente de retalhos da sua vida e obra.







Dia Nacional da Cultura Científica

A Biblioteca Escolar assinalou no dia 24 de novembro o Dia Nacional da Cultura Científica com uma exposição de livros sobre ciência (novidades da Biblioteca Escolar) e com poemas de António Gedeão.


250 anos de Bocage

A Biblioteca Escolar fez uma pequena exposição evocativa dos 250 anos  do nascimento de Bocage.



* "Manuel Maria de Barbosa  du Bocage (Setúbal15 de Setembro de 1765 – Lisboa21 de Dezembro de 1805) foi um poeta português e, possivelmente, o maior representante do arcadismo lusitano. Embora ícone deste movimento literário, é uma figura inserida num período de transição do estilo clássico para o estilo romântico que terá forte presença na literatura portuguesa do século XIX".
In Wikipedia