quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Visita à Biblioteca Joanina



No âmbito do programa “Rota das Bibliotecas”, as Bibliotecas Escolares do Agrupamento, em articulação com os professores de História do 8º ano, realizaram uma visita de estudo à Biblioteca Joanina e edifício da Sala dos Capelos, da Universidade de Coimbra, na tarde de 24 de novembro.
Quarenta e cinco alunos de turmas do 8º ano do Agrupamento de Escolas Figueira Norte, acompanhados de 4 professores, foram conhecer uma das mais belas bibliotecas barrocas do nosso país e através de uma visita guiada puderam observar o fundo documental, as formas de acesso aos documentos, e os métodos de preservação dos mesmos.
Todos tivemos a oportunidade de visitar o edifício onde se encontra a célebre Sala dos Capelos onde os doutorandos defendem as suas teses para aquisição do grau de Doutor. Nesse edifício também visitamos a bela Sala de Armas.

Tratou-se de uma visita que veio de encontro ao plano curricular dos alunos do 8º ano à disciplina de História.






Rota das Bibliotecas – Visita à Biblioteca Municipal



No dia 24 de novembro, os alunos do 10º E, após a sua participação na sessão com a escritora angolana, Domingas Monte, visitaram a Biblioteca Municipal, em especial a sua Sala Figueirense (onde se encontra todo o fundo local), a Hemeroteca e a Sala de Leitura.
Os alunos do 10º E frequentam o curso de Línguas e Humanidades, pelo que consideramos muito vantajoso o conhecimento do funcionamento da Biblioteca Municipal, a fim de se tornarem seus futuros utilizadores que possui um acervo muito maior do que a Biblioteca Escolar, que vai ao encontro das suas necessidades de informação e documentação.

A visita foi guiada pela técnica superior, Emília Calisto, à qual agradecemos a sua disponibilidade. Os alunos foram transportados em autocarro da Autarquia, pelo que agradecemos esta útil colaboração.





Alunos da Cristina Torres em sessão com escritora angolana




 No dia 24 de novembro, pelas 10.30, os alunos do 10º E (Curso de Línguas e Humanidades) deslocaram-se à Biblioteca Municipal para participarem numa sessão de apresentação do livro “O gelado de múkua da Mamita” da escritora angolana, Domingas Monte.
Esta atividade realizou-se no âmbito de uma parceria da Biblioteca Municipal com a Biblioteca da Escola Sec. C/ 3º CEB de Cristina Torres e em trabalho colaborativo com a disciplina de Literatura Portuguesa.
A escritora deu a conhecer o seu livro, e as “estórias” que o envolvem, sempre relacionadas com a beleza e a originalidade da cultura angolana.
Os alunos tiveram oportunidade de fazer leituras, e de questionar a escritora, que com um discurso doce, satisfazia as curiosidades dos alunos e professores presentes.

Professoras: Isabel Sousa e Silvéria Ramos







Visita às Bibliotecas da Ajuda e Nacional em Lisboa



Integrada no programa REATAR da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), em parceria com o Grupo de Trabalho Concelhio da Rede de Bibliotecas Escolares e com a Biblioteca Municipal, as professoras bibliotecárias do Agrupamento de Escolas Figueira Norte, e outras professoras do agrupamento, tiveram a oportunidade de participar numa visita, no dia 20 de novembro, a duas bibliotecas de referência que se situam em Lisboa: A Biblioteca do Palácio da Ajuda e a Biblioteca Nacional.
Em ambas as bibliotecas, as docentes tiveram oportunidade de ver o espaço, a organização, o fundo documental, a conservação de documentos, a difusão do catálogo, o funcionamento, a história e as particularidades desses espaços de cultura.
Consideramos que esta foi uma excelente oportunidade para contactar com outras realidades de biblioteconomia, nas quais recolhemos ideias e métodos que pretendemos replicar nas nossas bibliotecas escolares.


quarta-feira, 25 de novembro de 2015

A Biblioteca Escolar e o tratamento documental de ofertas

A Biblioteca Escolar tem vivido uma fase muito feliz, com a receção de numerosas ofertas de livros e de coleções temáticas que estamos a integrar no nosso fundo documental. Para tal, temos feito um trabalho sistemático de registo, catalogação, classificação, indexação, etiquetagem e arrumação dos diversos documentos.
Após o tratamento documental a biblioteca difunde as novidades junto da comunidade escolar em expositor do polivalente e através de listagens enviadas para o email do pessoal docente e não docente.

A nossa biblioteca ficou mais rica graças à gentileza da EE de Educação do aluno Tiago Oliveira (Anabela Oliveira); do professor Edgar Pereira, da Professora Isilda Marques, da professora Clara Martinho e da Professora Fernanda Matias.












Baú de memórias de Cristina Torres na EB1 dos Netos

Tal como nos anos anteriores, o Centro de Documentação de Cristina Torres (Professora Clara Martinho e a Professora Bibliotecária, Isabel Sousa ) deslocaram-se no dia 4 de novembro à EB1 dos Netos para mostrar todas os objetos e documentos contidos no "Baú de memórias de Cristina Torres".  O baú é um mote para iniciarmos a conversa sobre a vida  e obra da nossa patrona. 
A criação de uma identificação identitária com os alunos das restantes escolas do agrupamento com a escola sede é um dos objetivos desta atividade.

Os alunos e professora Cláudia gostaram muito... nós também. Até à próxima!










Exposição "600 anos da Conquista de Ceuta"

No cumprimento da atividade "Datas com História" a Biblioteca Escolar lembrou os 600 anos da Conquista de Ceuta (1415-2015), como o primeiro marco da Expansão Portuguesa.
Exposição documental em articulação com a disciplina de História.






Halloween na Biblioteca Escolar

A nossa biblioteca também se enfeitou para lembrar o Halloween.







sábado, 21 de novembro de 2015

29º aniversário da Escola Crisitna Torres

Em homenagem a Cristina Torres, patrona da escola, e por ocasião do 29º aniversário da escola, a Biblioteca Escolar e o Centro de Documentação de Cristina Torres tem a honra apresentar um documento inédito:  um livro em francês que CT ofereceu a Mª João Salgado (sua aluna) em 1956.



quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Exposição do 5 de outubro - Comemoração do 105º aniversário da implantação da República Portuguesa













Exposição 100 anos de Orpheu em Portugal

A Revista "Orpheu" abriu uma era de modernismo em Portugal no âmbito das artes e dar Letras. Dela fizeram parte nomes notáveis como Fernando Pessoal, Almada Negreiros, Mário de Sá-Carneiro, entre muitos outros. Teve início em 1915, há um século, portanto.





OS NOSSOS ALUNOS TOP +

A Biblioteca Escolar, como centro de documentação que é, reuniu, ao longo do ano passado documentos e informações sobre alunos nossos que se estavam a distinguir em diferentes áreas, no exterior da escola.
Para nosso orgulho, fizemos no polivalente duas exposições sobre duas alunas TOP +: Raquel Ferreira (atleta, nadadora e colecionadora de títulos em Portugal e no estrangeiro, no âmbito do Desporto Escolar e muito mais) e a aluna Matilde Carvalho (magnífica bailarina, vencedora de prémios e medalhas em Portugal e no estrangeiro).

Agradecemos a colaboração do Professor Paulo Martins e da mãe da Raquel por terem dispensado amavelmente os troféus da atleta e da Professora Isilda Marques que trouxe os artefactos e troféus da bailarina Matilde.
Parabéns meninas! Continuem a orgulhar-nos.
Raquel Ferreira

Matilde Carvalho

Matilde Carvalho




Raquel Ferreira

Raquel Ferreira
Matilde Carvalho