sexta-feira, 17 de abril de 2015

Exposição sobre a 1ª Guerra - Comemoração do Centenário



No sentido de evocar o centenário da 1ª Guerra Mundial, a Biblioteca Escolar - CT e Grupo de História criaram uma exposição documentar sobre este acontecimento que ocorreu entre 1914-18. A exposição ficou mais rica com uma série de artefactos da 1ª Guerra cedidos pelo Museu Municipal: uma espingarda, um revolver, uma granada, um estojo de limpeza de armas, uma chávena, uma ampola de antídoto contra o gás e um pacote de cigarros.

Quem passa no polivalente, mesmo que sem se aperceber, encontra-se perante uma aula sobre este tema (que faz parte do currículo dos alunos de História do 9º e 12º ano).

Aconselhamos uma visita!



Evocamos dois grandes da literatura que partiram...

Evocamos Herberto Helder, o maior porta português da atualidade e Gunter Grass, o escritor crítico do regime Nazi e Prémio Nobel da Literatura de 1999.
Deixaram-nos... mas ficou a sua obra.



Prémios "Mais filmes... outra leitura na BE"

Diogo Gonçalves, 9º A - 2º Prémio
A atividade "Mais Filmes... outra leitura na BE" fez três vencedores de prémios:

1º Prémio - um livro - Profª Clara Nunes;

2º Prémio - um DVD - Diogo Gonçalves, 9º A;

3º Prémio - um bilhete de cinema para o CAE para 2 pessoas - Francisco Dias, 8º B.

Mais Filmes na Biblioteca Escolar

A Biblioteca escolar desenvolver uma atividade durante o Mês de março denominada: "mais filmes... outra leitura na Biblioteca Escolar".
Foram adquiridos doze filmes que têm como base um livro, ou que reconhecemos ser importante para o enriquecimento curricular dos nossos alunos.

Eis os filmes que adquirimos!


Estes já estão catalogados e prontinhos a ser requisitados.

Melhor Leitor do 2º Período - Xavier Oliveira

Mais uma vez, o aluno Xavier Oliveira do 10º F voi vencedor do prémio "O Melhor Leitor do 2º Período".
Este prémio é atribuído ao aluno que tenha feito mais requisições de material livro por período.
A base da atribuição deste prémio reside no tratamento estatísticos dos dados relativos ao funcionamento da BE.
Parabéns Xavier!!!

Atividade de articulação “Educação, género e cidadania”



Na sequência de uma formação sobre “Educação, cidadania e género” que frequentara na Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra, a professora bibliotecária desafiou a professora de Ciências e Formação para a Cidadania, Ana Gomes, a fazer uma atividade de articulação com a turma comum, o 8º B. A ideia era que os alunos respondessem a vários formulários sobre a temática geral, com base nos “Guiões para o 3º CEB da Comissão para a Igualdade de Género”, tendo sido desenvolvido o subtema “Pensando o corpo”.

No dia 13 de abril, a professora bibliotecária esteve presente na aula de Formação para a Cidadania, onde fez a apresentação final, sustentada por gráficos relativos ao tratamento estatístico das respostas aos formulários anteriormente apresentados aos alunos em contexto escolar. Os alunos mostraram-se muito interessados e, ao longo da aula, gerou-se uma interessante dinâmica de interação entre as professoras e os alunos.










Os nossos alunos na apresentação da obra "O Herói Português da 1ª Guerra Mundial



Drª Ana Paula Cardoso (MMFF), Neta do Soldado Milhões e Francisco Galope (O autor)

A convite da Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz e integrado no programa de atividades evocativas do centenário da I Guerra Mundial para 2015/ 2018, o Grupo Disciplinar de História do Agrupamento de Escolas Figueira Norte associou-se a esta iniciativa, uma vez que esta temática se integra no currículo de História do 3º CEB e do Secundário.
Os alunos do 7º E, 8º G e 9ºC, respetivamente das escolas Pintor Mário Augusto e Cristina Torres, deslocaram-se ao Auditório do Museu Municipal, no dia 9 de Abril, em transporte cedido pela autarquia, a fim de assistirem à divulgação da obra " O Herói português da 1ª Guerra Mundial", da autoria de Francisco Galope (jornalista da Revista Visão História).
Os alunos foram acompanhados pelos seguintes professores de História: Natércia Rasteiro, António Gonçalves, Rosa Maia e Isabel Sousa.
Os alunos assistiram à palestra com uma postura muito atenta e interessada e devidamente informados interagiram de modo bastante assertivo com o orador. Formularam questões reveladoras de um perfeito domínio do tema da obra e do respetivo contexto, evidenciando espírito critico e reflexivo.
 Tratou-se de uma iniciativa evocativa da batalha de La Lys, na qual participaram muitos militares do Concelho da Figueira da Foz, na qual se bateram heroicamente. Esta atividade foi bastante enriquecedora para os alunos e constituiu um forte contributo para o reforço da identidade nacional e divulgação dos factos e feitos da nossa História Nacional, com destaque para o herói da Batalha de La Lys, Aníbal Milhais, conhecido pelo soldado Milhões. Este condecorado pela sua coragem e generosidade com o mais alto galardão, a medalha de Torre e Espada, sendo o único soldado raso a recebê-la.

Sessão sobre "A Maçonaria na História"

A Maçonaria na História foi o tema de uma palestra proferida por José Santos Silva, que decorreu na passada quarta-feira, dia 8 de abril, pelas 15 horas, na Biblioteca Escolar.

Integrada num conjunto de atividades dinamizadas pelo Centro de Documentação de Cristina Torres, que têm evocado a figura da nossa patrona no ano em que se evoca o 40º aniversário da sua morte, a palestra do Técnico do Museu Municipal da Figueira da Foz revelou-se de inestimável interesse, uma vez que permitiu aos docentes do agrupamento conhecer melhor a conturbada época em que esta figura feminina viveu e o tipo de relações que estabeleceu enquanto lutava pelos seus ideais. Certamente a influência do seu marido, membro da maçonaria da Loja Germinal na Figueira da Foz, terá sido determinante na continuidade da defesa dos ideais republicanos de Cristina Torres.

Santos Silva revelou ainda nomes de maçons com um papel relevante na cultura, nas artes, na política e na ciência ao longo da História nacional e mundial. Foram também mostrados aos presentes diversos artefactos simbólicos pertencentes a maçons figueirenses e que hoje pertencem ao acervo do Museu Municipal.




Quiz 4 You - A BE nas Jornadas Culturais




No dia 19 de março seis turmas do 8º e 9º ano participaram num campeonato de Quiz 4 you com questões sobre História de Portugal e Cultura Geral. Os alunos participaram com muito entusiasmo nesta atividade que os fez rever alguns conteúdos do currículo da disciplina de História. Das duplas em “confronto” sagraram-se vencedores os alunos das turmas 8º A, 8º B e 9º B. Mais importante do que ganhar, é o facto de os alunos aprenderem e consolidarem conhecimentos jogando.



Workshop da ilustradora Ana Biscaia na BE



A ilustradora figueirense, Ana Biscaia, esteve na Escola Cristina Torres, no dia 19 de março para realizar três sessões de workshop de ilustração para alunos das turmas do 7º ano. A Biblioteca Escolar convidou a artista para estar presente na nossa escola, enriquecendo as II Jornadas Culturais, falando da sua formação, das suas obras e da importância que a ilustração e o texto têm na criação de um livro. Foi uma oportunidade dos alunos contactarem com a obra e a artista, o que constitui sempre um momento de aprendizagem significativo para os nossos alunos.

Entrega de Prémios aos alunos vencedores do CNL - Fase de Escola

Vencedores do Secundário


Vencedores do 3º CEB
Vencedor do 3º CEB
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
No dia 20 de março a Biblioteca da Escola Cristina Torres presenteou as competências leitoras dos alunos vencedores do Concurso Nacional de Leitura – 2014/15, fase de escola.
Seis alunos foram distinguidos como vencedores (três do 3º CEB e três do Secundário), para além de cinco menções honrosas no 3º CEB e duas no secundário.
Os alunos vencedores do 3º CEB foram: João Gomes, 9º ano; Francisco Dias, 8º ano e Ana Gabriela Guedes, 9º ano. Do secundário foram vencedores: Cláudia Esteves, 11º ano; Xavier Oliveira, 10º ano e Ana Carolina Serra, 10º ano. Estes alunos irão disputar a fase distrital na Biblioteca Municipal de Montemor-o-Velho no dia 28 de abril.
Os alunos receberam diversos prémios, em especial livros, material escolar e bilhetes de cinema para o CAE. Os prémios só foram possíveis devido à gentileza dos patrocinadores, a saber: CELBI, Biblioteca Municipal (Divisão da Cultura da CMFF), Junta de Freguesia de Buarcos, Leya Editores e Porto Editora. A todos o nosso agradecimento muito especial.

"As maçãs do sr. Peabody" no 7º C




Numa parceria com a Biblioteca Escolar, a turma de Literatura Portuguesa do 11ºE realizou uma atividade de promoção da leitura para os mais novos.
No dia 4 de março a atividade foi realizada na EB1 de Brenha e no dia 17 de março foi realizada na turma do 7ºC da Escola Cristina Torres.
Um grupo de alunas de Literatura Portuguesa analisou a obra de Madonna, “As Maçãs do Sr. Peabody” e orientou uma leitura do texto e das imagens que compõem o livro. Para além de pretenderem chamar a atenção dos mais novos para a importância das palavras, através da desgraçada aventura do Sr. Peabody, estas alunas queriam mostrar como a leitura de histórias contribui para melhorar o caráter das pessoas, pelo que deverá começar logo de muito cedo.
Esta foi uma atividade transdisciplinar e transversal (do secundário ao 1º ciclo) de grande enriquecimento para todos os intervenientes.
Silvéria Ramos

A Biblioteca Escolar CT participou nas II Jornadas Culturais

Scriptorium Quinhentista na BE

Scriptorium Quinhentista na BE

Scriptorium Quinhentista na BE

Entrega de prémios aos vencedores do secundário do CNL


Entrega de prémios aos vencedores do 3º CEB do CNL

Workshop de ilustração - Ana Biscaia com turmas do 7º ano

Workshop de ilustração - Ana Biscaia com turmas do 7º ano


Quiz 4 you - questões de História e Cultura Geral - Turmas do 8º e 9º ano

Quiz 4 you - questões de História e Cultura Geral - Turmas do 8º e 9º ano

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Divulgação da Patrona na EB 1 dos Vigários e Castanheiro


As Escolas do 1º CEB de Vigários e Castanheiro receberam, no dia nove de março, o Centro de Documentação de Cristina Torres. As professoras Clara Martinho e Isabel Sousa, que fazem parte do referido Centro, deslocaram-se a essas escolas com o objetivo de difundir a história de vida da patrona da escola-sede do Agrupamento de Escolas Figueira Norte, Cristina Torres, junto dos alunos do mesmo, um projeto do Centro de Documentação para o ano letivo de 2014/15. Consideramos que é um dever cívico que os alunos, desde tenra idade, conheçam a importância de Cristina Torres como Professora, Escritora, Conferencista, Pensadora, Republicana, Democrata, Feminista, Lutadora… Esta mulher ímpar constitui motivo de inspiração para a nossa comunidade escolar; a patrona e a escola fundem-se em matéria de valores, que temos todo o gosto em perpetuar: Liberdade, Igualdade, Justiça Social e Tolerância. Professoras Clara Martinho e Isabel Sousa (CDCT) Foi uma atividade que nos agradou muito tanto pela receção que tivemos das docentes das escolas, como pela atenção e interesse com que os alunos participaram na atividade. Acreditamos que a referida ação deixou marcas muito positivas na memória destes alunos. Professoras da Escola EB1 do Castanheiro Alunos e Professoras da Escola EB1 de Vigários Professoras Clara Martinho e Isabel Sousa (CDCT).



  1.  


Avisam-se os alunos Vencedores do CNL – Fase de Escola



Avisam-se os alunos Vencedores do CNL – Fase de Escola que já temos novas informações sobre a Fase Distrital:
DIA: 28 de abril de 2015;
HORA: Das 13.00 às 17.30;
 LOCAL: Biblioteca Municipal Afonso Duarte – Montemor-o-Velho;
TRANSPORTE: Da Câmara Municipal.
 LIVROS PARA LEITURA:
3º CEB – O rapaz do pijama às riscas de John Boyle;
SECUNDÁRIO – Somos todos um bocado ciganos de Manuel Jorge Marmelo. 


 * Existem livros na Biblioteca.

Pede-se aos alunos vencedores que não podem participar no CNL – Fase Distrital que avisem com antecedência para que os alunos com “Menção Honrosa” os possam substituir.