quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Dia de S. Valentim com a Biblioteca Escolar de Crisitna Torres no JI de Maiorca


Dia de S. Valentim no JI de Santana


A Biblioteca da Escola Cristina Torres visitou o JI de Santana, tendo levado até aos mais pequenos a sua atividade "Leituras Animadas". Uma vez que se aproxima o Dia de S. Valentim, toda a dinâmica de leitura versou o tema do amor, da amizade e dos afetos. A surpresa e a curiosidade  estapavam-se nos olhos brilhantes das crianças enquanto ouviam a leitura das estórias infantis sobre o amor "O Sapo Apaixonado"  e "Uma estranha dor de barriga". E a animação quando num grande coração cheio de pequenos corações em forma de moldura foram colocadas as fotos dos alunos, educadoras e assistentes?! Para não falar dos desenhos alusivos ao tema que os alunos coloriram com empenho! Já no recreio, as crianças, dispostas em roda, cantaram em coro e cada uma ofereceu ao melhor amigo um presentinho. Que animação! No fim, visivelmente felizes e gratas, distribuíram abraços às professoras visitantes.
A Biblioteca Escolar agradece o apoio da educadora Margarida Matos, que se prontificou a acompanhar a professora bibliotecária, Isabel Sousa. Também agradecemos a gentileza com que nos receberem no JI de Santana.
Foi uma manhã muito bonita. Até qualquer dia!

A Biblioteca Escolar lembrou o Dia de S. Valentim

A Biblioteca Escolar lembrou o Dia dos namorados com uma visita ao JI de Santana com a sua atividade "Leituras Animadas" e na Escola Cristina Torres o "Livro do Mês" foi A Matemática do Amor e foi difundida uma lista com literatura infanto-juvenil sobre o amor e os afetos.
Vitrine da BE com livros sobre o amor



Lista de lisvros infanto-juvenis sobre o amor e os afetos

Livro do Mês: "A Matemática do Amor"



quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Dia Internacional das Vitimas do Holocausto em Vitrine

O grupo de História em articulação com a Biblioteca escolar lembrou o Dia Internacional das vítimas do Holocausto com uma exposição na vitrine do polivalente, na qual se mostram os horrores do Nazismo, em especial dos campos de concentração que perpetrou um dos maiores genocídios da História da humanidade.

Pedimos que "Contem aos vossos filhos!"




  • Também foram enviados sites para o email dos professores do agrupamento para que nas suas aulas dessem ênfase a este período, dedicando uma aula para os valores.

Livro do mês de janeiro - O Violino de Auschwitz

No sentido de lembrar o Dia das Vitimas do Holocausto, que se comemora a 27 de janeiro, foi escolhido o livro O Violino de Auschwitz, para que não se esqueça este período negro da História da Humanidade.

Vencedores do Concurso Nacional de Leitura no site do Plano Nacional de Leitura



Os vencedores do Concurso de Leitura - Fase de Escola, da Escola Cristina Torres, já constam de uma lista no sítio do Plano Nacional de Leitura.
Estes alunos estão apurados para a prova distrital que decorrerá em abril ou maio. As novidades quanto ao local, dia e obras a ler serão divulgadas neste blogue e junto dos interessados. Até já!!!


Cláudia Esteves - Vencedora do escalão Sec.



Ana Carolina Serra - 3º lugar do escalão Sec.


Inês Romão - Menção Honrosa - Sec.









Xavier Oliveira - 2º lugar do escalão Sec.
Francisco Dias - 2º lugar do escalão 3º CEB




Os alunos participantes receberam bonitos certificados. Os vencedores irão receber novos certificados e prémios durante as Jornadas Culturais.





















PARABÉNS MENINOS (AS)!!!

Lançamento do livro "Leitura e Ideologia Republicana" da professora bibliotecária Isabel Sousa



A nossa professora bibliotecária, a Dra. Maria Isabel Sousa, apresentou à comunidade, no passado dia 31 de janeiro, o seu livro Leitura e Ideologia Republicana: escolas e bibliotecas populares na Figueira da Foz (1900-1910).
A sessão decorreu na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz e contou com a presença do Exmo. Sr. Vereador Dr. António Tavares, que fez a apresentação da obra, e de ilustres convidados, entre os quais vários deputados municipais e o Diretor do Agrupamento de Escolas Figueira Norte (AEFN).
A autora procedeu a uma pesquisa histórica minuciosa e a uma análise detalhada sobre as bibliotecas populares da Figueira da Foz, fruto do labor cultural de destacados republicanos no último decénio anterior à queda da Monarquia.
A obra que agora veio a lume é a adaptação da sua dissertação de Mestrado em Ciências de Educação - Especialização em Bibliotecas Escolares.
O trabalho assenta numa matriz geográfica e histórica da cidade da Figueira da Foz, no início do séc. XX, assim como nas suas freguesias limítrofes mais influentes: Tavarede e Buarcos. O objeto de estudo prende-se com a emergência e difusão do ideário republicano junto das populações, assim como a defesa intransigente da ideia do alargamento da instrução a um público cada vez mais vasto. Como pano de fundo desenvolveu-se uma ação de combate ao maior flagelo cultural do país à época: o analfabetismo quase generalizado, através da criação de escolas e bibliotecas populares em associações recreativas, de classe, mutualistas e outras. 
“Um estimável contributo da autora para a nossa identidade coletiva” - do prefácio de António Tavares.

Esta obra está disponível para consulta nas bibliotecas escolares do AEFN e na Biblioteca Municipal, onde também pode ser adquirida. 

Concurso de Fotografia & Texto - Regulamento








PARTICIPA!!!

Concurso Nacional de Leitura na Escola Crisitna Torres

Decorreu em simultâneo na Escola Secundária C/ 3º CEB de Cristina Torres e Escola 2º e 3º CEB Pintor Mário Augusto a 1ª Fase do Concurso Nacional de leitura (Nível de Escola) do 3º CEB, no dia 15 de janeiiro, pelas 9.15. Os alunos do 3º CEB leram o livro de Ondjaky, "Os da Minha Rua". Concorreram na escola sede 22 alunos e na PMA 5 alunos.
No dia 16 de janeiro decorreu na escola sede o concurso do Secundário, no qual estiveram presentes 16 alunos. A obra a concurso foi de Marcus Zusak, "A rapariga que roubava livros".

Deixamos algumas imagens da atividade.

Alunos do Secundário


Alunos do Secundário

Alunos do Secundário

Alunos do Secundário


Alunos do 3º CEB
Alunos do 3º CEB





Melhor Leitor do 1º Período - Xavier Oliveira

O vencedor.
A Biblioteca Escolar continua a premiar, todos os períodos letivos, o nosso melhor leitor.
Como nos antigos prémios, o aluno Xavier Oliveira do 10º F, nº 30, continuou a ser distinguido como o "Melhor Leitor", com 26 requisições domiciliária de livros.
A seguir distinguiram-se as seguintes alunas:
Ana Alves, nº 1 do 10º F - 7 requisições;
Catarina Caçoete nº 7 do 7º B - 5 requisições;
Ana Delgado, nº 2 do 10º C - 4 requisições.
Felicitamos o Xavier por mais esta vitória, assim como às alunas assinaladas.
Continuem a ler! Ler faz bem!

O vencedor com a 2ª Classificada, Ana Alves.

Votos de Boas Festas

Queridos Utilizadores da Biblioteca Escolar da Escola Cristina Torres desejo-vos um Feliz Natal e um Ano Novo com tudo o que mais desejam.
Abraço
Até ao ano de 2015!
Isabel Sousa (Profª Bibliotecária)

Exposição sobre a Patrona Cristina Torres no Polivalente


O Centro de Documentação Cristina Torres teve patente uma exposição sobre a sua patrona no Polivalente da Escola na qual estiveram patentes documentos sobre as três fases da sua vida (Juvem, Adulta e Idosa). A exposição foi visitada pelas turmas do 7º ano (em que os alunos foram acompanhados pelas professoras de História Clara Martinho e Isabel Sousa) e por toda a comunidade escolar.



Feira do livro na Biblioteca Escolar




A Biblioteca escolar da Escola Cristina Torres teve patente uma feira do livro da Leya editores de 2 a 16 de dezembro. O livro ainda fascina, por isso, a afluência à feira foi notável. O livro como objeto físico continua a cativar e a sua posse ainda agrada a todos os que gostam de fruir da leitura.

Obras do Autor do Mês - Fernando Pinto do Amaral

IN MEMORAM

Para sempre nos nossos corações.

No dia 24 de novembro a D. Helena deixou (para sempre) a Biblioteca Escolar, onde trabalhou durante quase duas décadas.
Paz à sua Alma.

Exposição sobre a pobreza no Polivalente da Escola Cristina Torres




A Escola Cristina Torres teve patente na semana de 17 a 21 de novembro, no polivalente, uma exposição de fotografia que teve como mote "A Pobreza".

Através de fotografias captadas no nosso país e estrangeiro, certos artistas locais tentaram captar esta enfermidade social do séc. XXI. O abandono, a fome, a pobreza, o desalento a desesperança e a indiferença, tudo isto captado pela objetiva do fotógrafo.

O cartaz promocional da atividade na escola foi concebido pelo Professor de EV, Élio Henriques.


Cartaz promocional da atividade concebido pelo Professor de EV, Élio Henriques.
Pretendeu-se que, através da imagem, que os nossos alunos ganhem uma maior sensibilidade relativamente às questões sociais e se sintam impelidos a intervir em prol de uma sociedade mais justa.

A exposição esteve na nossa escola cedida pela Casa de Nossa Senhora do Rosário.