segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Livro "Amor de Perdição" de Camilo Castelo Branco para os mais jovens

O livro "Amor de Perdição" foi escolhido para leitura dramatizada na Biblioteca Escolar no dia 14 de fevereiro, Dia dos Namorados. A leitura será feita por quatro alunas do  11º E: Ana Silveira, nº 1; Ana Fajardo, nº 2; Anastasiya, nº 5 e Balbina, nº 6. Cá vos aguardamos, meninas! 



Concurso Nacional de Leitura - Fase de Escola


CNL Fase de Escola Cristina Torres


Nos dias 13 e 14 de janeiro realizaram-se as provas dos alunos do (3º CEB e Secundário) participantes no Concurso Nacional de Leitura de 2013/14. Os alunos responderam a um formulário sobre as obras em análise: "Mar me quer" de Mia Couto para o 3º CEB e "A vida de PI" para o Secundário. Tivemos 64 alunos inscritos (30 do 3º CEB e 34 do Secundário. No final foram apurados os primeiros e segundos lugares, tendo os terceiros lugares sido obtidos numa prova de desempate realizada no dia 17 de janeiro, na qual os alunos realizaram uma prova de leitura em voz alta e uma resposta de composição curta sobre a obra.

No final sagraram-se vencedores os seguintes alunos:


Todos os alunos participantes, prémios de honra e vencedores irão receber um certificado. Os alunos vencedores e os prémios de honra irão receber os seus prémios numa cerimónia agendada para o efeito no final do 2º período.
Os alunos vencedores, ou os quadros de honra (em caso de substituição) irão participar numa prova distrital, para a qual receberão a informação necessária atempadamente.

Exposição "Livros com História" - Holocausto

Para assinalar o Dia Mundial das Vítimas do Holocausto que se comemora no dia 27 de janeiro a Biblioteca Escolar e o Grupo de História realizaram uma exposição de livros antigos relativos à II Guerra Mundial e ao Holocausto. São obras traduzidas para português, editadas nas décadas de 50, 60 e 70 do séc. XX.
estas obras desvendam os mistérios do terror Nazi: o eugenismo, o antisemitismo e o terror da guerra.

Nunca é demais lembrar estas "fatalidades" da História. Para que os erros não se repitam!


Exposição sobre o Holocausto "Livros com História" by

Melhor Leitor do 1º Período na Biblioteca Escolar

Tal como nos anos anteriores, Xavier Oliveira, aluno nº 20 do 9º C,  continua a ser o nosso melhor leitor. Após a conclusão das estatísticas de requisição e de utilizadores da BE ao longo deste período, sagrou-se vencedor o aluno Xavier Oliveira com 33 obras requisitadas (e lidas). O aluno recebeu um certificado e uma prenda, o livro de José Saramago: "A melhor Flor do Mundo". Outros alunos que merecem destaque pelo número de obras requisitadas e pelo seu gosto pela leitura, são : 
Matilde Tigeleiro, nº 24 do 8º A; António Sacramento, nº 4 do 9º C; Bárbara Carmelino, nº 5 o 10º E; Raquel Ponte, nº 27 do 8º B; Andreia Almeida, nº 3 do 8º B; Pedro Simões, nº 20 do 7º A e Diogo Simões, nº 7 do 7º A.
Muitos parabéns ao Xavier e aos seu colegas "Bons Leitores".


Mais Novos Filmes na Biblioteca escolar de Cristina torres


Novas aquisições da Biblioteca Escolar - Listagens


Cria um Cartaz ou escreve slogans para o Concurso Concelhio de Leitura 1º e 2º CEB


Sessão com Escritor Richard Towers

A nossa escola recebeu no dia 11 de novembro o escritor Richard Towers. Este é o criador do novo conceito de "Livro Objeto": um relógio, um espelho ou um tabuleiro de xadrez acompanhados de um livro que fala de tempo, reflexos e desafios.

Os alunos participantes foram de 3 turmas do 3º CEB e de 3 turmas do secundário, que estiveram presentes juntamente com os respetivos professores acompanhantes. Também foram convidados os alunos do 10º e 12º E ( uma vez que não tinham aulas nessa tarde).
A sessão decorreu bem e pela avaliação dos nosso alunos do secundário superou as expectativas.





Sessão com escritor Richard Towers

Halloween na Biblioteca Escolar



Cumprindo a tradição da nossa escola,  comemorámos o Halloween no dia 31 de outubro. A Biblioteca Escolar, o ATL/COJ e o Grupo Disciplinar de Inglês realizaram diversas atividades direcionadas aos alunos, e restante comunidade escolar, relativas à comemoração do Halloween.
A Biblioteca Escolar foi decorada com abóboras, esqueletos e demais acessórios desta tradição anglo-saxónica e preparou dois jogos para os alunos participarem: Caça ao Monstro e Jogo de Vampiros. Não faltou o caldeirão, que desta vez tinha os presentes dos vencedores e muitos marshmallows para adoçar o dia. Os alunos do 7º B fizeram leituras de textos “arrepiantes” em inglês para os restantes colegas e viram imagens digitais sobre o significado de cada símbolo do Halloween.
Nos dias anteriores foi confecionado doce de abóbora no centro de ATL/COJ  por duas turmas do 7º Ano, acompanhadas pelos  respetivos professores de inglês,  para distribuir  nesse dia a toda a comunidade escolar.
O polivalente foi decorado com objetos alusivos ao tema e numa tenda apropriada para o efeito uma "bidente" leu a sina a todos os interessados.

E já agora: Trick-or-treat???



segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Feliz Ano Novo para os nossos leitores


Recados Facebook

Mais filmes novos na Biblioteca Escolar da Cristina Torres

A Biblioteca Escolar comprou mais filmes. Já estão disponíveis para requisição: