quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Votos de Feliz Natal aos nossos leitores



A Vida de Pi - Materiais para análise da obra

Materiais para análise da obra para o Concurso Nacional de Leitura - Secundário .
A prova irá realizar-se na Biblioteca escolar no dia 14 de janeiro às 10.15.

Vê o trailler do filme:

Resumos da Obra:

Mar me quer - Resumos para estudo da obra

Para os alunos participantes no Concurso Nacional de Leitura - 3º CEB - Fase de Escola (a prova irá realizar-se no dia 13 de janeiro pelas 10.30, na biblioteca Escolar:




Mais no seguinte link:
http://www.slideshare.net/LeitorX/mar-me-quer-10032331

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Novos Filmes

Também respondemos ao pedido de filmes. mas só existiam estes:

 


Novas aquisições da BE nov. /dez

A Biblioteca da escola Cristina Torres adquiriu nos meses de novembro e dezembro os seguintes livros. Estes foram adquiridos de acordo com propostas que nos chegaram do Departamento de Línguas, mas também foram escolhidas novidades editoriais de diversos temas e géneros literários. Esperamos que as escolhas vos agradem e que venham requisitar à Biblioteca Escolar. Também foram adquiridos numeroso títulos (10 ex. de cada) para a Biblioteca da escola pintor Mário Augusto e alguns títulos para os Jardins de infância, que serão proximamente divulgados. BOAS LEITURAS!!!


Novas aquisições da Biblioteca Escolar nov./dez. 2013


quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

"Chá com livros" na Biblioteca escolar


No dia 4 de dezembro tivemos entre nós, na Biblioteca escolar, o editor da Bruaá, editora figueirense. Miguel Gouveia falou-nos de livros, de leitura, edição e o mercado atual do livro.
Às 10.15, Miguel Gouveia fez uma sessão para alunos de Literatura Portuguesa, do 10º e 11º anos. À tarde, a sessão foi para professores do Agrupamento, e teve como mote: "Chá com livros". Contamos com a presença de diversos professores que através de uma conversa descontraída e animada, falaram sobre a Bruaá, os livros, o papel da leitura no mundo atual e a qualidade de livros que "abundam" nas livrarias, tendo um prazo de validade tão curto como um simples iogurte. 
A Biblioteca escolar ofereceu aos presentes um marcador alusivo e no final foi servido um chá com bolinhos.

Agradecemos a presença de todos, foi muito bom ter-vos neste local, onde simultaneamente está a realizar-se uma feira do livro com edições da Bruaá.

Sessão sobre o "Terramoto de Lisboa de 1755 - Impacto Histórico e Científico"



Click to play this Smilebox scrapbook


Create your own scrapbook - Powered by Smilebox





No dia 25 de novembro, o Agrupamento de Escolas Figueira Norte (Escola Pintor Mário Augusto e Escola Cristina Torres), contou com a presença de Fernando Carlos Lopes, docente da FCT da Universidade de Coimbra como dinamizador de uma sessão para alunos e docentes, subordinada ao tema “O Terramoto de 1755 – Impacto Histórico e Científico”.
Os alunos puderam constatar que um fenómeno geológico também tem interesse para o domínio das ciências sociais e humanas, em especial para a História e Geografia. Desta forma, foi comemorado na nossa escola o Dia Mundial da Ciência com uma lição para os alunos do 10º ano de Ciências e Tecnologias e para o 11º de Humanidades e para o 8º ano na Escola Pintor Mário Augusto. Demonstrou-se que as ciências se intercomunicam, não sendo saberes estanques, contribuindo sistematicamente com teses que enriquecem a ciência de um modo global.
O Agrupamento agradece a disponibilidade do Doutor Fernando Carlos Lopes, que com a sua comunicação prendeu o interesse dos alunos e docentes envolvidos.






Sessão "Terramoto de Lisboa" by Slidely Slideshow

Concurso Nacional de Leitura 2013/14


Tal como nos anos anteriores, a Biblioteca escolar e o Grupo de Português vai levar a cabo mais um Concurso Nacional de Leitura aberto aos alunos do 3º CEB da nossa escola e da Escola Pintor Mário Augusto e do Secundário. Seguem-se as regras do regulamento deste concurso e os livros que os alunos de cada escalão deverão ler. Os alunos do 3º CEB farão a prova no dia 6 de janeiro e os do secundário, no dia 7 de janeiro. Os livros encontram-se na Biblioteca Escolar (vários exemplares de cada), onde os poderão requisitar. As inscrições deverão ser feitas junto do professor de Português ou na Biblioteca Escolar.