terça-feira, 26 de novembro de 2013

Sessão "O Terramoto de Lisboa de 1755 - Impacto histórico e científico"


No dia 25 de novembro decorreu nas duas escolas do Agrupamento de escolas Figueira Norte, duas sessões sobre  "O Terramoto de Lisboa de 1755 - Impacto histórico e científico". Esta atividade teve como objetivo comemorar o Dia Mundial da Ciência, para tal contámos com a presença do Professor Fernando Carlos Lopes, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia (Departamento de Ciências da Terra) da Universidade de Coimbra. Estiveram presentes alunos do 10º ano do Curos de Ciências e Tecnologias e do 11º ano de Humanidades, juntamente com os professores acompanhantes. Tratou-se de uma atividade de articulação da Biblioteca Escolar com o Departamento de Matermática e Ciências Experimentais e o Departamento de Ciências Sociais e Humanas. Foi uma oportunidade dos alunos conhecerem este fenómeno sob o ponto de vista histórico e também geológico, físico e geográfico. Compreendeu-se que um fenómeno pode ser visto no âmbito de várias ciências, que só aparentemente se encontram divididas de acordo com o seu objeto de estudo. Mas ficou, mais uma vez provado que as ciências comunicam entre si e oferecem contributos mútuos.
Agradecemos a disponibilidade do Professor Fernando Carlos para estar entre nós.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Concurso de cartazes e slogans para Concurso Concelhio de Leitura

Sessão com Escritor Richard Towers

A nossa escola recebeu no dia 11 de novembro o escritor Richard Towers. Este é o criador do novo conceito de "Livro Objeto": um relógio, um espelho ou um tabuleiro de xadrez acompanhados de um livro que fala de tempo, reflexos e desafios.
Os alunos participantes foram de 3 turmas do 3º CEB e de 3 turmas do secundário, que estiveram presentes juntamente com os respetivos professores acompanhantes. Também foram convidados os alunos do 10º e 12º E ( uma vez que não tinham aulas nessa tarde).
A sessão decorreu bem e pela avaliação dos nosso alunos do secundário superou as expectativas.





Sessão com escritor Richard Towers by Slidely Slideshow