quinta-feira, 30 de maio de 2013

Exposição do Centro Documental de Cristina Torres

Ao longo do ano letivo os professores Clara Martinho, Isabel Sousa e José Marques  trabalharam com o objetivo de reunir mais documentos sobre a nossa Patrona por forma criar um acervo considerável para ser colocado à disposição dos nossos alunos e professores. Todo o material já existente e algum que foi acrescentado, foi integralmente catalogado ao longo deste ano letivo, com o apoio do professor Hamilton Correia. O nosso catálogo Cristina Torres encontra-se informatizado e é possível aceder a ele através do site da escola.
Como atividade de final de ano letivo  o Centro Documental pretendeu mostrar alguns documentos que demonstram a vinculação à ideologia Republicana e Democrática, o que lhe valeu, primeiro a deportação para a cidade de Braga e mais tarde, o afastamento compulsório do ensino oficial. Cristina Torres passou a dedicar-se ao ensino doméstico, sendo que este centro também entrevistou, ao longo do ano, certas pessoas que conheceram a nossa patrona, como sua professora.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Mia Couto Ganhou o Prémio Camões

Mia Couto, escritor Moçambicano, ganhou este ano o Prémio Camões, galardão de grande valor do campo da escrita em Língua Portuguesa.







O vencedor do prémio literário mais importante da criação literária da língua portuguesa é o escritor moçambicano autor de livros como Raiz de Orvalho, Terra Sonâmbula e A Confissão da Leoa . É o segundo autor de Moçambique a ser distinguido, depois de José Craveirinha em 1991.
O júri justificou a distinção de Mia Couto tendo em conta a “vasta obra ficcional caracterizada pela inovação estilística e a profunda humanidade”, segundo disse à agência Lusa José Carlos Vasconcelos, um dos jurados.
A obra de Mia Couto, “inicialmente, foi muito valorizada pela criação e inovação verbal, mas tem tido uma cada vez maior solidez na estrutura narrativa e capacidade de transportar para a escrita a oralidade”, acrescentou Vasconcelos. Além disso, conseguiu “passar do local para o global”, numa produção que já conta 30 livros, que tem extravasado as suas fronteiras nacionais e tem “tido um grande reconhecimento da crítica”. Os seus livros estão, de resto, traduzidos em duas dezenas de línguas.
Do júri, que se reuniu durante a tarde desta segunda-feira no Palácio Gustavo Capanema, sede do Centro Internacional do Livro e da Biblioteca Nacional, fizeram também parte, do lado de Portugal, a professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa Clara Crabbé Rocha (filha de Miguel Torga, o primeiro galardoado com o Prémio Camões, em 1989), os brasileiros Alcir Pécora, crítico e professor da Universidade de Campinas, e Alberto da Costa e Silva, embaixador e membro da Academia Brasileira de Letras, o escritor e professor universitário moçambicano João Paulo Borges Coelho e o escritor angolano José Eduardo Agualusa.

in Público Cultura, 27 de maio 2013

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Festa (a ler) com Pais






Festa (a ler) com Pais
A nossa escola já tem tradição na realização da Festa dos Pais, dirigida aos nossos alunos do 7º ano e pais. Este evento decorreu ontem na nossa escola, dia 15 de Maio, pelas 18.00 na sala 2B. A escolha deste dia prendeu-se com o facto deste ser conotado internacionalmente como o «Dia da Família».
Toda a decoração da festa teve como mote: o coração. Na verdade pretendia-se que esta festa permitisse dar aso aos afetos e às emoções, tanto entre pais e filhos, como entre alunos e professores.
Esta festa foi preparada previamente, uma vez que contou com a participação dos professores de Línguas (Português, Francês e Inglês), assim como do empenho dos Diretores de Turma. Os alunos escreveram e/ou selecionaram textos com o objetivo de serem lidos em homenagem aos seus pais. Também foram convidados a participar alunos que tenham talentos para a música, a dança e o canto. A Biblioteca Escolar coordenou os trabalhos, o alinhamento da festa, os ensaios e todos os aspectos logísticos.
Os alunos responderam ao repto lançado pela Biblioteca e em conjunto com os professores esforçaram-se para que tudo corresse bem. Também, uma mãe, participou com a leitura de um texto sobre a questão pais & filhos.
A festa decorreu muito bem e no fim, pais e professores, foram brindados com uma surpresa, uma bonita flor oferecida pela escola, mas entregue pelas mãos dos seus filhos. Para terminar, houve um lanchinho partilhado, oferecido pela escola a todos os presentes.
Esperamos que a festa tenha sido uma experiência que ficará na memória dos nossos alunos bem como uma bonita receção da escola para a integração dos novos alunos na comunidade escolar.
Isabel Sousa & Simone Pinto





Projeto Ler & Aprender - Poço Frio




A Árvore Generosa é um clássico da literatura infanto-juvenil escrito, em 1964, por Shel Silverstein, que conta a história do amor entre uma árvore e um menino.


A árvore é a amiga afetuosa que dá tudo ao menino: as folhas, os frutos, a sombra. O menino também ama a árvore, sua grande companheira de todas as brincadeiras: sobe o seu tronco, pendura-se nos ramos, brinca às escondidas e finge que é um rei com uma coroa feita com as folhas da sua amiga.
Mas o menino vai crescendo, torna-se adolescente e, depois, adulto. E, pouco a pouco, põe a amiga de lado. “Estou grande demais para brincar”, diz ele, um dia, acrescentando que precisa de dinheiro para comprar “muitas coisas”. A árvore dá-lhe, então, as suas maçãs para o jovem vender. Mais tarde, deixa-o levar os seus ramos para o homem construir a sua casa. E a história acompanha o passar do tempo até à velhice do homem que, até ao fim dos seus dias, já velho e cansado, é chamado de menino pela árvore.
Esta bonita história dá-nos, a todos, uma lição de vida e de generosidade, despertando a consciência ecológica dos meninos de todas as idades - o homem ingrato, materialista, face à generosidade e à força da natureza que, de forma sincera e desinteressada, lhe dá tudo o que tem.
Foi esta maravilhosa história sem idade, de afeto e de ternura, que os alunos da EB1 do Poço Frio descobriram, em maio, no âmbito do Projeto Ler & Aprender. Após a leitura expressiva (e entusiasmada!) do conto, seguiu-se a sua ilustração e a construção da árvore generosa da turma. Todos os alunos decoraram uma grande árvore com folhas de diversas cores nas quais, previamente, registaram aquilo que ofereceriam/partilhariam “se fossem uma árvore”. Parabéns a todos eles pelas suas bonitas palavras e pela forma exemplar como participaram nesta atividade.




quarta-feira, 15 de maio de 2013

Hoje é o dia da «Festa (a ler) com Pais»


HOJE a Biblioteca Escolar vai dinamizar a já habitual «Festa (a ler) com Pais» para os alunos do 7º ano de escolaridade. Pelas 18.00 na sala 2B.
Tudo está a ser preparado...
Convidamos professores, Diretores de Turma, pais, amigos e familiares a estarem presentes. ATÉ LOGO!!!

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Clube de Leitura na Biblioteca Escolar

Temos reunido na Biblioteca escolar todas as segundas feiras pelas 9.20 para realizar leituras integradas no Clube de Leitura. Ultimamente os alunos andaram a ler "A Lua de Joana". Hoje, em homenagem a Afonso Cruz que ganhou o 3º lugar de vendas na grande feira do livro de Bogotá 2013, lemos "A Contradição Humana" e depois, ainda lemos um artigo do JL que fala da nossa artista plástica Joana Vasconcelos. APRENDEMOS SEMPRE UM POUCO!
By Slide.ly - SlideShow Maker