terça-feira, 30 de abril de 2013

Projeto Ler & Aprender - Visita à EB1 de Maiorca


Becristorres Biblioteca Escolar's Slidely by Becristorres Biblioteca Escolar on Slide.ly - SlideShow Maker


Este conto narra a história de dois primos ratos, um vivia no campo e o outro na cidade. O Rato do Campo vivia no seu buraquinho junto à Seara Verde, sabia da mudança das estações do ano pelo frio ou pelo calor e dava grandes passeios com os seus amigos. O Rato da Cidade vivia no seu buraquinho junto ao fogão da cozinha da Casa Grande, comia o queijo que surripiava do armário e inventava manhas e artimanhas para fugir do gato Feliciano. Porém, os dois primos não se sentiam felizes e ansiavam pela vida um do outro! E tão forte suspiraram que, um dia, ouviram-se um ao outro e, de imediato, decidiram trocar de casa e de lugar! O Rato do Campo foi morar na cozinha da Casa Grande e o Rato da Cidade mudou-se para o buraquinho junto à Seara Verde. Será que esta mudança correu bem e que os dois ratinhos se tornaram mais felizes? Para descobrires, terás de ler esta bela fábula de Esopo, recriada pela escritora Alice Vieira, que os alunos da EB1 de Maiorca (re)leram no mês de abril, no âmbito do Projeto Ler & Aprender. Com esta história, aprendemos que raramente damos valor ao que temos, pensando que o que é dos outros é sempre melhor! Muitas vezes, é necessário colocarmo-nos na pele do outro, para valorizarmos aquilo que temos. Lê esta história, clicando no livro digital!




Centenário de Álvaro Cunhal na nossa escola


Becristorres Biblioteca Escolar's Slidely by Becristorres Biblioteca Escolar on Slide.ly - SlideShow Maker

A Biblioteca Escolar e o Grupo de História contactaram entidades como o Partido Comunista Português, a Associação 25 de Abril e o Museu de Peniche para reunir documentos para realizar uma exposição sobre o Centenário de Álvaro Cunhal.
Este dirigente do PCP lutou pela palavra, pela pena e pelo desenho contra um regime ditatorial com o qual não concordava.

25 de abril na nossa escola

Becristorres Biblioteca Escolar's Slidely by Becristorres Biblioteca Escolar on Slide.ly - SlideShow Maker


A Biblioteca Escolar e o Grupo de História comemoraram o 25 de abril no Polivalente da Escola, na Biblioteca e na vitrine da sala 23 do Bloco A. 















Marcadores sobre o 25 de abril foram oferecidos na Sala de Professores com a letra das senhas da revolução: «Grândola» e "E depois do Adeus».












Vitrine do Polivalente.













Vitrine da Sala 23, Bloco A

A Biblioteca Escolar, a propósito do 25 de abril editou em formato digital uma revista sobre o 25 de Abril, que aqui deixamos para vossa consulta, por se tratar de um valioso documento da época.






quinta-feira, 18 de abril de 2013

Participação de alunos da Escola crisitna torres no Concurso nacional de Leitura em Tábua - Fase Distrital.





No dia 17 de abril, seis alunos da Escola Secundária com 3º CEB de Cristina Torres participaram na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura do PNL. Três alunos do 3º CEB e três do Secundário participaram numa prova de leitura, tendo por base as obras previamente indicadas: Volta ao Mundo em 80 dias, de Júlio Verne e Crime no Expresso do Oriente, de Agatha Christie (para o 3º CEB) e Livro, de José Luís Peixoto e Metamorfose , de Franz Kafka.
A prova decorreu belo e recém-inaugurado Centro Cultural de Tábua, na qual participaram alunos de escolas de todo o Distrito de Coimbra, entre as quais se contavam representantes de todas as escolas e agrupamentos do Concelho da Figueira da Foz. Os alunos deslocaram-se em autocarro cedido gentilmente pela Autarquia e foram acompanhados pelas professoras bibliotecárias de cada escola e/ou por professores de L. Portuguesa. Da nossa escola, os alunos Matilde Tigeleiro, Mariana oliveira, Xavier Oliveira, Simone Mota, Brenda Toro e Sara Cabete, foram acompanhados pela professora Bibliotecária, Isabel Sousa e a professora de Língua portuguesa, Irene Fontinha.
Tratou-se de uma autêntica “Festa da Leitura”, na qual estiveram presentes mais de uma centena de alunos leitores, recebidos com toda a simpatia pelos técnicos da Biblioteca Municipal de Tábua, que este ano organizaram este evento. Tratou-se de um trabalho que envolveu o grupo de trabalho concelhio da Rede de Bibliotecas Escolares de Tábua, tendo, por isso como convidadas as Coordenadoras Interconcelhias: Helena Duque, Dina Mendes e Ana Maria Cabral. Fez parte do Júri, o querido escritor da criançada, José Fanha.
Tratou-se de uma experiência muito especial para os nossos alunos, e um prémio por serem tão bons leitores.
Para o ano, certamente, continuará a nossa participação neste evento, o qual é considerado o mais destacado concurso de leitura a nível nacional.
Parabéns alunos!!!


quinta-feira, 11 de abril de 2013

Melhor Leitor do 2º Período

O aluno Xavier Oliveira, do 8º C, voltou a ser o vencedor absoluto do «Melhor Leitor do [2º] Período. Este aluno tem sido, de forma recorrente o nosso melhor leitor. Com uma média de cerca de 30 livros por período, neste 2º Período, o aluno leu 46 livros. E nós sabemos que Leu Mesmo!

Muitos Parabéns ao vencedor.
A Biblioteca escolar orgulha-se de ter assim, utilizadores tão fiéis.


quinta-feira, 4 de abril de 2013

Frases Criativas dos nossos alunos - «Ler o Mar»



Durante a última semana de aulas antes das Férias da Páscoa, os alunos foram desafiados a escrever, na Biblioteca uma frase sobre o mar:

Ora escreve lá um poema/frase sobre o mar: «Ler o Mar»
O resultado dos trabalhos apresentados, encontra-se na publicação acima .


quarta-feira, 3 de abril de 2013

Dia 2 de Abril: Dia Internacional do Livro Infantil

 No aniversário de Hans Christian Andersen (o autor de clássicos infantis como "O Patinho Feio" e "Polegarzinho") é comemorado o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil.



A nossa Biblioteca comemorou este dia, com uma exposição de livros da "Anita", histórias que fizeram muito sucesso na década de 60, 70 e 80 do século passado, junto das meninas que hije já são mulheres e mães. A exposição atraiu muitas professoras e funcionárias da escola que se lembravam do infinito prazer de ler estas histórias tão belas, como magnificamente ilustradas.


Esperamos que tenham passado umas Boas Férias de Páscoa... Bom regresso à Biblioteca.


Recados Para Orkut

Regressámos de férias com muita vontade de retomar as atividades que normalmente desenvolvemos neste espaço.
Aguardamos a tua visita... BOAS LEITURAS!