quinta-feira, 7 de março de 2013

Centro Documental de Cristina Torres - Entrevista ao sr. António Nobre






Ontem, pelas 12.00 recebemos na Biblioteca Escolar o sr. António Nobre que nos falou de Cristina Torres. António Nobre falou de como conheceu Cristina Torres na sua juventude e como esse «encontro» determinou a sua vida pessoal e política a partir daí. Uma entrevista brilhante, que o Centro de Documentação Crisitna Torres muito agradece, pelo facto de podermos recolher informações notáveis sobre a nossa patrona.
Agradecemos a disponibilidade do Sr. António Nobre para se deslocar à nossa escola e partilhar connosco aquilo  que viveu.

Concurso Concelhio de Leitura - participação da nossa Escola

Este ano, o Grupo de trabalho Concelhio da Rede de Bibliotecas Escolares da Figueira da Foz trabalhou no sentido de realizar um Concurso de Leitura para alunos do 2º CEB. O livro escolhido foi «Diário inventado de um menino crescido» de José Fanha. A Professora Bibliotecária da Escola Secundária de Cristina Torres foi convidada para júri deste concurso. Neste sentido foi lido o livro, com todo o cuidado e de seguida foi elaborado um questionário sobre a obra, que passamos a publicar.

No dia 27 de fevereiro os alunos finalistas das Escolas de º CEB da Figueira da Foz compareceram no CAE acompanhados pelos respetivos professores e realizaram a prova escrita. De seguida foram ver um bonito teatro de sombras e participaram num lanchinho. Por fim foram anunciados os 6 finalistas e destes foram escolhidos 3 vencedores, após uma prova de leitura expressiva e de uma prova de argumentação.
Foi uma experiência inolvidável para todos. Parabéns a todos os concorrentes!


Clube de Leitura - Ler o Mar


Tal como habitualmente, a Teresa e o Rafael vêm à Biblioteca Escolar, todas as segundas feiras às 9.20 para participar no Clube de Leitura. Reserva-nos um período de leitura de uma obra à sua escolah ou sugerida pela professora bibliotecária.
 Esta semana, inserido nas atividades do Mês da Leitura, os alunos e a professora bibliotecária leram... ULISSES de Maria Alberta Menéres.





Fizemos marcadores - Tema "O Mar"

Na segunda feira, dia quatro de março a Biblioteca escolar ofereceu marcadores na sala de professores, com motivos alusivos ao mar e com provérbios sobre o mar.

Eis o Mar de Leituras.




Livro do Mês - ULISSES


O livro do Mês de Março é subordinado ao tema do mar, como nos é sugerido pelo Plano Nacional de Leitura para o ano letivo de 2012/13 (Semana da leitura).
Trata.-se de uma adaptação da obra de Homero, por parte de Maria Alberta Menéres, para os leitores mais novos.


quarta-feira, 6 de março de 2013

Semana da Leitura da escola e Concelhio



Descobrável Concelhio

Semana Concelhia da Leitura












A nossa escola incorporou-se nesta atividade da Semana Concelhia da leitura, que teve início no dia 25 de fevereiro, pelas 10.30, em que todos os alunos, de todas as escolas do Concelho puderam ler em voz alta um texto, previamente escolhido e colocado no respetivo livros de ponto. Aqui ficam os textos propostos.