quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Dia dos Namorados na Escola e na Biblioteca Escolar



No dia 14 de Fevereiro comemorou-se na nossa escola o Dia dos Namorados. Pretendeu-se com esta iniciativa sensibilizar os jovens, para a importância das relações interpessoais e para os aspetos afetivos das relações de namoro.
Foram diversas as atividades desenvolvidas neste âmbito.
O Correio do Amor, foi uma atividade que causou algum impacto junto dos jovens, com a entrega de cartas, postais, mensagens e poemas, efectuando-se durante as aulas por um designado par: Carteiro/ Cúpido.
Durante a manhã, foram lidos nas turmas poemas de amor.
Na Biblioteca Escolar os alunos do 7º A leram poemas de amor em Inglês.
Na vitrina da Biblioteca Escolar houve exposição de textos, mensagens, postais e cartazes, para além de ter sido escolhido como livro do mês, a obra de Margarida Rebelo Pinto, «O Amor é Outra Coisa».
No espaço “ atelier dos afetos,” montado no polivalente, os alunos puderam divertir-se com o Jogo do galo do dia dos namorados.
No bar foram adquiridas e saboreadas delícias variadas, como: “espetadas do amor, “batidos do amor” e “bolo do amor”.
No âmbito desta comemoração, e durante a manhã, decorreram sessões de reflexão sobre: “ Violência no Namoro” para o 10ºAno, dinamizadas por Técnicas do Centro de Saúde. Os alunos do 12ºano assistiram à projeção do filme “Precious”, como motivação para o debate sobre o tema “gravidez na adolescência”. Posteriormente realizar-se-á um debate orientado pelas mesmas Técnicas do Centro de Saúde.
Estas atividades integram-se no Projeto de Educação Sexual, sendo organizadas pelas equipas PES, SPO, BE, e ATL.
A Biblioteca Escolar participou nesta atividade com a Vitrine dos dia dos Namorados, com o "Livro do Mês" alusivo, com a atividade "Ora escreva lá um poema/carta de amor", que deu origem ao Correio do Amor distribuído pelas salas pelo cupido do ATL.
 
                                                                                         

domingo, 24 de fevereiro de 2013

A Biblioteca escolar comemorou o Dia dos Namorados

 Livro do Mês
Vitrine com documentos sobre o dia dos namorados

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O Centro Documental Cristina Torres mostra Patrona em momentos divertidos

O Centro Documental Cristina Torres fez uma pequena exposição com materiais do seu fundo que mostram a patrona da escola, Cristina torres em momentos nunca vistos "Momentos de descontração".
A exposição está na vitrine próximo da sala 23 A.

Sessão com Pais "O que eu quero ser..."


Maria Isabel's Slidely from Maria Isabel Sousa on Slide.ly.




Sessão com Pais “O que eu quero ser …” na Escola Cristina Torres

Na sexta-feira, dia 15 de fevereiro das 14.35 às 16.10 falou-se na Escola de Cristina Torres de Profissões. Esta sessão contou com a presença de quatro pais de alunos da escola que amavelmente vieram dar o seu testemunho pessoal e profissional junto dos cerca de 100 alunos das turmas do 9º ano. Esta atividade foi dinamizada pela Biblioteca Escolar e pelos SPO, tendo-se subordinado ao tema: «O que eu quero ser...» para a qual foram convidados quatro pais com profissões distintas para darem o seu contributo junto dos nossos alunos. Estiveram presentes como oradores: a Dr.ª Lourdes Mota (Médica Pediatra); a Dr.ª Teresa Parente (Enfermeira); o Dr. Joaquim Malafaia (Advogado) e o Professor Fernando Carlos Lopes (Geólogo e Professor Universitário). A conversa fluiu e os alunos estiveram interessados. Os alunos tiveram oportunidade de saber a motivação dos oradores para a escolha desse curso e dessa profissão, o que concretamente fazem no seu dia-a-dia, e os momentos mais altos e mais dramáticos da sua carreira. Foram muito importantes estes testemunhos junto dos nossos alunos do 9º ano, tanto mais que estes se encontram numa fase decisiva do seu percurso escolar, no qual devem escolher a sua área de estudos. Por outro lado vive-se uma época de grande instabilidade económica que cria grande ansiedade nos pais e alunos quanto ao futuro pessoal e profissional. Toda a informação colhida pelos testemunhos dos oradores foi muito interessante. Agradecemos a sua amabilidade ao responder afirmativamente ao nosso repto.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Centro Documental Cristina Torres


Becristorres's Slidely from Becristorres Biblioteca Escolar on Slide.ly.

Desde o início do ano letivo que o grupo de trabalho encarregue do Centro Documental Cristina Torres tem trabalhado no sentido de reunir «retalhos» da vida da nossa patrona Cristina Torres. O Centro documental encontra-se, neste momento, reunido na Biblioteca, num armário próprio onde se encontram documentos em formato papel e em formato digital.
Temos solicitado junto de diversas entidades locais para que nos facultem documentos que eventualmente existam nos seus arquivos, sobre Cristina Torres. Neste momento encontramo-nos a registar e catalogar os diversos documentos existentes na nossa escola relativos à nossa patrona.
No dia 6 de fevereiro tivemos a visita da Dr.ª Maria Clementina Reis Jorge Silva que, amavelmente nos concedeu uma entrevista, na qual nos falou do seu contacto com Cristina Torres e da influência que esta personalidade teve sobre si.
 
Brevemente será publicada a entrevista.
 
O Grupo de Trabalho:
Clara Martinho
Isabel Sousa
José Marques
 
Apoio de registo/catalogação:
Hamilton Correia

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Novas aquisições por oferta da Biblioteca Escolar

À Biblioteca Escolar chegaram a semana passada uma série de novos livros que foram oferta da Biblioteca Municipal no âmbito da atividade «5ªs da Leitura». Os livros são da autoria de grandes vultos da literatura e do pensamento português que têm passado pela Biblioteca Municipal uma vez por mês, a uma quinta feira à noite.
Agradecemos a gentileza da Divisão da Cultura por esta oferta.


Becristorres's Slidely from Becristorres Biblioteca Escolar on Slide.ly.

 Nota: Os últimos 5 livros foram oferta da Casa Rádio.