domingo, 27 de janeiro de 2013

Projeto Ler & Aprender

Em janeiro, a professora Carla Antunes voltou a dinamizar o projecto «Ler & Aprender» e levou uma bonita história à escola do 1º CEB de Quiaios. Foi uma obra de Manjusha Pawagi, uma escritora indiana que escreveu «A Menina que Detestava Livros». Todos participaram, ouvindo e lendo a história e, certamente, não irão esquecer-se de Mina, uma menina que não gostava nada de ler, embora em sua casa houvesse imensos livros. Será que ela descobriu a magia que cada livro esconde? O livro conta com ilustrações de Leanne Franson que retratam a forma como as personagens lidam com a presença dos livros nas suas vidas, representando os momentos cruciais da intriga de final feliz. Lê este livro e descobre como tudo aconteceu. A par da leitura do livro, podes ver a mesma história, contada num pequeno filme de animação, em http://www.youtube.com/watch?v=y8hb5fsnrRM


3º Ano EB1 de Quiaios
4º Ano EB1 de Quiaios
Becristorres's Slidely from Becristorres Biblioteca Escolar on Slide.ly.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Os alunos da escola foram a um espetáculo de teatro de uma Companhia Inglesa

Os alunos da escola foram ao teatro de companhia Inglesa na Biblioteca Municipal Respondendo a um convite da Biblioteca Municipal, a Professora Bibliotecária diligenciou junto do Grupo de Inglês para que fosse divulgado este espetáculo de teatro que ia ter lugar no Auditório do Museu Municipal no dia 24 de janeiro das 10.00 às 11.00 horas. A Professora Isabel Bernardes cativou 15 alunos do 7º A para participarem nesta atividade. Chegou o dia de hoje e lá foram os 15 alunos acompanhados pela professora Bibliotecária, Isabel Sousa, num mini bus cedido pela Autarquia. Chegados ao local, encontravam-se alunos de outras escolas. O espetáculo começou … e não demos por mal-empregue o tempo que ali estivemos. A peça de teatro foi educativa, divertida e os atores eram muito bons, falavam em verdadeiro inglês, o que constituiu uma mais-valia desta atividade. Os alunos foram convidados a participar no teatro, depois de vestidos e caracterizados, fizeram pequenos papéis. Num instante a hora de espetáculo passou e voltámos à escola. Foi uma manhã diferente e muito boa!



terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Ora escreva lá um poema/carta ...de amor. Dia dos namorados


A Biblioteca Escolar pretende levar a cabo uma atividade que se enquadra nos projetos do Plano Nacional de Leitura e na comemoração do Dia dos Namorados. A atividade, de modo genérico, denomina-se “Ora escreva lá um poema/carta… de amor”. Pede-se a colaboração dos Professores de Português, para sensibilizarem os alunos nas suas aulas para a sua participação nesta atividade. Os alunos poderão começar a escrever a partir de agora, uma carta ou poema, no qual o tema seja o amor e que contenha o nome do remetente (ou pseudónimo) e o nome do aluno/a a que se destina, com o ano e turma da escola. No dia 14 de fevereiro, temos intenção de ir às respetivas salas entregar “o correio do amor” aos destinatários. As cartas poderão ser entregues na Biblioteca Escolar (numa caixa própria para o efeito), ou aos respetivos professores de L. Portuguesa/Português e serem entregues na Biblioteca até ao dia 8 de fevereiro. Aguardamos a vossa colaboração!




terça-feira, 15 de janeiro de 2013

A Biblioteca vista por mim - Francisco Almeida


A biblioteca da Escola Cristina Torres ocupa um espaço no primeiro piso do bloco administrativo ao lado da Direção. Esta biblioteca tem uma coleção de livros, CDs, DVDs, com filmes, documentários, música e outros documentos.
 Na biblioteca trabalham a professora bibliotecária Isabel Sousa e a assistente operacional Helena Silva, e ainda vários professores que pertencem à equipa da biblioteca escolar.
Nesta biblioteca podem-se fazer pesquisa presencial, mas também podemos requisitar livros, filmes, CDs de música.
A biblioteca realiza diversas atividades que envolvem muitas turmas e estão dirigidas a alunos dos diversos níveis. Algumas atividades estão relacionadas com a leitura, outras comemoram datas importantes e efemérides. Também existem clubes, como clube de leitura e o clube de jornalismo. Deste clube fazem parte os alunos Francisco Almeida, Andreia Almeida, Raquel Pontes, Elisabete Silva, Inês Durão.
Este texto foi laborado no Clube de Jornalismo.

Francisco Almeida, 7ºC Nº8 

Lista de Participantes do Concurso Nacional de Leitura - Fase de escola e resultados obtidos

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Feliz Regresso neste 2º Período!!!

Caros alunos, professores e restantes utilizadores da Biblioteca Escolar... já retomámos o nosso trabalho. A Biblioteca tem andado envolvida a difundir as novas aquisições da BE (livros novos) e todas as atividades relativas ao Concurso Nacional de Leitura - Fase de Escola e apuramento do melhor leitor do Período.

Regressámos para vos desejar um ótimo 2º Período, com muitas visitas à Biblioteca Escolar e  excelentes leituras!




RecadosOnline

Melhor Leitor do 1º Período

Demos início ao 2º Período com o apuramento do Melhor Leitor do 1º Período. Tal como já nos tem vindo a habituar, o Xavier Oliveira, do 8º C foi o vencedor.

Alguns alunos estiveram pertinho, portanto, força meninos!!!
O Xavier ganhou como prémio dois livrinhos, uma short story em inglês e uma biografia em português.
Muitos parabéns ao Xavier e aos outros leitores que se destacaram. No 3º período iremos premiar, os 3 melhores leitores.

Até Lá!

Concurso Nacional de Leitura - Fase de Escola

Estão apurados o 6 alunos que irão representar a nossa escola na Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura.

Não foi fácil encontrar os três melhores no 3º CEB, uma vez que teve de haver uma prova de desempate. A vencedora foi a aluna Matilde Tigeleiro, do 7º ano e em 2º lugar ex aequo ficaram três alunos do 9º ano: André Antunes, Mariana oliveira e Francisca Freitas. Estes três alunos vieram à Biblioteca, hoje, dia 10 de janeiro realizar uma prova escrita sobre a obra "O Velho e o Mar", sendo que após a análise de um júri constituído por três professores: Isabel Sousa (Professora Bibliotecária), Irene Fontinha (Prof. de Português e Rui Alegrio, Professor de Matemática, da equipa da BE), ditou o 2º lugar ao aluno André Antunes e o 3º lugar à aluna Mariana Oliveira. A aluna Francisca Freitas ficou em 3º lugar.


Parabéns a estes alunos e a todos os participantes!