segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Clube de Leitura

O Clube de Leitura da Biblioteca Escolar já se encontra em funcionamento. Todas as segundas feiras, às 9.20 os alunos Rafael (8º A) e Teresa (8º B) vêm à Biblioteca para uma atividade de leitura em voz alta. Os alunos escolhem os livros. Neste momento estamos a ler Gerónimo Stilton.



segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Formação de Utilizadores na Biblioteca Escolar




A Bibliotecada nossa Escola, neste Mês Internacinal das Bibbliotecas Escolares, está a levar a cabo sessões de 45 minutos de Formação de Utilizadores a todas as turmas do 7º e 10º anos. Como estes alunos são novos na escola, especialmente os do 7º ano, há necessidade de explicar como é que funciona este espaço enquanto local de acesso a informação e aprendizagem.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Clube de Jornalismo na Biblioteca Escolar

Este ano a Biblioteca Escolar dinamiza um Clube de Jornalismo, no qual se podem inscrever alunos da nossa escola para escreverem textos sobre os mais diversos assuntos para o nosso Jornal doispontosdigital. Os alunos podem fazer entrevistas, tirar fotos e muitas mais ações que têm a ver com a prática do "pequeno jornalista"...
Escreve-te. Vais gostar.
 
A Raquel e a Andreia do 7º B fazem parte deste clube.
 
 
 


Vitrine do Dia Mundial da Alimentação

A Biblioteca Escolar associou-se à comemoração do Dia Mundial da alimentação. Foi decorada uma vitrine com material relacionado com a temática e difundiram-se informações sobre hábitos alimentares saudáveis.



Outubro - Mês das Bibliotecas Escolares

A Biblioteca da nossa Escola está a comemorar o Mês das Bibliotecas Escolares. Como tal vamos receber neste espaço todas as turmas do 7º ano e do 10º ano para uma sessão de Formação de Utilizadores.

O mote deste mês das bibliotecas escolares é:

"Biblioteca Escolar uma chave para o passado, presente e futuro"




quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Marcadores em Forma de Peixe

No Dia Mundial da Música vieram á Biblioteca escolar os alunos do 7 C, acompanhados do seu professor de Matemática, Prof. Rui Alegrio. A Biblioteca Escolar vai oferecer a esses alunos marcadores em forma de peixe.





A Biblioteca Comemorou o 5 de outubro

A Biblioteca Escolar comemorou o 5 de outubro - Dia da Implantação da República. Há 102 anos, aclamou-se o fim da Monarquia e implantou-se o Regime Republicano, uma nova bandeira, um novo hino e uma nova moeda passaram a marcar essa «Pátria Nova».
Na Figueira da Foz, desde fins do séc. XIX, muitos cidadãos republicanos trabalhavam arduamente para a implantação do novo regime. A nossa patrona, Crisitina Torres, ainda era jovem, mas já se batia por este ideal.
Viva a república!


Francisco Almeida no Clube de Jornalismo

Chamo-me Francisco Almeida, tenho 12 anos e sou um aluno novo da Escola Sec. c/ 3º CEB de Crisitna Torres e frequento o 7º ano, turma C.
Vim da eEscola joão de Barros e escolhi esta escola porque, para além de ficar mais perto de casa, sempre pensei em frequentá-la, porque gosto muito dela. Até agora, penso que não me enganei na escolha. Gosto da Biblioteca escolar, das Funcionárias, dos meus Professores,  do bar (com aquela comida boa) e das pessoas que me rodeiam.
Gostava muito que houvesse uma rádio onde fosse possível falar, passar músicas nos intervalos e mais nada, porque a escola tem tudo o que eu queria. Neste momento Estou no Clúbe de Jornalismo e entrei para o Teatro.

Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar de Cristina Torres

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Clube de Jornalismo na Biblioteca

Hoje, deu-se início na Biblioteca Escolar ao Clube de Jornalismo. O primeiro aluno inscrito, foi o Francisco Almeida, do 7º C. Estivemos a explorar o nosso jornal digital: DOISPONTOSDIGITAL, o Blogue da BIblioteca Escolar e o facebook da Escola Secundária Cristina Torres - 24 anos.
O Francisco escreveu um texto sobre si e a nova escola que está a frequentar, que iremos publicar.



quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Dia Mundial da Música na Biblioteca Escolar

No dia 1 de Outubro, o Agrupamento de Escolas Figueira Norte comemorou o Dia Mundial da Música. Oito alunos da Escola EB2,3 Pintor Mário Augusto de Alhadas, juntamente com três professoras (a professora bibliotecária, a professora de música e uma professora de Educação Visual) deslocaram-se à nossa escola para realizar uma atividade em articulação com a Biblioteca Escolar da nossa escola. O grupo deslocou-se de autocarro cedido pela Câmara Municipal, tendo chegado à escola pelas 11.00. De seguida, a professora Bibliotecária  da escola das Alhadas fez uma contextualização sobre o Dia Mundial da Música, falou da importância do tema da música na arte e na literatura. De seguida os alunos tocaram três músicas. Esta atividade teve como público os alunos da turma do 7º C. Os alunos também atuaram no Polivalente para os seus colegas da nossa escola, no intervalo das 11.45 às 12.00. Por fim, a sua visita culminou com uma atuação na sala de professores, tendo encantando os presentes com a sua arte.
Estamos muito gratos pela vossa presença. Até breve!
 

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Projeto "Um Livro à tua Medida"

A Biblioteca Escolar criou um projeto com o objetivo principal de ocupar os tempos letivos de aulas de substituição com a leitura de obras do Plano Nacional de Leitura.
Na medida em que a Biblioteca Escolar adquiriu muitos livros em 14 exemplares, há toda a conveniência que estes sejam rentabilizados pelos alunos. O fomento da leitura destas obras em aulas de substituição irá realizar-se de forma articulada com os professores substitutos. Estão envolvidos neste projeto, a professora bibliotecária, a professora Simone Pinto e os professores de substituição.
Existe um dossiê, que se encontra na Biblioteca que serve para cada professor registar na respetiva turma, o livro que os alunos estiveram a ler, e as páginas que foram lidas.




Vitrine Polivalente. Divulgação

Este mês, a Biblioteca Escolar optou por divulgar todas as "Short Stories" que possuímos na nossa coleção.

Uma oportunidade para tomares contacto com a língua inglesa através da leitura de histórias intemporais.
Portanto: Once upon a time...

Libraries divring to Knowledge!






Livro do Mês

No mês de setembro a Biblioteca Escolar divulgou o Livro do Mês:

O filho de mil homens de Valter Hugo Mãe.

Sinopse

 


 

Esta é a história de Crisóstomo que, chegando aos quarenta anos, lida com a tristeza de não ter tido um filho. Do sonho de encontrar uma criança que o prolongue e de outros inesperados encontros, nasce uma família inventada, mas tão pura e fundamental como qualquer outra.
As histórias do Crisóstomo e do Camilo, da Isaura, do Antonino e da Matilde mostram que para se ser feliz é preciso aceitar ser o que se pode, nunca deixando contudo de acreditar que é possível estar e ser sempre melhor. As suas vidas ilustram igualmente que o amor, sendo uma pacificação com a nossa natureza, tem o poder de a transformar.
Tocando em temas tão basilares à vida humana como o amor, a paternidade e a família, O filho de mil homens exibe, como sempre, a apurada sensibilidade e o esplendor criativo de Valter Hugo Mãe.