domingo, 23 de setembro de 2012

A Clara de Ovo de Marcelo Novaes Caetano

O meu amigo no Facebook, Marcelo Novaes Caetano, professor universitário, pianista e escritor partilhou este livro escrito por si, que passo a incorporar neste blogue.
Boas Leituras.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Projeto «Um livro à tua medida»


Projeto da Biblioteca Escolar de Ocupação Plena dos Tempos Letivos
 “Um livro à tua medida!”
2012/13
Actividade no âmbito do projecto aLer+ (Plano Nacional de Leitura) com vista à ocupação Plena dos Tempos Letivos    



          
                                                                                      

Consideração prévia

& Os adolescentes necessitam de uma atenção especial, pois muitos abandonam a leitura voluntária nesta fase das suas vidas. Expô-los a um leque variado de livros, compatível com a alteração dos seus interesses, deve ser encorajado pelos bibliotecários e outros que estejam cientes do seu crescimento psicológico e emocional.”
In Charter for the reader [Carta para o leitor], International Book Comittee and International Publishing   Association,  1992


ü  Objectivo geral da actividade: Promover hábitos de leitura  nos nossos alunos.
ü  Funcionamento da atividade:
·         Coordenar atividades de leitura entre a Biblioteca Escolar e as aulas de substituição;
·         Na Sala 18 existirá um dossiê com todas as turmas da escola, onde se indica o livro escolhido, a página que a turma se encontra a ler;
·         Nesse dossiê consta uma lista dos livros do Plano Nacional de Leitura que existem na Biblioteca: 14 exemplares (para leitura a pares);
·         Nesse dossiê constará outra lista, com os livros do Plano Nacional de Leitura dos quais exista um exemplar de cada livro (para leitura individual);
·         Os professores que preveem faltar, poderão fazer o plano de aula, tendo em conta este projeto. Poderão escolher o livro e indicar a forma como pretendam que seja lido;
·         A requisição, nestes casos, pode ser feita previamente na Biblioteca Escolar;
·         A leitura pode fazer-se em diversos moldes: em voz alta (leitura expressiva), um só aluno, ou vários, encarnando personagens; leitura silenciosa; leitura a pares e reconto (oral ou escrito)...
·         Pode ser escolhido outro livro que não conste do Plano Nacional de Leitura, mas que o professor considere que está de acordo com o currículo de determinada disciplina;
·         Caso não seja requisitado previamente, o(s) livro(s) pode(m) ser requisitados na hora da aula de substituição, no caso de não haver plano de aula e o professor de substituição pretender ocupar deste modo os alunos;
·         Nesse caso, se a turma já tiver iniciado a leitura de uma obra, é preferível dar continuidade ao mesmo livro;
·         Todos os professores que ocupem tempos com turmas em aulas de substituição, deverão preencher no dossiê do projeto: a data, a hora, o livro que leram e a página onde ficaram.
·         Se não houver qualquer indicação da obra a ler, a seleção pode fazer-se na Biblioteca Escolar por um pequeno grupo de alunos (3 no máx.).
·         Todo o processo de seleção e de requisição é mediado pela Professora Bibliotecária, ou algum elemento da Equipa da BE.
·         Se os professores considerarem conveniente que a Professora Bibliotecária esteja presente na sala 18 a mediar a atividade de leitura, esta participação deve ser requisitada previamente.
·         Do dossiê constarão listas de livros existentes na Biblioteca Escolar e algumas fichas e formulários sobre obras específicas.
ü  Objectivos específicos:
·      Acompanhar professores e alunos no processo de selecção e leitura de um livro;
·      Selecionar livros que se adequem aos currículos das diferentes disciplinas;
·      Ajudar os alunos a ultrapassar dificuldades de leitura;
·      Identificar livros que se adequem aos gostos e vivências dos alunos;
·      Fomentar uma atitude crítica em relação à leitura que se efetuou;
·      Debater com os colegas um assunto do livro que lhes suscitou curiosidade/interesse;
·      Possibilitar apresentar um resumo da história à turma;
·      Desafiar os alunos que normalmente dizem que não gostam de ler.

ü  Público-alvo: 3.º ciclo e Secundário

ü  Intervenientes: Professora Bibliotecária, membros da equipa da BE (3.º ciclo), Professores de sustituição.

ü  Número de alunos envolvidos: Uma turma e um professor.

ü  Possíveis actividades a realizar com os alunos:
·      Leitura em voz alta, ou em voz baixa;
·         Diários de leitura;
·         Foruns de leitura, comunicação via blogue: http://becristorres.blogspot.com ou facebook;
·         Indicação de sítios relevantes, filmes, músicas ligadas ao assunto do livro;
·         Conversas informais acerca da leitura;
Nota: Se houver algum livro que o professor ou os alunos considerassem com interesse para esta atividade e a biblioteca não tenha na sua coleção, poderão sugeriri a sua aquisição, que logo que haja verba a Biblioteca compromete-se a adquirir.

Maria Isabel Gaspar Ferreira de Sousa (Prof.ª Bib.)

Regresso às aulas. A Biblioteca Escolar é vossa

A Biblioteca Escolar retomou o seu serviço no dia 3 de setembro. Como tal, a Biblioteca Escolar está numa fase de preparação de atividades para que ao longo do ano sejam desenvolvidas neste espaço, nas aulas de substituição e por toda a escola. Mas, a Biblioteca escolar, já fez a receção aos alunos do 7º e 10º ano, no dia 13 de setembro.
Aparece, sugere, procura, pede conselhos, lê, troca ideias... na Biblioteca escolar. Até já!