O meu amigo no Facebook, Marcelo Novaes Caetano, professor universitário, pianista e escritor partilhou este livro escrito por si, que passo a incorporar neste blogue.
Boas Leituras.
domingo, 23 de setembro de 2012
quinta-feira, 20 de setembro de 2012
Projeto «Um livro à tua medida»
Projeto da Biblioteca Escolar de Ocupação Plena dos Tempos Letivos
“Um livro à tua medida!”
2012/13
Actividade no âmbito do projecto aLer+ (Plano Nacional de Leitura) com vista à ocupação Plena dos Tempos Letivos
Consideração prévia
& “Os adolescentes necessitam de uma atenção especial, pois muitos abandonam a leitura voluntária nesta fase das suas vidas. Expô-los a um leque variado de livros, compatível com a alteração dos seus interesses, deve ser encorajado pelos bibliotecários e outros que estejam cientes do seu crescimento psicológico e emocional.”
In Charter for the reader [Carta para o leitor], International Book Comittee and International Publishing Association, 1992
|
ü Objectivo geral da actividade: Promover hábitos de leitura nos nossos alunos.
ü Funcionamento da atividade:
· Coordenar atividades de leitura entre a Biblioteca Escolar e as aulas de substituição;
· Na Sala 18 existirá um dossiê com todas as turmas da escola, onde se indica o livro escolhido, a página que a turma se encontra a ler;
· Nesse dossiê consta uma lista dos livros do Plano Nacional de Leitura que existem na Biblioteca: 14 exemplares (para leitura a pares);
· Nesse dossiê constará outra lista, com os livros do Plano Nacional de Leitura dos quais exista um exemplar de cada livro (para leitura individual);
· Os professores que preveem faltar, poderão fazer o plano de aula, tendo em conta este projeto. Poderão escolher o livro e indicar a forma como pretendam que seja lido;
· A requisição, nestes casos, pode ser feita previamente na Biblioteca Escolar;
· A leitura pode fazer-se em diversos moldes: em voz alta (leitura expressiva), um só aluno, ou vários, encarnando personagens; leitura silenciosa; leitura a pares e reconto (oral ou escrito)...
· Pode ser escolhido outro livro que não conste do Plano Nacional de Leitura, mas que o professor considere que está de acordo com o currículo de determinada disciplina;
· Caso não seja requisitado previamente, o(s) livro(s) pode(m) ser requisitados na hora da aula de substituição, no caso de não haver plano de aula e o professor de substituição pretender ocupar deste modo os alunos;
· Nesse caso, se a turma já tiver iniciado a leitura de uma obra, é preferível dar continuidade ao mesmo livro;
· Todos os professores que ocupem tempos com turmas em aulas de substituição, deverão preencher no dossiê do projeto: a data, a hora, o livro que leram e a página onde ficaram.
· Se não houver qualquer indicação da obra a ler, a seleção pode fazer-se na Biblioteca Escolar por um pequeno grupo de alunos (3 no máx.).
· Todo o processo de seleção e de requisição é mediado pela Professora Bibliotecária, ou algum elemento da Equipa da BE.
· Se os professores considerarem conveniente que a Professora Bibliotecária esteja presente na sala 18 a mediar a atividade de leitura, esta participação deve ser requisitada previamente.
· Do dossiê constarão listas de livros existentes na Biblioteca Escolar e algumas fichas e formulários sobre obras específicas.
ü Objectivos específicos:
· Acompanhar professores e alunos no processo de selecção e leitura de um livro;
· Selecionar livros que se adequem aos currículos das diferentes disciplinas;
· Ajudar os alunos a ultrapassar dificuldades de leitura;
· Identificar livros que se adequem aos gostos e vivências dos alunos;
· Fomentar uma atitude crítica em relação à leitura que se efetuou;
· Debater com os colegas um assunto do livro que lhes suscitou curiosidade/interesse;
· Possibilitar apresentar um resumo da história à turma;
· Desafiar os alunos que normalmente dizem que não gostam de ler.
ü Público-alvo: 3.º ciclo e Secundário
ü Intervenientes: Professora Bibliotecária, membros da equipa da BE (3.º ciclo), Professores de sustituição.
ü Número de alunos envolvidos: Uma turma e um professor.
ü Possíveis actividades a realizar com os alunos:
· Leitura em voz alta, ou em voz baixa;
· Diários de leitura;
· Indicação de sítios relevantes, filmes, músicas ligadas ao assunto do livro;
· Conversas informais acerca da leitura;
Nota: Se houver algum livro que o professor ou os alunos considerassem com interesse para esta atividade e a biblioteca não tenha na sua coleção, poderão sugeriri a sua aquisição, que logo que haja verba a Biblioteca compromete-se a adquirir.
Maria Isabel Gaspar Ferreira de Sousa (Prof.ª Bib.)
Regresso às aulas. A Biblioteca Escolar é vossa
A Biblioteca Escolar retomou o seu serviço no dia 3 de setembro. Como tal, a Biblioteca Escolar está numa fase de preparação de atividades para que ao longo do ano sejam desenvolvidas neste espaço, nas aulas de substituição e por toda a escola.
Mas, a Biblioteca escolar, já fez a receção aos alunos do 7º e 10º ano, no dia 13 de setembro.
Aparece, sugere, procura, pede conselhos, lê, troca ideias... na Biblioteca escolar. Até já!
Aparece, sugere, procura, pede conselhos, lê, troca ideias... na Biblioteca escolar. Até já!
Subscrever:
Mensagens (Atom)