quinta-feira, 31 de maio de 2012

Alunos de teatro da nossa escola foram ver uma peça de teatro ao Auditório do Museu Municipal



No dia 30 de maio os alunos de teatro da nossa escola foram ao Auditório do museu Municipal para verem uma peça teatral do grupo de teatro da Escola Sec. c/ 3º CEB de Joaquim de Carvalho.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Aproxima-se o dia da criança



A Biblioteca Escolar criou uma vitrine no Polivalente na qual expôs livros infanto-juvenis que fazem parte da nossa coleção. Alguns são aquisições recentes de autores jovens, portugueses, como Afonso Cruz e Válter Hugo Mãe.

Autoavaliação da Biblioteca Escolar

A Biblioteca escolar está a proceder à sua auto-avaliação. Como tal, pedimos a vossa melhor colaboração ( a alunos e professores) no preenchimento dos formulários da RBE - Rede de Bibliotecas Escolares.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Visita dos alunos do Paião e Alhadas à nossa Escola

Os alunos das Alhadas ficaram registados em fotografia, aquando da sua visita à Biblioteca Escolar.
Click to play this Smilebox scrapbook
Create your own scrapbook - Powered by Smilebox

Novidades da Biblioteca Abril/Maio


A Biblioteca Escolar adquiriu estestes livros mais recentemente. Informam-se os alunos e professores das Novidades da Biblioteca Escolar.
Estão expostos alguns destes livros na Vitrine do Polivalente.


Visit My Photos - 7 Pics

Novidades BE

O Livro do Mês de maio:
 Coca-Cola Killer de António Victorino d'Almeida.


segunda-feira, 7 de maio de 2012

Visita à Biblioteca de Pacheco Pereira na Marmeleira


Nos dias 2, 3 e 4 de Maio realizou-se em Tomar mais uma edição do Encontro "Bibliotecando". Foram três dias a falar de identidade, alteridade, memórias, livros, escritores e bibliotecas.
Este encontro dirigia-se, especialmente, aos estudiosos da literatura, mas também aos bibliotecários deste país. Não é por acaso que o "pai" deste evento é um professor bibliotecário da Escolas Sec. C/ 3º CEB Jerome Ratton em Tomar, o Professor António Godinho.
António Godinho e toda a sua equipa foram os anfitriões perfeitos para três dias dedicados a estes aspetos culturais. Fomos recebidos como príncipes na terra dos Templários onde os doces conventuais alegram o paladar dos visitantes.


No dia 4 de manhã, vinte cinco "sortudos" inscreveram-se numa visita à Biblioteca (pessoal) de Pacheco Pereira, algures em Rio Maior, numa terra chamada Marmeleira. Chegados a esse local calmo, em que as ruas têm nomes muito republicanos: "5 de Outubro", "José Relvas", "Praça da República" ..., fomos recebidos pelo casal Pacheco Pereira e Teresa Calçada (Rede de Bibliotecas Escolares). Levaram-nos a uma adega centenar, com intervenção de arquiteto, onde se deu início à visita à tão afamada biblioteca. Pacheco Pereira levou-nos a visitar as diversas salas desta infinita biblioteca, que possui mais de 100000 (cem mil) documentos. Desses documentos, uns são adquiridos e outros são oferecidos por pessoas de todo o país. O documento chega à Biblioteca de Pacheco pereira e entra "numa linha de montagem" que se inicia com a sua digitalização, até ser colocado em muitos metros de estantes que se encontram nas diversas salas. Trata-se de um trabalho meticuloso e feito com todo o carinho e amor pelo seu proprietário, que apesar da profusão de documentos sabe encontrar no seu acervo, qualquer documento que lhe solicitem.
Qualquer investigador pode entrar em contacto com Pacheco Pereira a solicitar ter acesso aos seus documentos. Fica a ganhar com o apoio que pode ter do próprio na questão da pesquisa de informação... o que é notável. Viemos deste local encantados e com muita vontade de contar a todos o que vimos, ouvimos e sentimos.
Muito obrigada ao Bibliotecando e aos simpáticos anfitriões Drs. Pacheco Pereira e Teresa Calçada.

Nota: Todo o fundo documental e outras notícias sobre a Biblioteca de Pacheco Pereira encontram-se neste site: http://ephemerajpp.wordpress.com/

Isabel Sousa (Prof.ª Bib.)

quarta-feira, 2 de maio de 2012




A Biblioteca Escolar e o Grupo de História lembraram o "25 de Abril de 1974" - 38 anos depois. Foram feitas duas exposições documentais sobre a temática, para que os nosso alunos tenham a noção do que foi esta revolução e que implicações trouxe para o nosso país.

Dia da Dança na nossa Escola

No dia 30 de Abril, a Escola Sec. de Cristina Torres comemorou o Dia Mundial da Dança. Através de um trabalho colaborativo entre a Biblioteca Escolar e o Grupo de Português (Literatura Portuguesa) levou-se a cabo esta atividade.Uma vez que a nossa escola tem muitos alunos ligados às artes, foi possível fazer uma atividade feita por alunos e destinada a outros alunos. Assim, a partir de um trabalho realizado à disciplina de Literatura Portuguesa, pela aluna Diana Almeida do 11º ano, esta transmitiu a evolução da dança ao longo dos tempos e os vários géneros. Para abrilhantar o início da atividade, pudemos contar com a participação de um grupo de alunas que coreografaram várias danças, como Hip-Hop e Sapateado. Assistiram ao evento as turmas de Humanidades da nossa Escola: 10º E, 11º E, 12º E e respetivos professores acompanhantes.