segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Clube de Leitura


Voltaram os nossos alunos do Clube de Leitura. Foi com muita alegria que os vimos voltar à Biblioteca com a sua Professora. Esteve presente o Ruben e o João, só faltou a Kátia.
Retomamos os velhos hábitos de leitura... desta vez começamos a ler "O Velho que lia Romances de amor". Partilhamos leituras e ideias. Foi muito bom rever-vos, por aqui.

Oficina de Escrita Criativa - Trabalhos sobre o Amor (Carta de Amor)

Recados para Orkut
Aproxima-se o dia dos namorados, que se comemora a 14 de Fevereiro.
Foi lançado o repto às alunas, para que escrevessem uma carta de amor, e estas não se fizeram rogadas...
As primeiras cartas foram as seguintes:

Jéssica Rodrigues, nº 15, 10º E




Jennifer Oliveira, nº 13, 10º E



segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Formação "RED & LI" - Recursos Educativos Digitais e Literacias da Informação

A Biblioteca Escolar iniciou uma atividade que tinha planificado, denominada "Recursos Educativos Digitais & Literacias da Informação" destinada a professores, tendo como objetivo produzir, partilhar e usar esse tipo de recursos.
No dia 19 de janeiro, pelas 14.30 participaram na Biblioteca Escolar sete professoras, que começaram por criar um blogue no Blogger e a seguir começaram a editar texto e imagem.
Seguidamente iremos continuar com estas sessões, pois acreditamos que na partilha de saberes está o futuro.




Atividade "Vamos acordar para o acordo" e Baú de Histórias e Lendas (mês de janeiro)

Mais uma vez, ao longo na terceira e quarta semana de janeiro, os alunos de todas as turmas do 3º CEB vieram à Biblioteca Escolar responder ao 3º formulário on line da atividade "Vamos acordar para o acordo". De seguida, os alunos leram mais uma história do "Baú de Histórias e Lendas de Portugal", desta vez foi A Padeira de Aljubarrota.
Eis as fotos de uma turma que esteve envolvida na atividade:





Esta foi a história deste mês do Baú de Histórias e Lendas: "A Padeira de Aljubarrota". Aqui fica a apresentação em formato de livro:

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Blogue da oficina de escrita criativa becristorres



Um novo blogue da nossa escola!
Este será o meio de divulgação das  novas escritas da Oficina de Escrita Criativa becristorres no  ciberespaço. Linkem-se a 
http://oficinadeescritacriativabect.blogspot.com/ e descubram os nossos novos talentos.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Vencedores co Concurso nacional de Leitura - Fase de escola


Os alunos que participaram no concurso irão receber os certificados de participação através das respetivas professoras de L. Portuguesa e Português.
Os alunos vencedores receberão os seus prémios nas Nossas Jornadas.
Parabéns a todos, pela participação.

A Bib. Escolar.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Formulários do Concurso Nacional de Leitura - 2012


Aqui ficam os links para os formulários do Concurso Nacional de Leitura, fase de Escola, que decorreu nos dias 4e 5 de Janeiro na Biblioteca Escolar:

1- Formulário do 3º CEB:
"O Cavaleiro da Dinamarca" de Sophia de Mello Breyner Andresen

https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dGNpT3hqUXFVRVIzczRSaVBHbjV0NGc6MA

2- Formulário do Secundário

"O Velho que lia romances de Amor", de Luis Sepúlveda


https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dF9taXdKY3ZHV3FKQVlHM1Yybk1QSEE6MQ
Podem tentar fazer!

Oficina de Escrita Criativa - Antecipação do tema de Fevereiro: O AMOR

A aluna Jéssica Borges, do 12º E, já antecipou o tema de Fevereiro: O Amor.
Escreveu este texto que aqui partilhamos com os nossos seguidores.
Pensamos que temos escritora!
Parabéns

 
A aluna Jéssica Oliveira, do 10º E não lhe ficou atrás e escreveu este texto... muito interessante. Temos, também escritora.
Parabéns, Jéssica!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Oficina de Escrita Criativa - Escreveu-se sobre "O MAR"

As alunas que frequentam a Oficina de Escrita Criativa na nossa Biblioteca Escolar, foram desafiadas a escrever sobre... o MAR.
A propósito do "Mês do Mar" que será dinamizado pela nossa escola ao longo do mês de Janeiro, deixamos aqui os seus trabalhos.


A Biblioteca Escolar faz vitrine que lembra O MAR

A propósito do "Mês do Mar" que se inicia, a Biblioteca Escolar decorou uma vitrine, toda ela a lembrar o mar.
Livros, e objetos decorativos relativos ao mar... e uma coleção de conchas, búzios, estrelas do mar, ouriços do mar...

Mas também, dois lindos poemas que cantam o mar como ninguém:

Quando eu morrer... de Sophia de Mello Breyner

Quando eu morrer voltarei para buscar

Os instantes que não vivi junto do mar

De todos os cantos do mundo

Amo com um amor mais forte e mais profundo

Aquela praia extasiada e nua

Onde me uni ao mar, ao vento e à lua.



MAR, MAR e MAR de Eugénio de Andrade


Tu perguntas, e eu não sei,

eu também não sei o que é o mar.

É talvez uma lágrima caída dos meus olhos

ao reler uma carta, quando é de noite.

Os teus dentes, talvez os teus dentes,

miúdos, brancos dentes, sejam o mar,

um mar pequeno e frágil,

afável, diáfano,

no entanto sem música.

É evidente que minha mãe me chama

quando uma onda e outra onda e outra

desfaz o seu corpo contra o meu corpo.

Então o mar é carícia,

luz molhada onde desperta

meu coração recente.

Às vezes o mar é uma figura branca

cintilando entre os rochedos.

Não sei se fita a água

ou se procura

um beijo entre conchas transparentes.

***

A propósito de conchas... a professora bibliotecária trouxe hoje, uma linda coleção de conchas, para colocar na nossa vitrine, vejam...



MELHOR LEITOR DO 1ª PERÍODO - Xavier Oliveira do 7º C


Na sexta feira, foi apurado o Melhor Leitor do 1º período... não houve grande surpresa, pois o seu número de visitas à Biblioteca Escolar indiciavam isso mesmo.
O nosso feliz contemplado foi o aluno Xavier Oliveira, nº 28 do 7º C.
A Biblioteca Escolar ofereceu ao aluno dois livrinhos com histórias em inglês : "Romeu e Julieta" e " A múmia".
Desejamos votos de boas leituras...
PARABÉNS!!!

Visita especial de um aluno brasileiro á nossa BIBLIOTECA ESCOLAR

Esta sexta feira, dia 6 de Janeiro, a nossa aluna Carlota, do 12º ano trouxe á Biblioteca uma visita muito especial: um aluno Brasileiro que passou um dia na nossa escola, pediu autorização para assistir a aulas e quis conhecer a Biblioteca Escolar.
A professora bibliotecária iniciou uma agradável conversa com o aluno, na qual se falou da Biblioteca Escolar da sua escola, da sua terra (Nordeste Brasileiro), mas também de Paulo Freire (Pedagogo Brasileiro que defendeu a alfabetização dos oprimidos), Saramago, Pessoa...
Ficaríamos a conversar todo o dia, não fosse a hora, que já estava tardia, para voltar á sala de aula...
Obrigada, Carlota, por teres trazido o aluno a visitar-nos!


CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 2012 - Fase de Escola


Nos dia 4 e 5 de Janeiro realizaram-se, na Biblioteca escolar as provas do Concurso Nacional de Leitura (a nível de Escola), com os alunos do 3º CEB e os do Secundário, respetivamente.
Os alunos do 3º CEB leram a Obra "O Cavaleiro da Dinamarca" de Sophia de Mello Breyner Andresen e os do Secundário leram "O Velho que lia romances de amor" de Luis Sepúlveda.
Participaram 51 alunos do 3º CEB e 15 do Secundário.
Obrigada a todos pela colaboração!

Brevemente serão colocados neste blog os links para as duas provas e a lista dos vencedores.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

LIVRO DO MÊS de janeiro



Sôbolos Rios que Vão
de António Lobo Antunes

Entre os últimos dias de Março e os primeiros de Abril de 2007, depois de uma operação grave, o narrador, entre as dores e a confusão provocada pela anestesia e pelos medicamentos, recupera fragmentos da sua vida e das pessoas que a atravessaram: os pais e os avós, a vila da sua infância, a natureza da serra os amores e desamores. Como um rio que corre, vamos vivendo com ele as humilhações da doença, a proximidade da morte, e o chamamento da vida.
  
Crítica de imprensa:

«[…] é um livro que, tendo um tema sinistro ( a ameaça da morte por cancro), se escreve de modo excepcionalmente claro, quase luminoso; […] um livro maravilhosamente bem escrito […]. Estes rios, camonianos, antunianos, são no fundo o grande rio que não pára, não se extingue, o rio do pensamento e da arte, da matéria das Humanidades que permite a pulsação desalienada no quotidiano, e por isso o título contém esses “rios que vão”, cuja água corre sempre, como a escrita de grandes autores.»
 Maria Alzira Seixo, JL


Biografia


Proveniente de uma família da alta burguesia, foi criado em Lisboa, e licenciou-se em Medicina, optando pela especialidade de Psiquiatria. Entre 1971 e 1973 viveu em Angola, onde participou, como tenente médico do Exército, na Guerra do Ultramar. Posteriormente exerceu a profissão no Hospital Miguel Bombarda, em Lisboa, até 1985.

Em 1979 publicou os primeiros livros, Memória de Elefante e Os Cus de Judas, que obtiveram grande êxito e muito boa receptividade da crítica, seguindo-se, em 1980, Conhecimento do Inferno. Estes primeiros livros são marcadamente biográficos, e estão muito ligados ao contexto da guerra colonial; transformaram-no imediatamente num dos autores contemporâneos mais lidos e discutidos, no âmbito nacional e internacional.

Em termos temáticos, a sua obra prossegue com a tetralogia constituída por A Explicação dos Pássaros, Fado Alexandrino, Auto dos Danados e As Naus, onde o passado de Portugal, dos Descobrimentos ao processo revolucionário de Abril de 1974, é revisitado numa perspectiva de exposição disfórica de tiques, taras e impotências de um povo que terão sido, ao longo dos séculos, ocultados em nome de uma versão heróica e epopeica da história. Segue-se a esta série a trilogia Tratado das Paixões da Alma, A Ordem Natural das Coisas e A Morte de Carlos Gardel — o chamado «ciclo de Benfica» –, revisitação de geografias da infância e adolescência do escritor (o bairro de Benfica, em Lisboa). Lugares nunca pacíficos, marcados pela perda e morte dos mitos e afectos do passado e pelos desencontros, incompatibilidades e divórcios nas relações do presente, numa espécie de deserto cercado de gente que se estende à volta das personagens. A separação da mulher terá passado a constituir definitivamente o nexo central da sua obra, numa clara demonstração da incapacidade de resolver este trauma.