quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Feliz Natal !!!

recados orkut

A Biblioteca Escolar deseja a todos os seus utilizadores, seguidores e elementos de clubes/ oficinas/ projetos da Biblioteca um Feliz Natal e um Ano Novo muito bom.


 
Até 2012
 
 



A Biblioteca Escolar enfeitou-se de Natal

O mês de Dezembro passou a correr na nossa Biblioteca. Tivemos atividades que envolveram muitos alunos: Vamos Acordar para o Acordo II; Baú de Histórias e Lendas de Portugal, desta vez com a linda história de amor de Pedro e Inês e uma Feira do Livro.
Assim, apesar de tudo, quisemos lembrar o Natal e decoramos o nosso espaço com muitos artefactos que lembram esta quadra: bonecos, calendários, botas, pais natal, uma árvore de natal original feita por nós com alguns materiais reciclados e uma árvore de natal feita com ramos secos e bonecos de madeira a decorar.
Deu um ar acolhedor à nossa Biblioteca Escolar, que ficou (ainda) mais linda.
FELIZ NATAL

O Clube de Leitura da Biblioteca continua em marcha...


O Clube de Leitura da Biblioteca Escolar tem continuado a trazer alunos à Biblioteca Escolar. Alunos, Professora Bibliotecária e Professora de Educação Especial partilham momentos de leitura em voz alta, de obras escolhidas pelos alunos.
A experiência tem sido muito gratificante para alunos e professoras. Está provado que maiores competências de leitura induzem  melhores  resultados escolares.
Esperamos a vossa visita no 2º Período.
Bom Natal!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A Biblioteca Escolar e o Grupo de História também comemoraram o Dia Internacional dos Direitos Humanos




Tal como nos anos anteriores, a Biblioteca Escolar e o Grupo de História comemoraram o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Através de uma pesquisa documental foram feitas exposições na Vitrine da Sala 23, no átrio do Bloco A e na Vitrine da Biblioteca Escolar.
Foram lembradas determinadas figuras do séc. XX que deram a sua vida em prol dos Direitos Humanos. Foram mostradas imagens de situações de desrespeito pelos Direitos humanos.
No início do séc. XXI em que os Direitos Humanos continuam, em alguns territórios, a ser uma miragem, há que lembrá-los, pelo menos uma vez por ano.




segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Feira do Livro na Biblioteca Escolar


Entre o dia 5 e 12 de Dezembro a Biblioteca escolar dinamizou uma feira do livro do grupo Leya. Tivemos em exposição centenas de livros, que foram vistos, manuseados, desejados e comprados pelos nossos alunos e professores.
A feira teve o mérito de colocar muitas novidades editoriais à disposição dos alunos, que folheavam, liam, mandavam guardar e depois vinham buscar.
O livro ainda entusiasma,  encanta e faz sonhar.
Apesar da crise, vendeu-se um volume considerável de obras.
A Biblioteca Escolar deseja, em breve, comprar alguns daqueles livros que estiveram expostos  e que os nossos alunos demonstraram mais entusiasmo.
Obrigada por terem vindo!

Vamos Acordar para o Acordo & Baú de Histórias "O Amor de Pedro e Inês"


Na primeira semana de Dezembro, a Biblioteca escolar levou a cabo, novamente, duas atividades que trouxeram à Biblioteca escolar todas as turmas do 3º Ciclo. Os alunos foram convidados a preencher mais um formulário online sobre o Novo acordo Ortográfico (um trabalho colaborativo da Biblioteca Escolar e do do Departamento de Línguas (Grupo de Português). De seguida os alunos leram mais uma história ou lenda da História de Portugal "O Amor de Pedro e Inês". Os alunos do 9º Ano irão, brevemente, dar um episódio de "Os Lusíadas" que fala, precisamente, desta linda história de amor.
Mais uma vez, a atividade decorreu muito bem.
Até à próxima!

sábado, 10 de dezembro de 2011

Regresso ao Hospital para mais "Uma História e um Sorriso"


Há muito que desejavamos regressar ao Hospital... mas o início do ano letivo e o retomar de (tantas) atividade foi adiando o (re) início.
A Professora Bibliotecária falou do projeto a alunas que frequentam a Oficina de Escrita Criativa. Estas ficaram encantadas com esta ação e demonstraram a sua vontade para lhe dar início.  As alunas Inês Capela e Jéssica Borges do 12º E foram as primeiras a "embarcar" nesta aventura. Escolhemos livros para cada uma ler. Levamos artifícios para contar as histórias e na terça feira, dia 6 rumamos ao Hospital. Não aos internamentos de Pediatria, mas às consultas externas. Nessa manhã tinham-nos informado que as crianças que estavam internadas tinham tido alta (melhor para elas!)...
Fomos com toda a nossa alegria, chegamos e havia uma sala cheia de crianças, que quando contamos ao que íamos, se aproximaram muito sorridentes.
As alunas envolveram-se totalmente na atividade. No fim, dissemos que foi muito bom... que vamos voltar em breve.
Adeus!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Vamos acordar para o acordo... (também no Polivalente)


A Biblioteca Escolar associou-se ao Grupo de Português na difusão da nova ortografia.

A oficina de Escrita Criativa já produziu... o mote foi a História de Marta

A Oficina de Escrita Criativa está já a trabalhar a pleno "gás". Neste momento temos inscritas  alunas,  do Ensino Secundário.

Todas as terças feiras temo-nos reunido na Biblioteca Escolar para escrever. Antes da celebração do Dia Mundial da Luta contra a Sida, foi lançado o desafio para que escrevessem um conto sobre o tema. Como inspiração leram a História de Marta ( do livro "Também se morre de amor") e outros materiais...

Neste momento já nos chegaram às mãos os seguintes trabalhos:

Um conto de Mafalda Freitas (10º E):




Outro conto de Jennifer Oliveira (10º E)





E ainda outro de Jéssica Rodrigues (10º E)







Pela qualidade dos trabalhos, temos escritoras!
PARABÉNS!!!
Aguardem novos trabalhos...

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A Biblioteca Escolar também lembrou o Dia Mundial da Luta Contra a Sida

A Biblioteca Escolar associou-se à efeméride do Dia Mundial da Luta contra a Sida. Foi decorada uma vitrina no Polivalente com livros sobre o tema e muitos dísticos de aviso contra este flagelo.

Foi divulgada a "História de Marta" retirada do Livro: Também se morre de amor. Foi decorada uma caixa com a História de Marta e a sua sugestão de leitura.

Esta história também foi lida na Oficina de Escrita Criativa. As alunas ficaram impressionadas.





quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O Dia Mundial da Luta contra a Sida na Biblioteca Escolar

Seguinto um repto lançado pela equipa da Educação Para a Saúde (PES) da nossa escola, a Biblioteca Escolar associou-se à celebração do Dia Mundial da Luta Contra a Sida.
Foi feita uma caixa, forrada de vermelho, com a História de Marta, que se pode encontrar na obra "Também se morre de amor?". Também decoramos a vitrine da Biblioteca Escolar com livros, revistas e folhetos sobre o tema.

Aqui deixamos um excerto do livro.