domingo, 30 de outubro de 2011

Halloween na Biblioteca Escolar - Segunda dia 31 de Outubro







Haverá leituras na Biblioteca Escolar.... um ambiente a condizer...
Sons de arrepiar... esqueletos, bruxas e feiticeiros... um caldeirão, uma colher de pau e uma poção que ferve e brotam fitinhas de papel com "ordens de leitura".

Todas as turmas do 7º ano já estão convidadas a virem à Biblioteca com os respetivos professores... todos os outros são bem vindos...


ATÉ LÁ!!!





Este álbum de Michael Jackson  foi editado em 1982 (portanto, há quase 30 anos). Na época constitui uma autêntica revolução no mundo musical, mas hoje está perfeitamente atual.
Pena que o criador de Thriller já não viva para continuar a sua carreira e nos voltar a surpreender...


quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A Oficina de Escrita Criativa já começou...

Ontem, terça-feira, iniciou a Oficina de Escrita Criativa na Biblioteca Escolar.
Cinco alunas (três do 10º ano e duas do 12º ano) marcaram presença. Após uma introdução inicial e apresentado o tema (que é segredo... por enquanto) as alunas começaram a criar...

Foi muito bom terem vindo... voltem sempre!

Esperamos, com a mesma expetativa, mais alunos para brincarem com as palavras e fazerem textos criativos. Vai valer a pena... juntem-se a nós.


Formação de Utilizadores na BE

Durante todo o mês de outubro, a Biblioteca Escolar levou a cabo sessões de Formação de Utilizadores dirigida a alunos de turmas do 7º, 10º e 12º Anos. Os alunos passaram a conhecer o funcionamento da Biblioteca Escolar e a forma como está "arrumado" o seu fundo documental.
De seguida, os alunos tomaram contato com modelos de pesquisa (em especial o conhecido por "The Big Six") e a forma como devem pesquisar informação e tratá-la. Também ficaram a saber como fazer citações e referências bibliográficas, de acordo com a Norma Portuguesa 405.
No total passaram pela Biblioteca Escolar 16 turmas (cerca de 370 alunos) e repetivos professores.

Voltem sempre!
A Biblioteca Escolar é vossa...


segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Modelo "The Big Six"

 
Um modelo de pesquisa documental, que é aconselhado pelos especialistas. Tem seis etapas... se as seguires, consegues realizar um excelente trabalho.
Mãos à Obra!!!

domingo, 23 de outubro de 2011

Dia dos Castelos foi comemorado pela BE

A Biblioteca Escolar comemorou o Nacional dos Castelos. Com uma série de cartazes ilustrativos de castelos europeus e portugueses, foi possível fazer a sua contextualização histórica. Foi, sem dúvida, uma lição de história, em pleno polivalente...



sábado, 22 de outubro de 2011

OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA

Escreva!

Escreva!






Na próxima terça-feira, a partir das 12.00 inicia-se a  Oficina de Escrita Criativa. Vai funcionar na Biblioteca Escolar, semanalmente
Se és aluno (a) do 7º ao 12º Ano, aparece!!!
Os melhores trabalhos serão publicados.
Vem dar asas à tua criatividade...




Tens ideias mas não sabes como as passares para o papel?



Sentes-te bloquear sempre que tentas iniciar um texto?
Não abandones esta ideia!
Quando a escrita entranha (e já não se estranha), não merece o abandono à primeira falta de inspiração. Ela não é só talento, é trabalho. 
Aceita o desafio de te dedicares à produção de textos criativos.


A Profª Bib. Isabel Sousa

Recados para Orkut





segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Exposição "Vítimas do Holocausto" feita livro


A Professora Bibliotecária, Isabel Sousa, propôs ao Sr. Carlos Caeiro que realizasse umas capas em formato de dossiê, em madeira, no tamanho de cartolina, para guardar uma colecção de cartazes da exposição “Dia 27 de Janeiro – Dia das Vítimas do Holocausto”.


O Sr. Caeiro dedicou-se a esta tarefa durante vários dias do mês de Outubro e deu por concluído o trabalho, tendo-o entregue na Biblioteca. Foi arquivada a referida colecção no dossiê de madeira, que uma vez concluído foi oferecido à Sala 23 A (Sala de História).

A Biblioteca Escolar e o Grupo de História agradecem o empenho do funcionário e congratula-se pelo bom resultado da obra.

Dia da Alimentação na BE


De acordo com uma articulação com a equipa PES, SPO, ATL/COJ e BE, a Biblioteca levou a cabo várias iniciativas no âmbito do Dia da Alimentação, comemorado na nossa escola no dia 14 de Outubro.
Foram decorados a vitrine e um placard no salão polivalente alusivo ao tema. Na Biblioteca Escolar, à 10.15 estavam convidados os alunos do 11º E, acompanhados pela professora Clara Castanheira, para verem uma apresentação em powerpoint sobre o Dia da Alimentação, para lerem poemas de grandes autores em língua portuguesa, sobre esse tema. A seguir, todos foram convidados a beber um chá e bolinhos...
Todos gostaram muito da experiência e pediram para repetir mais vezes.
Muito obrigada a todos! Um obrigada muito especial à professora de Literatura Portuguesa, Silvéria Ramos que mediou esta atividade com a BE e sensibilizou os alunos para a leitura excelente que fizeram.
Voltem sempre!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A Bibilioteca Escolar também visitou a Casa de Camilo, em S. Miguel de Seide

No dia 10 de Outubro, a Biblioteca Escolar participou numa visita à Casa de Camilo Castelo Branco em S. Miguel de Seide(Famalicão). Quase maia centena de professores estavam às 7.30 à porta da escola para uma visita, que se esperava ser muito divertida e interessante.
De manhã, fomos recebidos por um grupo de teatro, que guiando-nos por um trilho pedonal ou longo da terra de Camilo, nos dramatizou cenas mais relevantes da sua obra. Seguiu-se uma visita, muito bem guiada, à Casa onde viveu Camilo, com o seu grande amor: Ana Plácido.
De seguida, rumámos a Guimarães, onde almoçámos num simpático restaurante e fomos visitar o Paço dos Duques de Bragança
Óptima visita, muito bom ambiente... correu tudo muito bem.

A Biblioteca fez um placard no polivalente da escola, para mostrar os livros que dispomos do autor.







A Biblioteca Escolar fez um placard com documentos trazidos da Casa Museu de Camilo e com livros do autor que existem na nossa Biblioteca.

Convidamos os nossos utilizadores a requisitarem estes livros na Biblioteca Escolar.

Livro do Mês de Outubro - "A máquina de fazer espanhóis" de Válter Hugo Mãe

No ano letivo passado, algumas turmas desta escola tiveram a oportunidade de ir ao CAE a uma sessão de "5ªs da Leitura" com Válter Hugo Mãe.
Encontraram um escritor jovem, irreverente, criativo... que conversou sentado no palco, dirigindo-se aos nossos alunos.
Afinal, um escritor é uma pessoa igualzinha a nós, sem manias, sem superioridades, uma pessoa simples.

A Biblioteca Escolar ficou de Váter Hugo Mãe. Neste mês de Outubro, mês das Bibliotecas Escolares, aconselhamos a leitura de uma obra, também ela, irreverente:

"A máquina de fazer espanhóis" de Váter Hugo Mãe.


Requisita na tua biblioteca!


domingo, 9 de outubro de 2011

Prémio Nobel da Literatura 2011 - Poeta sueco Tomas Tranströmer

Tomas Tranströmer

Nascido a 15 de Abril de 1931, este psicólogo de formação estreou-se como poeta em 1954 com a obra "As 17 poesias", que teve um enorme sucesso, a que se seguiu "Segredos a caminho", quatro anos mais tarde.
Transtromer marca a sua poesia por uma espécie de mística religiosa em torno de assuntos como solidão e cooperação, sonho e realidade e indivíduo e multidão.
Os comentadores suecos costumam afirmar que a metáfora é a tinta da caneta de Transtromer, por esta figura de estilo marcar toda a sua criação literária.
Tomas Tranströmer, atualmente, encontra-se paralizado da mão direita, contudo a sua capacidade criativa continua intocável e a sua sensibilidade leva-o a tocar piano a uma só mão: a esquerda.
BRAVO!


A ÁRVORE E A NUVEM

Uma árvore anda de aqui para ali sob a chuva,
com pressa, ante nós, derramando-se na cinza.
Leva um recado. Da chuva arranca vida
como um melro ante um jardim de fruta.


Quando a chuva cessa, detém-se a árvore.
Vislumbramo-la direita, quieta em noites claras,
à espera, como nós, do instante
em que flocos de neve floresçam no espaço.


(1962)

Regimento da Biblioteca Escolar & Regulamento de Utilizadores

A Biblioteca Escolar disponibiliza aqui os nossos documentos orientadores em vigor no ano letivo de 2011/12.


quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Eis o Plano de Actividades da Biblioteca Escolar 2011-12...

Um plano de actividades aberto a sugestões, um plano parcicipado e que visa, sobretudo, um trabalho colaborativo.
Sejam bem vindos!