terça-feira, 27 de setembro de 2011

Aproxima-se Outubro... Mês das Bibliotecas Escolares

Neste mês pretende-se realizar ações que visem a celebração das bibliotecas escolares e a valorização do seu papel na educação das crianças e dos jovens.

Os estudantes que mais lêem desenvolvem melhor a literacia e obtêm geralmente melhores resultados escolares.

Os alunos lêem mais quando dispõem de um local confortável para ler e que uma boa colecção de livros articulada com os currículos representa um importante papel no complemento de aprendizagens.

A existência de bibliotecas nos estabelecimentos de ensino permite facilitar o acesso a livros, jornais e revistas como pressuposto essencial para o desenvolvimento de leitores autónomos e interessados.

A Biblioteca Escolar irá desenvolver, ao longo do mês, uma série de sessões de Formação de Utilizadores a fim de aumentar os índices de Literacia nos nossos alunos.
 

A calendarização está aqui:
http://pt.scribd.com/doc/67719733

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A be em outubro - vamos formar utilizadores.

Em outubro a be vai dinamizar sessões de formação de utilizadores. Vamos ajudar os alunos  do sétimo, décimo e décimo segundo anos a "utilizar" melhor o que a BE tem para  oferecer.
Como descobrir um livro na biblioteca da escola. Como saber quantos livros existem de um determinado autor ou sobre  vampiros ou sobre Einstein ? Como fazer um trabalho de pesquisa e síntese que não seja apenas copy/paste.  A apresentação de trabalhos só pode ser feita com o Power Point ? E usar informação de um site obscuro e sem autor e que não é actualizado desde 2002 ? E muitas outras indicações que  te podem ser muito úteis.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Direitos de Autor

Sabias que devemos, sempre, respeitar os direitos de autor. A propriedade intelectual de algo é um direito inalienável. O acto criativo tem o seu preço... pelo menos que respeitemos a autoria de qualquer documento que consultemos.

BONS TRABALHOS!

Um filme para pensares sobre o assunto...



Novo Acordo Ortográfico

Quem quer ficar de fora?

Temos que seguir as normas do novo acordo ortográfico, a partir de agora. Portanto, a Biblioteca Escolar divulga um documento, sobre o assunto, que nos pareceu fiável.

''acordo ortogr%C3%A1fico com bonecos

BOM TRABALHO!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Melhor Leitora do 3º Período

A aluna Sara Cabete, do 10º ano, turma B, nº 22 (ano lectivo passado), veio à Biblioteca para receber o seu prémio de Melhor Leitora do 3º Período.



quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Voltámos de férias... a Biblioteca Escolar espera-vos!

Após um tempinho fora da Escola, eis que se aproxima o grande dia de início do novo ano lectivo.

Esperam que venham com muita vontades de estudar e fazer novas leituras.
A Biblioteca Escolar está a preparar muitas actividades e surpresas...

Bom regresso!

A Equipa da BE