segunda-feira, 30 de maio de 2011

Está a sair o 3º Boletim da Biblioteca Escolar

Já saiu o nosso 3º Boletim da Biblioteca, referente aos meses de Abril e Maio. Dá conta das actividades da Biblioteca Escolat,  das novidades documentais adquiridas (e oferecidasA Capa do Boletim da Biblioteca Escolar de Maio:


O interior do Boletim da Biblioteca Escolar de Maio:

O Cinema - um óptimo meio de obtenção de informação para os nossos alunos

Segue-se uma ficha de análise do conteúdo de um filme. É importante saber aceder à informação e processá-la a fim de criar conhecimento.

Ficha de análise de filme

Exemplo de um cartaz de anúncio de Cinema na Biblioteca Escolar:
Actividade Cinema Holocausto

Aproxima-se o Dia da Criança - Dia 1 de Junho

Mensagens para Orkut

O Dia da Criança, tal como o Natal, devia ser todos os dias...

A nossa Biblioteca vai lembrar o dia da Criança, no dia 1 de Junho, com o visionamento de um vídeo no polivalente (surpresa...).
A Professora Bibliotecária irá ao Hospital - Pediatria, ler histórias aos meninos internados e vai levar desenhos para pintar.
No polivalente temos uma vitrina com o nosso Kamishibai (post anterior) e um placard com a história do "Teddy Bear" e livros (bem como outros objectos infantis) alusivos ao tema.


A História do Teddy Bear começou em 1902, nos EUA, quando o presidente deste país, Theodore Roosevelt participava numa caçada e se recusou a atirar sobre uma cria de urso. A história ficou famosa e não tardou que os temíveis ursos começassem a ser vistos como animais adoráveis (sobretudo por crianças). Assim, aproveitando "a moda" os fabricantes de brinquedos criaram o famoso urso de peluche "Teddy", que deriva do primeiro nome do presidente Theodore (Teddy) Roosevelt. A partir daí surgiram livros de histórias, em todo o mundo, em que a personagem principal é o urso bonzinho.


quinta-feira, 26 de maio de 2011

O KAMISHIBAI está pronto...

O que é um Kamishibai?

Trata-se de um artefacto de madeira, da tradição milenar japonesa e que se destina a contar histórias às crianças a partir de imagens.

Cria mistério e surpresa.

Fomenta a criatividade e a imaginação.





Este Kamishibai foi feito nas aulas do Professor Pinto Ribeiro com o aluno Leandro Ribeiro do 8º D.
A Biblioteca pediu e a obra surgiu...
Muito obrigada a ambos!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

A Biblioteca Escolar está com o seu processo de auto-avaliação em marcha...




Tal como ficou autorizado no último Conselho Pedagógico, a Biblioteca Escolar está a proceder à auto-avalição dos seus serviços. Como tal, de acordo com percentagens definidas pela Modelo de Auto-Avalição das Bibliotecas Escolares, alunos e encarregados de educação estão a ser convidados a responderem a um formulário on-line, que é enviado directamente para a RBE (Rede de Bibliotecas Escolares).

Pedimos aos Alunos e Encarregados de Educação que venham à Biblioteca Escolar, para responderem ao respectivo formulário.


 






 

 



quarta-feira, 18 de maio de 2011

Cinema na Biblioteca

Durante os dias das Nossas Jornadas III foram dinamizadas na Biblioteca várias sessões com os seguintes filmes:

Chocolate e Maria Antonieta.

 
Os alunos e professores gostaram muito.

Feira do Livro

Durante as Nossas Jornadas III tivemos na sala 7A uma Feira do Livro promovida pela Livraria Giralivro, na qual alunos e professores tiveram oportunidade de tomar contactos com as últimas novidades editoriais.
O livro ainda continua a seduzir...

Festa (a ler) com Pais

 No dia 12 de Maio, pelas 20.00, no nosso Polivalente recebemos os alunos do 7º Ano, com os respectivos Pais e Encarregados de Educação, bem como os seus Directores de Turma. Os alunos prepararam, previamente, leituras (poemas, provérbios, adivinhas, lengalengas), canções, músicas, teatro... para dedicarem aos seus pais. Os pais e outros familiares foram convidados a participarem com o mesmo tipo de actividades... mas mostraram-se mais tímidos. Como já é tradição, a Biblioteca Escolar, juntamente com os reaspectivos Directores de Turma, dinamizaram esta actividade.
Ficámos, sinceramente, bem impressionados, com os talentos dos nossos alunos. Foi convidado "um artista" exterior à escola, o jovem Luís Callapez que é um autêntico génio do violino, que frequenta o Conservatório da nossa cidade e o 9º Ano de Escolaridade na Escola EB2.3. Dr. João de Barros. Agradecemos muito a sua presença.
Os cinco alunos vencedores do Concurso de Leitura, que decorreu na nossa Biblioteca, de 14 a 15 de Março, receberam os seus prémios (entre os quais há a destacar a gentileza da oferta de 3 Bilhetes para um espectáculo do CAE para cada aluno vencedor, bem como um livro). Ficamos, portanto muito gratos ao Sr. Vereador da Cultura, Dr. António Tavares e à Sr.ª Chefe de Divisão da Cultura, Dr.ª Margarida Perrolas, que se empenharam a satisfazer o nosso pedido.
Uma noite muito bonita, que será repetida no próximo ano. Gostámos muito!


Jograis na nossa escola no dia 13 de Maio

Um grupo de Jograis da Assembleia Figueirense actuaou no nosso Polivalente na manhã de 13 de Maio de 2011. O grupo declamou e encantou todos os presentes, com a sua simpatia, expressividade e domínio perfeito da voz. Adorámos! Até breve!












A nossa Biblioteca participou nas Nossas Jornadas III

Entre os dias 12 e 13 de Maio a nossa escola esteve envolvida nas NOSSAS JORNADAS III. Os preparativos demoraram semanas, para dois dias plenos de actividades muito diversificadas, interessantes e sobretudo alegres e educativas.

A Biblioteca Escolar também se envolveu nesta "maratona" de actividades e cultura. Dinamizámos várias sessões de cinema na Biblioteca Escolar, convidámos um grupo de Jograis da Assembleia Figueirense, organizámos uma Feira do Livro, dinamizámos a Festa "a ler) com Pais e participámos em actividades do Grupo de História e Inglês sobre "O 50ª Aniversário da Guerra Colonial".

domingo, 8 de maio de 2011

Clube de Amigos da Leitura

Na Quarta-Feira, dia 4 de Maio voltaram os alunos do Clube de Leitura, acompanhados pela sua nova professora de Educação Especial.
Como houve um interregno, iniciámos a leitura de um novo livro: "História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar". Os alunos leram algumas páginas do livro e no final, requisitaram o livro para lerem autonomamente algumas páginas. A próxima Quarta-Feira, iremos conversar sobre o livro e depois... continuar a leitura.
Venham sempre à Biblioteca!




terça-feira, 3 de maio de 2011

Livro do Mês "A Flor de Abril"

Queríamos um livro, que fosse uma novidade editorial, sobre o 25 de Abril Esperámos, esperámos... e eis que nos deparámos na livraria com um novíssimo título:

A Flor de Abril.


A "Flor de Abril" conta a história de um quadro pintado numa oficina iluminada por 37 anos de liberdade. Numa linguagem simples e correcta, Pedro Olavo Simões explica aos mais novos como um cravo vermelho no cano de uma espingarda se fez símbolo da alvorada de um novo Portugal.




As belíssimas ilustrações de Abigail Ascenso e o relato, no qual se nota a formação jornalística do autor do texto, remetem-nos para o Portugal do início de 1974, pequenino país encolhido a um canto do mundo, como se estivesse de castigo. "O país vivia voltado de costas para fora".

A nossa biblioteca adquiriu então, este livro, vem requisitá-lo.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Melhor Leitor do 2º Período - Leandro Oliveira do 7º C



Tal como no 1º Período, a Biblioteca Escolar, levou a cabo o concurso do Melhor Leitor do 2º Período e o vencedor foi o aluno Leandro Leandro Oliveira, do 7º C, nº 22.
O critério da escolha foi o número de requisições domiciliárias e presenciais. O Leandro tem sido um bom leitor, por isso a Biblioteca congratula-se de oferecer um presente em livros ao aluno vencedor.

Parabéns e Boas Leituras!